CANÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

Clássico do musical infantil brasileiro, espetáculo de Toquinho e Elifas Andreato tem canções compostas para a Declaração Universal dos Direitos da Criança e estréia esse fim de semana em Sampa.

No reino da Rainha Má, as crianças são chamadas de “Coisinha”para simplificar o tratamento e estão às voltas com planos mirabolantes para convencer a todos de que precisam de mais comida. Nessa aventura, precisam vencer o fiel escudeiro da Rainha, o Primeiro Ministro, que quer dominar o mundo e ser o mais lindão do Reino.

Foram selecionadas 7 das 10 canções do disco para integrar o musical, entre elas Gente tem sobrenome, É bom ser criança,Imaginem, Natureza distraída, Herdeiros do Futuro e Aquarela, a única que não faz parte do disco A Canção dos Direitos da Criança.




A ambientação remete à era vitoriana, em meio à Revolução Industrial. Engrenagens, polias e chaminés complementam o cenário de um mundo que começa a ser regido pelas máquinas e onde as crianças são obrigadas a trabalhar mais do que gente grande. No desenrolar da história, a cenografia se desdobra e revela também objetos circenses e coloridos, e personagens característicos como o leão, o elefante e a bailarina, elementos que levam o público a um verdadeiro conto de fadas.


Com músicas de Toquinho e Elifas Andreato, o espetáculo – realização da Script Produções – tem texto e direção de Carla Candiotto, cenário e figurino de Marco Lima, luz de Wagner Freiree direção musical e arranjos vocais de Daniel Rocha. O elenco reúne Carol Badra (Rainha), Fabiano Medeiros (Menino), Igor Miranda (Faxineiro e Primeiro Ministro), Bernardo Berro(Coisinha), Carolina Rocha (Coisinha), Lucas Cândido (Coisinha),Renata Airoldi (Coisinha) e Thiago Ledier (Coisinha).

Cada uma das crianças do reino tem características bem peculiares. Há o rapaz inteligente mas prolixo, que faz todos os amigos dormirem com suas explicações; a menina cheia de ideias mirabolantes, que se expressa com a linguagem do rap, e o garoto ingênuo e bondoso, que sempre é escolhido para encarar as aventuras decididas pelo grupo. A paixão pela turma, bordões e brincadeiras de quente e frio ajudam a deixar o espetáculo ainda mais identificado com o universo da garotada.
A Rainha criada para Canção dos Direitos da Criança foge do estereótipo de poder e malvadeza de outras histórias infantis. A personagem solitária vive a conversar sozinha ou com o agressivo cachorro Vulcão. Seu motivo para ser tão má parte de um grande segredo revelado apenas no final da peça.


Inspirado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, Toquinho e Elifas compuseram 10 músicas, cada uma para um dos 10 princípios aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em novembro de 1959. Para dar vida às canções e encenar o espetáculo, a premiada diretora Carla Candiotto (prêmios APCA eCoca-Cola Femsa) foi buscar na história a origem dos direitos da criança. Encontrou conteúdo na figura de uma intelectual, escritora e humanista inglesa, pioneira do movimento em defesa dos direitos da criança, Eglantyne Jebb (1876-1928).

Assisti uma passagem de cena e fiquei emocionada com o projeto e com a dedicação da diretora Carla Candiotto, dos atores e todos os envolvidos.

Teatro Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 596-7o andar – Consolação.
De 12 de setembro a 1º de novembro

Sábados e domingos às 16 horas

Classificação Livre

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) na bilheteria do teatro ou no site www.ingressorapido.com.br .




Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!