O fim de semana no Itaú Cultural comemora o Setembro Azul

Em comemoração ao Setembro Azul – dedicado às lutas e conquistas da comunidade surda, marcadas especialmente pelo Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e pelo Dia Internacional do Surdo (30) –, a programação do Itaú Cultural para o Fim de Semana em Família dos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo), é comandada pelo grupo Mãos de Fada.

Eles começam a partir das 14h, nos dois dias, com a oficina Sinalizando Brincadeiras, atividade para crianças ouvintes e surdas se divertirem juntas. Mais tarde, às 16h, apresentam a contação da história O Príncipe Rouxinol. Em paralelo, para todos os sábados do mês, os educadores do instituto programaram oficinas em sinergia com temas da mostra Ocupação Inezita Barroso, que abre para o público no dia 28 de setembro. No dia 16, é a vez da oficina Brinquedos da antiga São Paulo. Lembrando que, como já é tradição, em todo o fim de semana, o público mirim tem à sua disposição o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, que ajudam a despertar o interesse pelos livros.

Fim de Semana em Família

Tanto a oficina Sinalizando Brincadeiras como a contação de história têm o mesmo objetivo: conscientizar as crianças e seus acompanhantes da importância da diversidade e da inclusão social. A atividade propõe ao público brincar de uma forma diferente usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para que haja uma interação completa entre crianças surdas e ouvintes o grupo ensina sinais essenciais e simples para garantir a comunicação.

 O Príncipe Rouxinol é a peça escolhida para contar a história de um príncipe que parte para uma aventura cheia de seres mágicos, como duendes, feiticeiras, para descobrir a razão dos pássaros da floresta terem sumido. Mãos de Fada narra esse conto em Libras e tradução simultânea para o português, de modo a que todos os públicos apreciem e vivenciem esse mundo fantástico. A interação entre ouvintes e surdos se dá logo no começo quando todos são levados a observar suas mãos e perceber que existe a possibilidade de usá-las para a comunicação em uma linguagem visual.

Esse intercâmbio torna a história totalmente acessível e muito mais interessante para os surdos, já que é narrada em sua língua materna. Para os ouvintes, é uma oportunidade de aquisição de um novo vocabulário e contato com outra língua.

Sinergia com Inezita
O Núcleo Educativo do Itaú Cultural programou, para todos os sábados do mês, sempre às 15h, duas oficinas relacionadas à Ocupação Inezita Barroso, a dama da música caipira. Chama-se Brinquedos da antiga São Paulo e leva as crianças e os adultos a uma viagem no tempo para conhecer as brincadeiras infantis das décadas de 1920 e de 1930, quando a cantora ainda era uma criança. Aprendem, também, a construir brinquedos tradicionais, como o peão e a peteca.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 11h30, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Você já parou para pensar no destino das personagens famosas das histórias infantis? Com criatividade e humor, Ilan Brenman conta o que aconteceu Depois do foram felizes para sempre. Essa e outras histórias podem ser lidas no Cantinho da Leitura, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas. Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários estão à postos para ajudar no que for preciso.

Fim de Semana em Família

16 e 17 de setembro (sábado e domingo) às 14h
Oficina Sinalizando Brincadeiras
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Entrada gratuita (20 vagas)
Inscrições a partir das 13h30
Interpretação em Libras

       
Contação de história: O Príncipe Rouxinol às 16h
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Entrada gratuita
70 lugares
Distribuição de ingressos: a partir das 14h
Interpretação em Libras
Audiodescrição

 Sinergia com a Ocupação Inezita Barroso
16 de setembro (sábado) às 15h
Brinquedos da antiga São Paulo
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: piso térreo
Entrada gratuita (20 vagas)
Inscrições a partir das 14h30
Interpretação em Libras

Sinergia
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
16  e 17 de setembro (sábado e domingo) às 11h30 às 16h30
Piso térreo

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!