Mostra Comemorativa de Repertório – 15 Anos da Cia. Circo de Bonecos

Consolidada como uma das melhores alternativas de entretenimento e cultura para o público infantil, a temporada de peças para crianças do Teatro Alfa começa em fevereiro a edição de 2016. Todos os espetáculos da Cia. Circo de Bonecos estrearam e foram patrocinados pelo Instituto Alfa de Cultura.

Em seguida, outros quatro espetáculos da Cia. Circo de Bonecos fazem curtas temporadas no espaço

A missão da Cia. Circo de Bonecos – 12 indicações e 10 prêmios (APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, Coca-Cola Femsa e Estímulo Panamco) – é transformar o palco do Teatro Alfa (sala B), referência em teatro para os pequenos, em um picadeiro divertido e inusitado.

Circus – A Nova Tournée é o primeiro espetáculo da retrospectiva teatral da Cia Circo de Bonecos

Um circo inusitado com minhocas trapezistas, moscas dançarinas e um homem bala nada convencional estão no palco do Teatro Alfa a partir de 13 de fevereiro.

Em comemoração aos seus 15 anos, a trupe apresenta os espetáculos

Circus – A Nova Tournée (13 a 21 de fevereiro) – recria o mundo do circo em quadros curtos e engraçados. No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados. Há ovos equilibristas, minhocas trapezistas, um árabe e seu dromedário metido, uma ousada mosca dançarina, um homem-bala atrapalhado e um faquir faminto.

No desenrolar da história, nada sai como planejado. O homem-bala fica entalado no canhão, o domador perde o controle do dromedário, a mosca tenta improvisar um striptease e o faquir é um fiasco. Na montagem, o gesto do clown e a trilha musical substituem as palavras.

Guarda Zool (27 de fevereiro a 6 de março) – Guarda Zool é um espetáculo sobre dois amigos atrapalhados que passam um dia na praia. Ao pisarem na areia, está armada a confusão. O jogo teatral dos dois atores se alterna entre o humor sutil do clown e o pastelão dos palhaços.

Os limites do “isso pode” e “isso não pode”, tão caros entre pais e filhos, temperam os diversos conflitos do espetáculo que são representados metaforicamente através da animação de objetos, como pazinhas e baldes de plástico. Em um dos momentos mais poéticos, a dupla transforma um balde e uma toalha em Gene Kelly que dança ao som de Singin’ In The Rain.

Inzôonia (12 a 20 de março) – Inzôonia tem como mote as desculpas que as crianças inventam na hora de ir pra cama. Qualquer pretexto costuma ser válido para brincar mais um pouco: fome, sede, medo e até a insônia! Os dois clowns reuniram todas essas justificativas – e várias outras – em uma única noite de insônia. A falta de sono é também o motivo para a animação de objetos que contam pequenas e poéticas histórias. Assim, uma meia enroladinha vira uma ovelha, um secador vira um lobo mau que corre atrás de porquinhos – que na verdade são tigelas – e um beliche vira um barco pirata.

O jogo que sustenta a encenação não é a transformação deste ou daquele objeto em particular, mas a possibilidade de criação, recriação e transformação de todas as coisas. Poeticamente, uma maneira de colocar o mundo em movimento. Inzôonia fala da disposição própria do mundo infantil, onde as coisas são o que são, mas, também, o que poderiam ser. É esta disponibilidade para o desdobramento da imagem banal em infinitas funções e sentidos que o espetáculo estimula na imaginação do espectador, ao construir suas narrativas utilizando as técnicas de animação de objetos. Por trás de sua aparente simplicidade, o espetáculo esconde uma engrenagem rica em estímulos à razão criativa.


Circo de Bonecos (26 de março a 3 de abril) – Circo de Bonecos faz uma simples sala de estar se transformar num circo que ganha vida a partir das brincadeiras infantis de duas crianças. Em ritmo ágil, os amigos fazem com que o tradicional pega-pega se transforme num número acrobático, o esconde-esconde em mágica de desaparecer e também incentivam um patinho de pelúcia a arriscar um grande salto num vaso de flores.

A ideia, representada a partir de imagens poéticas, pantomimas e boencos, é mostrar que a magia do circo pode estar contida no simples ato de brincar. Circo de Bonecos também abre discussão sobre questões importantes, como o protagonismo das crianças no processo de aprendizado a partir do jogo e no entendimento da sociedade como interlocutora nessa troca de experiências.


Circo de Pulgas (9 a 24 de abril) – Circo de Pulgas, como propõe seu próprio título, é uma peça inspirada nos tradicionais circos de pulgas de origem francesa do século XVIII. A reconstituição do pequeno picadeiro e o estudo das técnicas de manipulação alimentaram o jogo clownesco proposto pela Cia Circo de Bonecos fazendo com que o espetáculo extrapole o tradicional picadeiro francês para colocar uma “pulguinha” em um novo universo lúdico.

O espetáculo intensifica as linguagens mais utilizadas pela companhia nos últimos anos, que são o teatro de bonecos, a mímica e o clown. Na história, dois clowns combinam de apresentar um show acrobático com pulgas, mas os truques não funcionam e as coisas não saem como planejado.  A solução encontrada pela dupla é treinar uma pulga de verdade para dar conta da apresentação. Para além dos risos, o espetáculo também te a intenção de reinventar os universos familiares, as relações amorosas e construir um pensamento coerente e criativo.

As sessões serão aos sábados e domingos, às 16h.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira para adultos) e R$15,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos)

 Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722. Fone 11 5693 4000. Site: www.teatroalfa.com.br

Os espetáculos das temporadas infantis também podem ser apresentados durante a semana para alunos de escolas públicas e particulares. O agendamento de espetáculos é feito de acordo com a demanda e com a participação de no mínimo 120 crianças. Caso este número não seja alcançado, a apresentação é realizada para várias escolas na mesma sessão.

Para estimular esse público de maneira educativa e diferenciada, a equipe do Teatro Alfa desenvolve programas e atividades específicas para cada espetáculo. O objetivo desta ação é preparar as crianças para a ida ao teatro, bem como ampliar sua experiência enquanto espectadores:

Alunos – Programa de Espetáculo: pequeno livro interativo que traz propostas de atividades relacionadas aos temas ou às propostas de encenação dos espetáculos. Apresenta também curiosidades sobre as companhias e as peças. Os programas da temporada podem ser colecionados, servindo como guias para as descobertas das crianças sobre o teatro.
Informações e agendamentos: (11) 5693-4015. infantil@teatroalfa.com.br

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!