A Companhia Balangandança comanda o Fim de Semana em Família no Itaú Cultural

Nos dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo) o Fim de Semana em Família coloca o público do Itaú Cultural para dançar.

Quem comanda a programação é Companhia Balangandaça, que promove às 14 a oficina Feito de quê e às 16h o espetáculo Presente! feito da gente. As duas atividades conversam entre si e se complementam, pois a oficina é fruto do processo de pesquisa do espetáculo e trata das múltiplas relações entre as crianças e a natureza, estimulando essa aproximação por diversas vias. Além das atrações, estarão também à disposição do público o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, no piso térreo do instituto, das 11h às 16h30, e as oficinas que acontecem em sinergia com as exposições German Lorca: Mosaico do Tempo – 70 Anos de Fotografia e Ocupação Paulo Mendes da Rocha, em cartaz no instituto.

A ideia principal da oficina Feito de quê é entender o corpo como parte da natureza, relacionando o que está à volta com o que está dentro. Serão propostos alguns exercícios de sensibilização e brincadeiras, que estimulam esse entendimento através da imaginação e da ludicidade. Com uma trilha sonora instrumental desenvolvida para a atividade, serão propostos exercícios de respiração, de deslocamento e interação, para que o público mirim e seus acompanhantes possam se conectar consigo, fazendo novas descobertas sobre a constituição do próprio corpo e sua relação com o que está à volta.

A oficina nasceu do processo de pesquisa da companhia para o espetáculo Presente! feito da gente, que será apresentado na sequência. Ao longo de três anos os integrantes viajaram por diversos locais nos quais as crianças têm contato direto com a natureza, para investigar essa relação. Georgia Lengos, diretora da Balangandança, descreve o método como um processo de aproximação, em que eles interagiam com as crianças para estimular diferentes possibilidades e desdobramentos, tendo elas como protagonistas.

Às 16h, então, entra em cena Presente! feito da gente. No espetáculo são utilizados materiais como galhos, sementes, areia e folhas secas, que ajudam a transportar o público para um ambiente mais natural, facilitando a maneira de ver e se relacionar com a natureza a partir de seus elementos. Assim, são inventados mundos imaginários, danças que evocam o sensível e a memória de forma lúdica. Esses elementos são disparadores de cenas, motivo de brincadeiras e também transformam o espaço cênico a partir de sua manipulação.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca
O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto.

Fim de Semana em Família

Dias 20 e 21 de outubro

Às 14h
Oficina Feito de quê
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade para 25 crianças com um acompanhante cada
Entrada gratuita
Inscrições a partir das 13h30
Interpretação em Libras

Às 16h

Presente! Feito pra gente
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 60 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos a partir das 14h

Das 11h às 16h30
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo

Oficinas em sinergia com as mostras em cartaz
Cidades Inventadas
Em sinergia com a Ocupação Paulo Mendes da Rocha
Sábados 20 e 27 de outubro, às 15h
Espaço Educativo – Piso -1
Capacidade: 20 participantes
Classificação: livre (melhor aproveitado a partir de 7 anos)
Duração aproximada: 180 minutos

Câmara Escura
Em sinergia com German Lorca: Mosaico do Tempo – 70 Anos de Fotografia
Domingos 21 e 28 de outubro, às 15h
Espaço Educativo – Piso -1
Capacidade para 20 crianças com um acompanhante cada
Duração: 90 minutos
Inscrições: a partir das 14h30
Classificação: livre (melhor aproveitado a partir de 8 anos)
Com interpretação em Libras
Entrada gratuita

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11 2168-1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!