Adaptação de ópera de Bizet para teatro de bonecos infantil – Itaú Cultural

No Fim de Semana em Família dos dias 19 e 20 de setembro, às 14h, os pais e filhos se divertem construindo objetos, para desenhar, com partes inusitadas do corpo. A atividade é chamada Geringonças para Desenhar e é comandada pela artista visual, arte-educadora e pesquisadora Gina Dinucci e pelo ilustrador Marcio Marianno. Duas horas depois, a atriz Cris Miguel manipula os bonecos-personagens do espetáculo Carmencita, baseado na famosa ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet (1838- 1875). A apresentação é dirigida por Danilo Tomic e acompanhada por interpretação em Libras. Ainda, a programação conta com a Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs e o Cantinho da Leitura.

Com o intuito de provocar os participantes a atuarem em um espaço de experimentação e criação da linguagem contemporânea de arte de forma lúdica e divertida, às 14h Gina e Marianno apresentam Geringonças para Desenhar. A brincadeira consiste em elaborar, livremente, objetos com diversos materiais cotidianos e por vezes reciclados, aliados a elementos específicos da linguagem artística. A proposta pretende instigar o participante a utilizar o seu corpo de forma mais atuante na prática artística, aproximando-o da linguagem da performance e do desenho expandido.
A agenda do dia não acaba aí. Às 16h, a atriz Cris Miguel apresenta o espetáculo Carmencita, adaptação infantil da obra de Bizet sobre uma cigana de Sevilha, na Espanha, que usa seus talentos na dança e no canto para enfeitiçar e seduzir os homens. Nessa adequação, o enredo é apresentado por bonecos manipulados por ela.

Em quatro atos, Cris se divide no manuseio dos objetos e na narração do drama, além de cantar, tocar acordeom e dançar com castanholas, na montagem baseada no improviso, com muita descontração e agilidade. No enredo, a palhaça Cristianita de Aragón, renomada mezzo soprano,vai apresentar sua ópera e de sua mala saem Carmencita, Don Josecito, Escamilito, Micaelita e até um touro chamado Pablito. Eles cantam, se divertem, se apaixonam e brigam também. Em um momento, a atriz convida crianças da plateia para formar uma orquestra e distribui entre elas pequenos instrumentos.
Segundo a atriz, que também concebeu a peça, Carmencita é um espetáculo intimista musical e interativo que reúne as linguagens do clown e do teatro de bonecos, tendo ainda dança flamenca e música ao vivo.Durante toda a tarde, estarão montados no Piso Térreo do Itaú Cultural a Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs e o Cantinho da Leitura.
Fim de Semana em Família
Geringonças para Desenhar
Com Gina Dinucci e Marcio Marianno
19 e 20 de setembro
Às 14h
Classificação livre
3° andar
30 participantes (por ordem de chegada)
Entrada franca
Carmencita
Com Cris Miguel
Às 16h
Duração: 50 minutos
Classificação livre
Sala Itaú Cultural
247 lugares
Com interpretação em LIBRAS
Entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 14h)
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!