MaiFest a Alemanhã em Sampa

A Alemanha estará presente em São Paulo na MaiFest através das danças, exposições, histórias e brincadeiras no fim de semana 26 e 27 de maio no Brooklin.

As famílias apreciarão as danças folclóricas alemãs que trazem figurinos peculiares, como meias altas e vestidos com aventais. Enquanto estiver lá, os visitantes devem se certificar de aproveitar tudo o que evento tem para oferecer, como exposições, shows, corais, orquestras e até mesmo participar da disputa Baumstamm-Wettsägen, onde duas pessoas utilizam uma serra para cortar um tronco de madeira no menor tempo possível.

A festa de rua está em sua 19ª edição e é realizada pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin. Desta vez traz como tema “Gemeinsam reisen! (Viajar Juntos) Staatsbürgerschaft (cidadania), experiências migrantes interculturais”, com atividades culturais das 10h às 22h.

O grupo de danças folclóricas alemãs do Colégio Visconde de Porto Seguro e da Associação Católica Kolping usam trajes como antigos camponeses, que em dias de festa vestiam as melhores roupas. As crianças representam genericamente a região sul da Alemanha e da Áustria. E apresentam, principalmente, danças folclóricas oriundas dos países de língua alemã. Em seu repertório, há também performances com influências de outras nacionalidades, já que um dos objetivos do grupo é desenvolver o respeito por outras culturas. Uma das danças apresentadas será: Gänsejagd, uma dança em colunas que simula o andar dos gansos em filas e a tentativa de alcançá-los. Possui um ritmo rápido, e as crianças necessitam de muita atenção para se alternar na liderança do bando de “gansos”.

O Tanzfreunde do Colégio Benjamin Constant de São Paulo formado por professores, funcionários, alunos e pais de alunos do colégio apresentará danças de várias regiões da Alemanha e Áustria, como Jecker Quadrille (quadrilha alegre que remonta à idade média, originária da região da Baixa Saxônia, simula uma brincadeira através da troca de pares) e Stockholms Schottis – Finsk Schottis (pot-pourri de duas danças que tem como base o passo do schottische e que são muito apreciadas especialmente no norte da Alemanha. A primeira é originária da Suécia e a segunda da Finlândia). Também presente a dança Chuer Mazurka, Mazurca da região de Chur, na Suíça, com primeiro registro feito no ano de 1960. As mazurcas são provenientes da Polônia e se tornaram um típico passo nas danças folclóricas de origem germânica.

Marcará presença novamente no evento de rua, o grupo Die Säger Buam, os serradores de Pomerode SC, com o objetivo de divertir o público com atividades exercidas antigamente pelos antepassados, e assim difundir a cultura e tradição germânica. Farão competições típicas alemãs com participação do público, como cortar a tora com serra manual e o cabo de guerra.

Outros grupos abrilhantarão a festa de rua, como Edelweiss – SP, Sonnnenblume, Gold und Silber, Tirol, Banda Municipal Die Origanalen Rega Bläser de Pomerode SC e Grupo de Dança de Pomerode SC. Também haverá exposição histórica da imigração alemã no Estado de São Paulo.

XIX MaiFest
Dias 26 e 27 de maio das 10h às 22h
Evento Gratuito

Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos

Mais informações através do site www.aemb.org.br

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!