TV Cultura estreia projeto de educação financeira do Vila Sésamo

 A TV Cultura estreia nesta segunda-feira (11/4) o novo projeto do Vila Sésamo, Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias. Transmídia, a ação é composta por videoclipes, uma série animada, jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir, além de guias para educadores e cuidadores. Nas primeiras semanas, durante a programação infantil da emissora, vão ao ar o vídeo promocional Vamos doar! e o videoclipe Nós podemos!. Durante os meses seguintes, outros sete videoclipes inéditos, com diferentes temáticas, serão acrescentados à grade.

Financiado pela MetLife Foundation, o projeto global Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias pretende transmitir às crianças em idade pré-escolar noções básicas de planejamento e fortalecimento financeiro, proporcionando uma mudança de comportamento. A intenção é que elas levem os conceitos até suas famílias, podendo colocá-los em prática no dia a dia.

Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens do Vila Sésamo, tópicos como consumo consciente, economia, reuso e partilha são abordados de forma apropriada à faixa etária. Os temas, no entanto, não se resumem ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino. A ideia é que o projeto auxilie os pequenos e suas famílias a identificarem sonhos, definirem metas, fazerem planos e entenderem que as escolhas cotidianas podem ajudá-los a alcançar seus objetivos, independente de quais forem eles.

No vídeo Vamos Doar!, que a TV Cultura exibe na segunda-feira (11/4), Elmo, Bel e Grover brincam de pirata e encontram um baú do tesouro, com brinquedos antigos de quando Elmo era um bebê. Os amigos se lembram, então, que um posto está arrecadando brinquedos em bom estado e decidem doá-los. Já o musical Nós Podemos! mostra que, se a criança  realmente quer algo, só precisa de um plano e um pouco de esforço para conseguir.

No que diz respeito ao engajamento comunitário, Sonhar, Planejar, Alcançar envolve diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Índia e China. No Brasil, as ações estão sendo implementadas pela DSOP – Educação Financeira, uma organização dedicada à disseminação de conceitos e práticas de educação financeira no País e no mundo, sempre acompanhada por uma consultora educacional brasileira, contratada pela Sesame Workshop especialmente para o projeto, para entender e priorizar a realidade da criança brasileira.

Ao longo dos três anos de duração do projeto, nove capitais brasileiras serão envolvidas. São elas: Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Maceió. Em cada município, 10 escolas públicas de educação infantil farão parte da ação.

Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido no site http://fortalecimentofinanceiro.vilasesamo.org/

 Uma ótima maneira de educar as crianças e os pais e mães, ansiosa para assistir !!!

Sampa Abraços

Paula

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!