Fim de Semana em Família no Itaú Cultural apresenta A Velha a Fiar e Estação de Animação em parceria com o Boca do Céu

Dois dias antes da abertura oficial do Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, o instituto recebe espetáculo de contação de histórias e oficina escolhidos juntamente com a produção do evento para o Fim de Semana em Família; a programação do encontro prossegue na instituição durante a semana

No sábado e domingo, dias 14 e 15, as atividades do Fim de Semana em Família, do Itaú Cultural, contam com a parceria do Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu. Os pais e as crianças são convidados a participar da oficina Estação de Animação, realizada pelos educadores do instituto, e a assistir ao espetáculo de narração de histórias A Velha a Fiar, do grupo Teatro Griô, de Salvador – Bahia. A apresentação tem interpretação em Libras. As crianças também podem aproveitar O Cantinho de Leitura e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs nos dois dias das 13h30 às 16h.

Inicialmente, às 14h, os participantes podem criar a própria animação a partir da história que imaginar. Materiais que fazem parte do cotidiano, como copos de plástico e papelão, são utilizados para construir ferramentas como o taumatrópio e o poliorama, que quando acionados dão às figuras estáticas a ilusão de movimento. No caso do taumatrópio, composto de um disco preso a duas hastes, com uma imagem em cada um de seus lados, basta coloca-los em movimento de rotação que a animação é criada.

Em seguida, às 16h, personagens contam e cantam histórias por meio de danças, músicas, versos, literatura de cordel e cantigas populares, em A Velha a fiar. Neste espetáculo, o grupo Teatro Griô narra histórias de tradição oral, tecidas em diferentes tempos e lugares, acompanhadas por violão, acordeom, canto, rabeca, entre outros instrumentos de percussão. A direção e o texto são de Rafael Morais e Tânia Soares, Mestres em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O elenco é composto por Alice Carvalho, Alice Luckesi, Andrea Coelho, André Almeida, Clara Morais, Darluce Azevedo, Ivana Luckesi, Josiene Borges, Layno Sampaio e Zidi Brandão.

O Teatro Griô tem como fonte de inspiração a arte dos contadores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços, que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia. Os artistas do grupo contam, além da formação acadêmica em teatro, com técnicas circenses, teatro de rua, mímica, utilização de máscaras, bonecos e perna-de-pau, aliando as técnicas do palhaço e contador de histórias.

Espaço para os livros
Em toda programação do Fim de Semana em Família as crianças também podem participar do Cantinho da Leitura, que disponibiliza o acervo de literatura infanto-juvenil da biblioteca do Itaú Cultural, e da Feirinha de Troca, onde a criançada pode levar uma obra infantil, entre livros, gibis e DVDs, para trocar por outras.

Esquenta
Esta programação é um esquenta para a sétima edição do Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu, cuja abertura oficial acontece na segunda-feira, 16, às 20h, no Auditório Ibirapuera. Nessa noite, a casa apresenta contos populares de diversos lugares do Brasil na atuação de contadores de história e músicos, como Marcelo Pretto, Paulo Freire e Gabriel Levy.

O encontro tem sequência de 17 a 20 de maio (terça-feira a sexta-feira) no Itaú Cultural, que gere o Auditório Ibirapuera desde 2011 em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade. A programação do instituto traz contações de histórias de brasileiros vindos de estados como Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, sempre às 18h30. Todos os dias, a partir das 20h, as apresentações são de representantes da Colômbia, Argentina, Canadá, França, Inglaterra, Índia e Alemanha. A instituição promove, ainda, oficinas, cujas inscrições já estão encerradas, e atividades para escolas agendadas. Toda a programação tem entrada gratuita, interpretação em Libras e tradução simultânea, para as atrações internacionais. A Biblioteca Mário de Andrade também sedia parte das atividades no período da manhã.

Consulte a programação completa do instituto no site www.itaucultural.org.br; do Auditório Ibirapuera em http://www.auditorioibirapuera.com.br/ e da Biblioteca Mário de Andrade em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

Fim de Semana em Família
Dias 14 e 15 de maio (sábado e domingo)

Oficina Estação de Animação
Às 14h
Duração: 60 minutos
Piso Térreo
Não é necessária inscrição prévia
Classificação Indicativa: livre
Entrada gratuita
Interpretação em Libras

A Velha a Fiar
Com o grupo Teatro Griô
Às 16h
Duração: 50 minutos
Sala Itaú Cultural
247 lugares (distribuição de ingressos a partir das 14h)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Interpretação em Libras


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs
Das 13h30 às 16h
Piso Térreo
Classificação livre
Entrada gratuita

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!