GRATUITO. Museu da Imigração homenageia aniversário de São Paulo com atividades gratuitas

Celebrar o nascimento de São Paulo e destacar o seu desenvolvimento e potência no país é contar a história da imigração e enaltecer o quanto os migrantes contribuíram nesse processo. Em celebração aos 466 anos da maior metrópole do Brasil, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realizará uma programação gratuita no dia 25 de janeiro (sábado).

A Hospedaria de Imigrantes do Brás, edifício histórico no qual o MI está localizado, esteve presente na trajetória do crescimento da cidade e tem importância significativa nesse progresso. Afinal, em 1886, quando o prédio começou a ser construído, São Paulo possuía menos de 60 mil habitantes e, no ano da sua inauguração oficial (1888), foram matriculados quase 30 mil migrantes, o equivalente a metade da população. Já em 1895, mais de 90 mil pessoas dormiram nas dependências da Hospedaria.

Para homenagear o município, a oficina de Street Art “Remontando”, ministrada pela artista Bianca Foratori, estimulará a criação de narrativas visuais, explorando a colagem, o lambe-lambe e o muralismo, das 11h às 16h. Por meio de imagens do acervo iconográfico do Museu, além de outros materiais, os visitantes – a partir de 16 anos – serão encorajados a vivenciarem o processo criativo normalmente utilizado pela profissional e a criarem “personas” que representem aspectos de suas identidades e memórias familiares. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser enviadas para o e-mail mirella.rafael@museudaimigracao.org.br.

Já a partir das 15h, o Núcleo Educativo promoverá a ação “Para além do trem das onze”, voltada para o público acima de 10 anos, com o objetivo de refletir sobre os processos de modernização da cidade e como que a industrialização e a chegada do progresso influenciaram no seu desenvolvimento, nos laços afetivos de seus habitantes e na relação com este “novo” espaço urbano que passava a se formar.

O encontro proporcionará uma viagem para conhecer a São Paulo retratada por Adoniran Barbosa, sambista paulistano, descendente de migrantes italianos, que – em suas composições – relata o cotidiano dos habitantes e trabalhadores da “terra da garoa”. Após o diálogo acerca desse assunto, os participantes serão convidados a confeccionarem um estandarte, alegoria e símbolo das agremiações e dos blocos de carnaval, representando a história desses grupos, suas ideologias e tradições. Para participar, é necessário entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

Oficina de Street Art “Remontando” (a partir de 16 anos)
Dia 25 de janeiro (sábado), às11h
Evento Gratuito
Inscrição: mirella.rafael@museudaimigracao.org.br
Museu da Imigração – (muros em frente à instituição)

Para além do trem das onze (a partir de 10 anos)
Dia 25 de janeiro (sábado), às 15h
Evento Gratuito
Inscrição: inscricao@museudaimigracao.org.br
Museu da Imigração

Museu da Imigração

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição
www.museudaimigracao.org.br

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!