Semana Mundial do Brincar 2016

Espaços culturais e educativos do Estado de São Paulo estão divulgando suas agendas para a Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece de 22 a 28 de maio. A programação inclui brincadeiras, palestras, debates e mobilizações.  Promovida pela Aliança pela Infância, a SMB busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e este ano tem como tema “O Brincar que Encanta o Lugar”.

Diversos espaços da capital paulista estão realizando ações durante a SMB. Museus, organizações sociais, escolas, empresas e coletivos de cultura se mobilizaram para oferecer atividades para crianças, jovens e adultos. Outros destaques da programação estão disponíveis no site da Aliança pela Infância: www.aliancapelainfancia.org.br/smb

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Evento “Criança e a Cidade: seu direito ao Brincar e à Arte”
24 de maio | Auditório do MuBE | das 9h às 17h | Inscrições: cursos@mube.art.br
Especialistas discutem temas ligados à infância e ao livre brincar no ambiente urbano. Temas como saúde, cultura e educação na era digital também são destaques da programação. O encontro se encerra com atividades lúdicas para crianças e adultos na área externa do museu.

Feira de trocas
28 de maio | MAM – Parque Ibirapuera | das 10às 12h | Informações: educativo@mam.org.br
O educativo do MAM (Museu de Arte Moderna) promove um encontro para troca de brinquedos novos e usados. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. A distribuição de senhas começa 30 minutos antes da ação.

“Tocação” de histórias 
24 e 25/05 de maio | das 9 às 11H30 e das 14H às 16H30 | Ginásio do SESC Bom Retiro
Celebrando uma programação temática sobre a cultura africana da unidade do Bom Retiro, o SESC promove esta brincadeira que mostra como sentir a música e ouvir o corpo visitando a mitologia dos orixás. Com Ana Carolina Toledo e Jacqueline Novaes.

Bloquinho do Brincar
24 e 27 de maio |das 11 às 15h | Praça do SESC Pinheiros
Uma atividade de resgate de brincadeiras tradicionais. Atividades que encantam crianças de todas as gerações: corda, perna de pau, amarelinha, futebol de botão, pião, bambolê e bolinha de gude.

1º Painel da Infância e da Ludicidade
23 de maio | 14 às 18h | Espaço Alana no Jardim Pantanal (Rua Erva do Sereno, 642)

O encontro reunirá especialistas e a população em geral para discutir a importância do brincar. Na abertura será exibição do filme “Território do Brincar”. Na sequência, os presentes participarão de debate e atividades de vivência e construção de brinquedos.



Semana Mundial do Brincar no Parque Villa Lobos

Espaço KIDS terá resgate de brincadeiras antigas. As atividades são gratuitas.

Neste domingo, 22 de maio, a Federação de Bandeirantes realizará atividades da Semana Mundial do Brincar no Parque Villa Lobos das 9h às 16h. O evento é em conjunto com o Rotary Day. A tenda será o Espaço KIDS com resgate de brincadeiras antigas. As atividades são gratuitas.

Sobre o Rotary Day
Atividades culturais, esportivas, de saúde e que promovem a cidadania! Tudo isso junto e misturado! Esse é o Rotary Day, evento que levará serviços gratuitos para os frequentadores do Parque Villa Lobos, no próximo dia 22 de maio. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Rotary Clubs para conscientização socioeducativa, cultural e de saúde da população, além de divulgar as atividades de auxílio à comunidade prestadas pelos Rotary ao redor do mundo.

Espaço Kids
22 de maio – das 9h às 16h
Parque Villa Lobos São Paulo SP
Av Prof Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, 05461-010
Entrada principal, à esquerda
Gratuito



Casa do Brincar promove Instalação Sensorial para bebês no SESC Itaquera

Atividade gratuita acontece dias 8, 15 e 28 de maio, sempre das 10h às 13h

Com uma combinação de cores, texturas e aromas, a Casa do Brincar promove no SESC Itaquera uma Instalação Sensorial para bebês. Gratuita, ela acontece nos dias 8, 15 e 28 de maio, sempre das 10h às 13h. A atividade possibilita uma experiência sensorial em um ambiente de desafios com blocos de espuma, tecidos, materiais sensoriais, túneis e caixas, criando situações para os bebês explorarem o espaço e conhecerem melhor seu corpo, desenvolvendo habilidades motoras.

A instalação é comandada por arte-educadores da Casa do Brincar, objetos de uso cotidiano ganham novas funções e dividem espaço com materiais inusitados, texturas variadas, elementos da natureza e até ervas aromáticas, como priprioca e patchuli. Organizados em uma grande estrutura, os materiais ficarão ao alcance das crianças para que, acompanhadas de suas famílias, todas possam tocar, puxar, pisar, passar por obstáculos e realizar uma série de descobertas.

Instalação Sensorial para bebês
Dias 8, 15 e 28 de maio, das 10h às 13h
SESC Itaquera – Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera – São Paulo.
Entrada gratuita


Casa do Brincar junta literatura e o lúdico na oficina Vivência Literária – Caixas

Atividade, que acontece dia 26 no SESC Interlagos, inclui leitura do livro “O homem que amava caixas” e construção de instalações

A coordenadora da Casa do Brincar, Camila Serra

No próximo dia 26, a Casa do Brincar promove, das 13h às 14h, no SESC Interlagos, a oficina Vivência Literária – Caixas. Será realizada a leitura do livro “O homem que amava caixas”, com o auxílio de um projetor. Camila Serra, pedagoga especialista em educação infantil e alfabetização, coordenadora da Casa do Brincar, narrará a história que será o fio condutor da oficina.

Em seguida, serão sugeridas duas possibilidades de vivências: uma instalação para brincar com tecidos, bonecos e brinquedos de papelão previamente construídos (casas, castelos, aviões, carros etc) ou um espaço para as crianças, sob mediação dos adultos, construírem sua própria instalação.

Vivência Literária (dia 26/5, das 13h às 14h)
Entrada gratuita
SESC Interlagos – Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial – São Paulo. CEP: 04821-270

Tenham uma semana maravilhosa !!

Sampa Abraços

Paula Porfírio

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!