Como devo fazer o auto exame das mamas?

É muito fácil e pode salvar sua vida. Isso mesmo. O auto exame das mamas pode ajudar você a detectar precocemente qualquer tipo de nódulo, lesão ou alteração nas mamas. E quanto mais cedo percebemos e encaramos que algo não vai bem, maiores as chances de tratamento e cura.

TODAS as mulheres devem fazer, pelo menos uma vez por mês. Marque sua data, se você menstrua dê preferência a um dia depois da menstruação. Mas não adie!! Vamos lá? Veja como é simples:

1° Passo:
Local ideal: no banheiro, antes do banho. Sem roupa e de frente para o espelho.

Coloque as mãos na cintura. Agora observe suas mamas e veja se estão iguais em relação à forma. Há regiões maiores numa mama em relação à outra? A pele está igual? Você enxerga algum tipo de lesão? Compare também a aréola e o mamilo.

Agora coloque as duas mãos na cabeça. Olhe de novo e veja se algo mudou. Observe se há muita diferença entre as mamas. Alguma mama está mais “inchada” que a outra?

2° Passo:
Local ideal para fazer: no chuveiro, com as mamas e axilas ensaboadas.

Coloque a mão direita em cima da cabeça. Com a mão esquerda, apalpe toda a sua mama direita, fazendo pequenos movimentos circulares com as pontas dos dedos. Apalpe também as axilas. Veja se há “caroços”, nódulos, regiões muito dolorosas, ou qualquer tipo de lesão. Repita tudo com o outro lado, invertendo a mama e a axila. Quando sair do chuveiro, esprema com delicadeza a aréola e o mamilo de uma mama, depois da outra, e veja se sai algum tipo de líquido ou sangue.

3° Passo:
Local ideal para fazer: na cama, deitada.

Coloque um travesseiro embaixo do ombro direito. Agora coloque a mão direita na cabeça. Com a mão esquerda apalpe a mama e as axilas, com os mesmos movimentos circulares que você fez no chuveiro. Depois repita o procedimento no outro lado.

Estes três passos podem ser realizados em três minutos. Três minutos por mês, que podem salvar sua vida. Não tenha medo. Se identificar algo, procure imediatamente seu médico. Encarar de frente é sempre a melhor maneira de superar os problemas e as situações difíceis na vida.

Fonte: http://www.draanaescobar.com.br/dicas-da-dra-ana/duvidas/como-fazer-o-auto-exame-das-mamas/

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!