Fim de Semana em Família explorando territórios da cidade em brincadeiras

Em razão da final da Copa do Mundo, no domingo, dia 15, o segundo Fim de Semana em Família de julho será realizado apenas no sábado, dia 14. No dia do jogo, o instituto permanecerá aberto, mas não terá programação.

No entanto, as crianças e seus acompanhantes tem todo o sábado para se divertir com as atividades do grupo Lagartixa na Janela e no Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca.

Lagartixa na Janela, interage com o público, a partir das 14h, com a oficina Vivência com as Famílias, e às 16h, com a performance Breves partituras para muitas calçadas. O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, ficam à disposição do público no piso térreo, a partir das 11h30, com o objetivo de despertar o interesse das crianças para a leitura.

A educadora Uxa Xavier comanda a oficina Vivencia com as Famílias e tem como objetivo levar para a criançada a possibilidade de experimentar e explorar a linguagem da dança, sensibilizando o corpo por meio do movimento. Além disso busca aproximar os pequenos de um território pouco explorado nas cidades, as calçadas. Assim, com brincadeiras, música e dança, desenvolve com o público-mirim e seus acompanhantes adultos atividades que investigam, improvisam, descobrem formas, direções, níveis e volumes tanto o espaço interno do instituto, quanto a via pública à sua frente.

Todo o conteúdo da vivência é articulado com as partituras apresentadas na performance Breves partituras para muitas calçadas, a ser exibida na sequência. No espetáculo, a partir das 16h, Uxa constrói relações com o espaço, criando um diálogo com o público, iniciado pela contemplação estética. O objeto dessa relação é o giz, objeto muito usado na infância de outros tempos, que também cria caminhos imaginários e efêmeros, como a tradicional amarelinha.

Esta atividade envolve criações, entre elas, passos em meio-fio para treinar o equilíbrio e desenhos de mapas no chão que propõem deslocamentos em diversas direções. A ideia é deixar o trabalho aberto, permitindo que relações e encontros com o público vão acontecendo aos poucos.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca
O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h, como é habitual. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

No Cantinho da Leitura, estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, homenageia a autora Janine Rodrigues Nascimento.

Fim de Semana em Família

Dia 14 de julho

às 14h
Oficina Vivencia com as famílias
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Capacidade para 20 crianças com 1 acompanhante cada
Entrada gratuita
Inscrição a partir das 13h30
Interpretação em Libras

Às 16h
Breves partituras para muitas calçadas
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiúso
Lugares: 70 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingresso a partir das 14h
Interpretação em Libras

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Das 11h às 16h30
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!