Música e dança tradicionais da Guiné Conakry com Fanta Konatê no Fim de Semana em Família do Itaú Cultural

A cantora e dançarina guineana junto ao marido, musicoterapeuta e percussionista brasileiro Luis Kinugawa, levam ao programa Fim de Semana em Família do instituto a Vivência África Viva para Crianças: Cantos, Ritmos e Danças da Guiné, com conversas com vídeos, instrumentos, artesanato, exercícios rítmicos e passos de dança
Identidade, cidadania e respeito pela diversidade são as questões abordadas pela Vivência África Viva para Crianças: Cantos, Ritmos e Danças da Guiné, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, às 14h, no Fim de Semana em Família do Itaú Cultural. Comandado pela cantora e bailarina guineana Fanta Konatê e o musicoterapeuta e percussionista brasileiro Luis Kinugawa, o encontro visa introduzir os participantes na cultura da República da Guiné por meio da dança e da música. A atividade ainda conta com a participação do grupo de percussão Djembedon. 
As crianças e os pais são convidados a experimentar a dança, o canto e a música africana dos contextos das aldeias, sem o objetivo técnico ou estético que procuram os bailarinos. Vivência África promove a integração das pessoas, em um contexto alegre e divertido, no qual o público aprende uma pequena canção, a base rítmica com as palmas e alguns passos de danças tradicionais. 
Antes disso, para o público se familiarizar com o assunto, Fanta e Kinuagawa realizam conversa com vídeos, instrumentos e artesanato. Com os audiovisuais, o casal fala sobre a formação do Império Mandinga, no século 13, a história de Sundjata Keita – Imperador do Kasao –, os Clãs e suas ocupações, os Griôs – contadores de histórias –, os contextos de música e dança, instrumentos do Império, a independência da Guiné até os dias atuais. Durante o bate-papo, se alguém tiver qualquer dúvida ou curiosidade é só perguntar. Em seguida é feito um aquecimento corporal para partir para a brincadeira.
A dança é um elemento essencial na cultura da Guiné Conakry, terra natal de Fanta. Ela está presente em todos os momentos da vida do indivíduo, desde a gestação até a idade adulta. Aborda a fertilidade, o batismo, o trabalho no campo, o casamento e ritos de passagem. São esses os contextos tratados pelos fundadores do Instituto África Viva na atividade, oferecendo uma experiência lúdica, corporal e integrativa sobre o modo de viver nessa região da África.  A partir desse momento de descontração, os participantes voltam para casa conhecendo melhor a cultura do Oeste Africano e a Diáspora há 13 anos no Brasil.
Fanta Konatê
Cantora, bailarina e coreógrafa, filha do percussionista Famoudou Konatê da Guiné Conakry, especializada em danças tradicionais e contemporâneas do Oeste Africano. Trabalhou com diversos Balés de Conakry e domina a cultura das aldeias Malinkês da região do Hamaná desde que nasceu. Na ONG Médicos Sem Fronteiras trabalhou com a Biomúsica com adolescentes e ensinou dança a refugiados da Serra Leoa em campos de refugiados nas florestas da Guiné, para promover a reinserção social. Lançou seu primeiro CD Djubafedeá, em 2007, pela Pôr do Som. Com ele, promove o intercâmbio cultural associado ao desenvolvimento sustentável em shows e oficinas no Brasil, Japão, Polônia, Suécia, EUA, Chile, Argentina e Guiné. Está construindo um Centro de Desenvolvimento Humano da Cultura Mandén na Guiné e expandindo a Rede África Viva de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, celebrando 13 anos de carreira internacional.
Luis Kinugawa
Musicoterapeuta, percussionista, diretor do Instituto África Viva e criador do trabalho humanitário Biomúsica. Morou dois anos na África pesquisando a cultura Malinkê e trabalhou com ONGs internacionais como Warchild, Enfants Refugiees du Monde e Médicos Sem Fronteiras, com adolescentes de rua, refugiados de guerra e crianças ex-combatentes. 
Grupo de Percussão Djembedon
Significa As Danças do Djembê, em Malinkê – arte tradicional e etnia que pertence ao tronco Mandinga, e Djembê, que significa tambor. Logo, Djembedon é: As Danças do Tambor. Foi criado para acompanhar Fanta Konatê, há 13 anos.
Fim de Semana em Família
Vivência África Viva para Crianças: Cantos, Ritmos e Danças da Guiné
Dias 7 e 8 de novembro às 14h
Entrada franca
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777 
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!