Férias no Catavento Cultural

O Catavento Cultural e Educacional, terá uma programação especial para toda a família nas férias de julho.

Nós já fomos muitas vezes e a diversão é sempre garantida, com muitas descobertas.

Além do acervo fixo, diferentes oficinas, atividades interativas e espetáculos teatrais serão as atrações principais nessas férias.


ENERGIA – teatro de bonecos

Energia é o oitavo espetáculo da companhia de teatro BuZum! e tem concepção e texto de Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e direção de Wanderley Piras. Em um ônibus adaptado, a peça mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz show, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que usamos para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

De 7 a 10 de julho (quinta a domingo).

Local: Área externa.

Capacidade: 45 pessoas. Necessária retirada de senhas no local da atividade.

Duração: 30 minutos


Oficina LIGHT PAINTING – desenhando com a luz

Light Painting é uma técnica fotográfica que registra o movimento de uma fonte de luz, permitindo o registro de desenhos. Na oficina, o participante vai aprender sobre o funcionamento e a configuração de uma câmera fotográfica e também fará a sua foto Light Painting.

De 09 de Julho a 31 de julho.

Local: Piso Superior – Ecologia

Terça a sexta: 10h / 11h / 14h / 15h

Sábado e Domingo: 10h / 11h / 12h / 14h / 15h /16h

Classificação: A partir de 07 anos

Capacidade: 20 pessoas – Necessária retirada de senhas na Recepção.

Duração: 40 minutos


Estúdio de TV – Programação Mata Atlântica

 Os visitantes poderão ser repórteres de aventura no Estúdio de TV do Catavento. A oficina tem como tema e objetivo conscientizar a população da importância da Mata Atlântica, assim como sua preservação. Além de promover uma reflexão sobre o bioma, considerado patrimônio da humanidade e que hoje conta com menos de 10% da sua área original, a atividade trará curiosidades e revelará algumas das maravilhas dessa floresta, como “espécies endêmicas” e “mapa do desmatamento”.

De 09 a 31 de julho

Local: Estúdio de TV

Horários: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h.

Capacidade: 30 pessoas – Necessária retirada de senhas na Recepção.

Duração: 40 minutos


NA PISTA CERTA

Na Pista Certa é um programa idealizado pela Fundación Mapfre que proporciona vivências lúdicas e pedagógicas. Em um espaço cenográfico que simula uma cidade, o público é levado a assistir uma peça de teatro de bonecos e a participar de vivências em bicicletas sobre os conceitos de trânsito.  Serão apresentados conteúdos e atividades que promovem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista, entre outros atores do trânsito. É uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre segurança no trânsito e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente. Na Pista Certa também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas.

De 12 a 17 de julho

Local: Área externa (próximo à tenda).

Capacidade: 30 pessoas. Entrada por ordem de chegada.

Duração: 35 minutos.


Espetáculo VIVER COM SAÚDE

Durante as férias de julho o Museu Catavento receberá um espetáculo teatral que tem como tema a importância da alimentação saudável.

Durante as apresentações que o grupo Ciência Divertida vai promover, os pequenos aprenderão como preparar um café da manhã utilizando alimentos saudáveis, a importância da prática de exercícios físicos, quais nutrientes são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano e muito mais!

A ação faz parte do Programa Viver com Saúde, desenvolvido pela FUNDACIÓN MAPFRE em parceria com a Ciência Divertida

De 13 a 17 de julho (quarta a domingo).

Local: Auditório do Catavento

Capacidade: 180 pessoas. Entrada por ordem de chegada.

Sessões: 11h30 e 14h30.

Duração 40 minutos.


Oficina de EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

Nesta oficina os participantes poderão montar seus próprios experimentos e entender sua dinâmica de funcionamento. Entre os experimentos apresentados: Catavento, sapo equilibrista, telefone com fio, ludião, relógio de sol e outros.

Dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo)

Local: Piso Superior – Varanda Matéria.

Capacidade: 25 pessoas – Necessária retirada de senhas na Recepção.


Espetáculos QUÍMICA EM SHOW

A apresentação reúne diversos experimentos de química que retratam fenômenos interessantes e atrativos, desde misturar líquidos até segurar fogo com as próprias mãos sem se queimar. É possível observar diferentes tipos de fenômenos físicos como luz, som e calor, além de experiências com Luminol, Varinha Mágica, Bomba de Hidrogênio com oxigênio, entre outras, que unem educação e diversão. O objetivo é justamente mostrar que o aprendizado de química pode ser uma aventura interessante e divertida; que conceitos, aparentemente complicados, podem ser apresentados de forma simples e assimilados com facilidade pelos participantes.

De 19 a 31 de julho

Local: Auditório do Catavento.

Capacidade: 180 pessoas. Entrada por ordem de chegada.

Sessões: 10h30, 12h e 14h.

Duração 30 minutos.


Exposição Mudanças Climáticas

O Catavento, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, traz para os visitantes a exposição “Mudanças Climáticas”.  A mostra, composta por 33 painéis de acrílico, todos traduzidos para o português e acompanhados de ilustrações explicativas, tem como objetivo trazer reflexões sobre o aquecimento global, efeito estufa, desmatamento e poluição da atmosfera. Os visitantes poderão descobrir, por exemplo, como é observado o clima do planeta, e que o banco de gelo Ártico reduz 10% a cada década, o que pode causar a sua extinção até 2050, se continuar neste ritmo.

De 14 de junho a 31 de julho.

Local: Claustro – Entrada Sala das Ilusões.

Classificação: livre


Mostra “CEBIMar 60 anos – Exposição de seres marinhos”

A mostra é composta por imagens fotográficas feitas por amantes da natureza e cientistas do CEBIMar – Centro de Estudos de Biologia Marinha, com o objetivo de despertar no público o interesse na ciência e na vida marinha visando a preservação da diversidade de espécies.

De 04 de junho a 31 de julho

Local: Varanda Lateral – entrada pela Seção Vida

Classificação: Livre


Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência 

Av Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II, Brás, São Paulo – SP- CEP 03003-060 – f.(11) 3315-0051

Aberto de Terça a Domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até às 17h .

Ingressos R$ 6,00 .

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!