Museu Catavento completa nove anos e convida público para participar da comemoração

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugurado em 2009, completa nove anos no dia 26 de março. Motivos para comemorar não faltam: a instituição recebeu, no último ano, mais de 560 mil visitantes; mais de 4 milhões de pessoas já passaram pelo museu; o espaço conta com mais de 250 instalações, que incluem o borboletário, sala de realidade virtual, jardim de polinizadores e diversas exposições sobre o universo, a física, a biodiversidade e a anatomia humana.

Para celebrar a data, o Museu Catavento preparou uma programação especial para comemorar junto ao público, com diversas atividades para todas as idades ao longo do mês. Confira:

A partir de 10 de março, aos sábados e domingos, das 10h00 às 16h00, as famílias poderão participar da “Oficina Desenhando o Catavento” e aprender técnicas de observação enquanto se divertem explorando o museu e registrando o que vêem em umsketchbook (caderno utilizado por desenhistas). Ao final, os desenhos serão digitalizados e expostos. Em cada final de semana será proposto um tema diferente, baseado nas áreas do museu – Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Para participar, é necessário retirar senha na bilheteria. O material da atividade será fornecido pelo Catavento.

No período de 24 de março a 22 de abril, os visitantes poderão conhecer a exposição “Desenhando o Catavento”, com as obras elaboradas no “118º Encontro Urban Sketchers” e na “Oficina Desenhando o Catavento”. O objetivo da mostra é destacar a percepção do público sobre o museu, reunindo técnicas amadoras e profissionais e exaltando não apenas o estético, mas também o emocional revelado nas impressões pessoais de quem elaborou cada obra.

Além da programação especial, o público poderá celebrar o aniversário do museu explorando instalações interativas como o “Mundo das Abelhas”, inaugurado em dezembro, que destaca a importância das abelhas para a manutenção da biodiversidade, e “O Mundo do Perfume”, que promove uma viagem sensorial pelo universo do olfato e das fragrâncias, além da sala de realidade virtual “Dinos do Brasil”, o borboletário e diversos equipamentos que promovem experiências científicas por meio da interação.

Histórico

O Museu Catavento foi inaugurado em 26 de março de 2009 no antigo Palácio das Indústrias pelo Governo do Estado de São Paulo. O prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e foi projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi, sócio do escritório Ramos Azevedo. A edificação adota o estilo eclético, herança da moda em vigor na Itália na virada do século XIX para o século XX.

Acervo

Com o objetivo de apresentar conhecimentos sobre arte e ciência para crianças, jovens e adultos, o Catavento possui mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas são alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades

O Museu Catavento faz parte do ranking dos dez melhores museus do Brasil do Trip Advisor, maior site de viagens do mundo. Em fevereiro de 2017, foi inaugurada a sala de realidade virtual “Dinos do Brasil”, elaborada com tecnologia de altíssima qualidade, que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva e interativa pelo território brasileiro na era mesozóica – entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás – com auxílio de óculos de realidade virtual. O Catavento leva exposições itinerantes para shoppings de São Paulo (em 2017, o shopping Anália Franco e o Morumbi Shopping receberam mostras) e participa de diversos eventos (como a Corrida Circuito Rios e Ruas, em 2017, e a Campus Party, em 2018).

Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio),
Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
(11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)

Ingressos R$ 10,00 ,  Grátis aos Sábados

Estacionamento pago no local

Acessibilidade no local

www.cataventocultural.org.br

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!