Como se organizar para cumprir as metas de 2020?

Pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros não conseguem cumprir com as metas estabelecidas no início do ano. A falta de metas claras, de estratificação das propostas e de foco são os principais motivos que levam a maioria dos brasileiros a falharem nesta tarefa.

A dica de ouro da Especialista em Desenvolvimento Humano Rebeca Toyama é usar métodos de organização e ter metas claras. Segundo a especialista, “a melhor maneira para se organizar é ter pontos claros e metas a longo prazo, além de fazer um acompanhamento diário de como estão as ações específicas de cada objetivo. O que você está fazendo para alcançar? Essa é uma pergunta essencial”, ressalta, Rebeca.

As metas que estão fora da realidade e do propósito de vida de cada pessoa também contribuem para que esse planejamento não traga resultados. A especialista aconselha sempre a fazer um balanço das metas a cada três meses, para assim evitar frustrações.

“Quanto mais frequente for o acompanhamento das metas, a possibilidade de esquecê-las é menor, afinal sem revisão constante os objetivos se perdem no cotidiano mecânico.”, afirma a especialista.

Já para as pessoas que fizeram suas metas para o ano de 2019 e não conseguiram cumprir, o momento é de reflexão. Parar e refletir sobre o que se pode extrair dos aprendizados, é uma opção. “Lidar com as frustrações nunca é fácil, mas neste caso é necessário rever  se os propósitos realmente fizeram sentido e elaborar um plano de ação para essa correção de rota”, complementa, Rebeca.

“Um dos conflitos mais comuns está na transição de carreira. Muitos profissionais desejam migrar de área mas sentem a insegurança de um novo rumo. Um curso livre, seguido por uma especialização em outra área podem trazer um panorama mais claro sobre uma segunda profissão. O mesmo vale para empreender: a pesquisa, a vivência temporária em outra atividade e o contato com outros profissionais ajudará na decisão”, finaliza.

Como realinhar o planejamento?

Diante disso, a especialista Rebeca Toyama recomenda 5 passos para reavaliar o planejamento para 2020 antes mesmo da virada do ano:

1- Faça uma boa retrospectiva do ano que passou, identificando erros e acertos paralelamente;

2- Tenha metas claras e de longo prazo, além de escolher objetivos e metas alinhadas com o seus valores e propósitos. Investir em um caminho sobre o qual não se tem referência é árduo e levará mais tempo para se colher frutos;

3- Não deixe de consultar periodicamente os objetivos propostos. Esteja sempre atento fazendo um acompanhamento diário ou mesmo mensal. Use um aplicativo, planilha ou lembrete para ajudar nesta tarefa:

4- Revisite suas expectativas, reduzindo seu grau de ansiedade. Tentar reorganizar suas propostas dividindo em tarefas semanais ou mensais com precisão: dedicar um número de horas a determinadas atividades, conseguir poupar um valor definido de recursos, com foco;

5- Celebre as metas atingidas. Isso ajuda a reduzir a cobrança e aumentar a autoestima em cada progresso.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!