Caminhada um esporte para a família

Por aqui praticamos caminhada, pois sabemos de todos os benefícios que essa atividade traz para a saúde e bem-estar, e da acessibilidade desse esporte,  já que todas as idades se beneficiam com a sua prática, especialmente as crianças, que são suscetíveis ao risco de excesso de peso relacionado ao sedentarismo.

Nossos filhos já caminham naturalmente ao longo do dia. Gastam energia no recreio, nas aulas de educação física e, se for o caso, durante a prática semanal mais intensa de uma atividade esportiva extra.

Mas saibam que praticando atividades de resistência, a partir de 30 minutos diários, os benefícios da caminhada se multiplicam!Por ser acessível desde a infância, a caminhada pode ser facilmente integrada ao cotidiano familiar.

O importante é equipar os pequenos atletas com um bom tênis. E pés na estrada seja em passeios curtos ou caminhadas mais longas.

Conhecemos o lançamento da Decathlon Fresh PW 500 que tem modelos adulto e infantil, e amamos o teste. O modelo combina um tecido de malha ultraventilado com zonas de respiração, sola perfurada e palminha de EVA, uma maravilha, super leve.

Com 4 ou 5 anos acostume-se a levar e buscar na escola a pé se a distância não for muito longa, assim seu filho se acostumará aos poucos. Sempre ao seu lado, o seu pequeno acumulará preciosos minutos de caminhada e, de forma natural, começará esta atividade o dia a dia.

Quando seu filho já estiver bem acostumado ao curto trajeto casa-escola, proponha a ela uma caminhada adicional de 30 minutos, de 2 a 3 vezes por semana. Fique de olho nas reações e nunca force seu filho! Aproveite e observe a paisagem, e o local por onde caminham.
Se perceber que a criança tem capacidade e está motivada, prolongue progressivamente a duração da sessão por até 1 hora.

Para as crianças, é recomendável praticar 1 hora de exercício por dia.A caminhada rápida serve perfeitamente para essas mudanças de ritmo: basta acelerar o passo!

Dessa forma você poderá, suavemente, iniciar seu filho na caminhada esportiva, incentivando-o a se concentrar na respiração, a movimentar corretamente os braços e a tentar articular bem os pés.
Seja paciente! A adesão do seu pequeno praticante dependerá de vários fatores, entre eles a sua forma física, a sua disposição, o seu temperamento e, inclusive, as condições meteorológicas. Lembre-se do principal! Essas atividades físicas em família devem ser um prazer!

Ao caminhar lado a lado com o seu filho, ele poderá descobrir os prazeres do esporte ao ar livre e habituar-se a se deslocar a pé. Isso contribuirá para cuidar da sua saúde e bem-estar todos os dias!

E olha só mais benefícios:

  • fortalece os ossos
  • melhora o sistema cardiovascular
  • queima calorias (em 1 hora 300 calorias) 
  • acelera a circulação sanguinea
  • evita a celulite
  • esporte leve e agradável 
  • diminui o estresse e melhora o sono
Se animaram?

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Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!