Itaú Cultural nas férias

O Itaú Cultural retoma o Fim de Semana em Família em 2017 com uma programação especial em todos os sábados e domingos de janeiro: sempre às 17h, os educadores do instituto recebem adultos e crianças para participarem de Lápis de Cor – Oficina de Autorretrato, atividade lúdica realizada em sinergia com a Mostra Diálogos Ausentes.
Exibindo Lápis de Cor Oficina de Autorretrato_Itaú Cultural_foto8 Agência Ophelia.jpg
Inspirados pela obra da artista Larissa Fulana de Tal, que integra a exposição, os participantes são convidados a refletirem sobre como se veem e sobre como são vistos.

O lápis chamado cor de pele contempla todas as representações de tons de pele reproduzidas em um desenho? Ao se aproximar ao tom da pele de pessoas brancas, a cor não está negligenciando outras colorações de pele existentes? Esses são os questionamentos centrais da atividade, que tem como base o filme Lápis de cor, no qual Larissa Fulana de Tal também promove uma oficina para entender como esse fenômeno afeta a forma como crianças se veem e se representam, reforçando preconceitos e estereótipos raciais.

A partir desse diálogo, os educadores do Itaú Cultural convidam os participantes fazem um autorretrato e a refletirem sobre a ideia que tem de si e qual a real representação. Depois da oficina, que acontece no piso -1, onde está instalada a Mostra Diálogos Ausentes, adultos e crianças ficam livres para visitar a exposição. Nos dias 14 e 15 de janeiro, a programação conta com interpretação em Libras.


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 13h30 o público tem a opção de já começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca. No Cantinho estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Esse espaço é montado para se ler e conhecer histórias. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.

Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, estão à postos para ajudar no que for preciso.

Sobre a exposição

Propondo uma primeira mirada investigativa sobre a produção contemporânea afro-brasileira, a Mostra Diálogos Ausentes reúne no Itaú Cultural obras de 15 artistas negros brasileiros das artes visuais, cênicas e do audiovisual. Além de Larissa Fulana de Tal, cuja obra dialoga com Lápis de Cor – Oficina de Autorretrato, a mostra conta ainda com a participação de Aline Motta, André Novais, Ângelo Flávio, Capulanas – Cia de Arte Negra, Coletivo Negras Autoras – Negr.a, Dalton Paula, Eneida Sanches, Juliana Vicente, Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), Renata Felinto, Sérgio Adriano, Sidney Amaral, Viviane Ferreira e Yasmin Thayná.

Com curadoria de Rosana Paulino e Diane Lima, a exposição deriva de uma série de encontros com o mesmo nome realizados durante 2016 no instituto, com o intuito de dialogar entre público, artistas e especialistas a representação dos negros nos diversos segmentos artísticos e expressões culturais. O resultado agora exibido, materializa a conexão destas três linguagens, tratando das questões raciais por meio de posicionamentos artísticos traduzidos em objetos, instalações, vídeo performances, fotografias, esculturas e projeções.


Lápis de Cor – Oficina de Autorretrato

Todos os sábados e domingos de janeiro de 2017, às 17h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

20 vagas

Inscrições a partir das 13h30

Espaço educativo do piso -1

Interpretação em Libras nos dias 14 e 15 de janeiro


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Das 13h30 às 16h

Piso Térreo

Classificação indicativa: Livre


Mostra Diálogos Ausentes

Até 29 de janeiro (domingo)

Terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h (permanência até às 20h30)

Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

Piso -1

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita


Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!