Fim de Semana em Família do Itaú Cultural tem contação de histórias da Cia. Patética

O Fim de Semana em Família dos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo), no Itaú Cultural, chega repleto de aventuras, contação de histórias, arte contemporânea e uma visita ao passado do Brasil para crianças e adultos de todas as idades.
Nos dois dias, a partir das 14h, a Companhia Patética de teatro conta Histórias do que É e do que Pode Ser. Ao mesmo tempo, os educadores do Núcleo de Educação e Relacionamento do instituto recebem o público para visitas guiadas às obras da Mostra Rumos, sobre trabalhos de arte contemporânea contemplados no programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014, e ao Espaço Olavo Setubal, no passeio lúdico Brincar para Viver e no temático Brasil Africano – este com início em horário diferenciado, às 18h. As crianças ainda têm à disposição a Feirinha de Troca de Livros e DVDs e o Cantinho da Leitura.
A Cia. Patética dá o ponta pé inicial à programação dos dois dias para as crianças com Histórias do que É e do que Pode Ser, uma contação de histórias animada sobre as aventuras de um cabideiro. Tudo gira em torno deste móvel antigo, utilizado nas residências de antigamente para pendurar casacos, guarda-chuvas e bengalas. Os atores Fábio Parpinelli, Liz Moura e Neto Medeiros vão desenrolando situações, estimulando a imaginação da plateia sobre o inusitado personagem, que tem como amigos roupas, objetos e acessórios. Assim, fazem com que tudo o que até então “era”, passe a ser coisas que “podem ser”. O espetáculo de cerca de 40 minutos de duração, tem muita música ao vivo cantada pelo próprio elenco.
Visitas lúdicas e curiosas
Durante o mesmo final de semana também acontecem as atividades coordenadas pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, que incluem visitas para todas as idades, pelos ambientes expositivos das mostras em cartaz.
Para marcar o encerramento da Mostra Rumos, que apresenta trabalhos selecionados de diferentes áreas de expressão da arte contemporânea, contemplados no Rumos Itaú Cultural 2013-2014 – o principal programa do instituto de apoio à produção cultural brasileira –, os educadores conduzem uma visita pelo espaço expositivo explicando a proposta de algumas obras, sob o tema do Fantástico.
Na lista dos trabalhos que tratam do jogo entre ficção e realidade, o público passa pelo projeto de fotografia e vídeo Precisase do presente, de Berna Reale, por Moviola, uma instalação que mescla recursos das artes visuais e coloca o visitante dentro de um sistema de engrenagens e manivelas criado pelo artista Marcio Ambrósio, a pesquisa Experimentos em animação, de João Angelini, que mescla animação, objetos reais e ilusionismo, entre outras obras. O ponto de encontro com os educadores é no piso térreo do instituto. São apenas 20 vagas para o passeio, marcado para às 14h, do sábado e do domingo.
Ainda são realizadas duas visitas à exposição permanente de grande parte das obras da Coleção Brasiliana e Numismática Itaú. Abrigadas no Espaço Olavo Setubal, situado no 4º e no 5º andares do instituto, elas apresentam obras de arte que remetem a olhares de artistas sobre o país desde 1500. Com início marcado às 14h, um dos percursos, Brincar para Ver, é lúdico e voltado especialmente para crianças por apresentar a exposição com jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras técnicas. A brincadeira se baseia no tema Viagens e descobertas, levando a um passeio ao módulo Brasil Desconhecido, que tem obras dos primeiros índios retratados pelos viajantes europeus, além de outras com caráter científico, de estudo da fauna e da flora brasileiras, por expedicionários como Rugendas, Martius, Príncipe Maximilian.
A segunda visita temática conta com interpretação em Libras e atende também ao público adulto. Marcada para as 18h, do sábado e do domingo, sob o tema Brasil Africano, passeia pelos núcleos Brasil Secreto, Brasil da Capital e O Brasil da Escravidão. Por meio de gravuras, pinturas e animações revela hábitos, costumes e crenças dos africanos trazidos para o país no século XVIII.
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros e DVDs
Na programação do Fim de Semana em Família, o Itaú Cultural oferece sempre o Cantinho da Leitura, um espaço com acervo de literatura infantojuvenil da biblioteca do instituto, instalado no piso térreo, com almofadas e puffs coloridos para estimular a aproximação das crianças dos livros. No mesmo ambiente, acontece também a Feirinha de Troca de Livros e DVDs, com o auxílio de monitores e voluntários do programa Itaú Criança da Fundação Itaú Social. 
SERVIÇO
Fim de Semana em Família do Itaú Cultural
Histórias do que É e do que Pode Ser
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 14h
Piso Paulista
Duração aproximada: 40 minutos
Indicado para maiores de 3 anos
Entrada franca
Mostra Rumos
Visita temática: Temas da Arte Contemporânea – Fantástico
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 14h
Duração aproximada: 60 minutos
Ponto de encontro: piso Paulista
Não é necessária inscrição prévia
20 vagas
Espaço Olavo Setúbal
Visita lúdica – Brincar para ver
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 14h
Duração aproximada: 60 minutos
Ponto de encontro: piso Paulista
Não é necessária inscrição prévia
20 vagas
Em português, inglês e espanhol – consulte a disponibilidade e o percurso
Espaço Olavo Setúbal
Visita temática – Brasil Africano
Dias 24 e 25 (sábado e domingo), às 18h
Duração aproximada: 60 minutos
Ponto de encontro: piso paulista
Não é necessária inscrição prévia
https://lh5.googleusercontent.com/D-x82RA4s0G_LJGYj-ZG5X2M5r24hj2cw1K8UcJS_mFeLSntFnJe1HPfvtP_PHICKB85KxFY4cYvdlqRiR0MopSIdpFbJ72FuU9jy-H9zliQNT6ff5gyccpIsNwm0bBGwB2-WURt-hZMKIZ820 vagas
Com interpretação em Libras
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!