TEATRO. Poesia para crianças “Crianceiras Manoel de Barros”

O espetáculo, concebido pelo músico Márcio de Camillo, transforma poemas desse grande autor brasileiro em canções, que são apresentadas ao público infantil junto com ilustrações, animações, projeções de vídeo e várias outras linguagens artísticas.

Concebido para aproximar as crianças do universo artístico e literário do poeta Manoel de Barros (1916-2014), o musical CRIANCEIRAS tem quatro novas apresentações no Teatro-D, entre os dias 7 e 28 de março, aos sábados, sempre às 16h.

O projeto utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. “Ao mergulhar em sua obra, percebi o quão lúdico é aquele universo de encantamento e descobertas, vividas pelo poeta em sua infância pantaneira. Assim, musiquei sua obra para as crianças, de forma que seus versos pudessem ser entoados como o canto dos passarinhos, e levados com o vento, sem direção”, conta o idealizador e realizador do projeto, o cantor e compositor sul-mato-grossense Márcio de Camillo.

CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS tem CD gravado, seguindo a ideia original do compositor, de aproximar a própria filha pequena da poesia, e, também, do desejo de homenagear a obra de um dos maiores poetas brasileiros, que inclusive, acompanhou a musicalização. Manoel de Barros foi vizinho e amigo de Márcio.

CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS reúne poesia, música, imagem, ação e movimento numa encenação delicada e divertida, concebida por artistas comprometidos com a arte contemporânea feita para crianças, animando e cativando o público com as poesias de Manoel de Barros, além de mesclar elementos reais e virtuais.

As personagens, que foram ilustradas pela filha do poeta, Martha Barros, saem do papel e ganham vida no palco, por meio de recursos digitais e de outras linguagens, interagindo com o cantor, músicos e atores ao longo do musical.

O primeiro CD também rendeu um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Googleplay e Appstore. Tanto os CDs, como o musical e App, possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras literárias de importantíssimo valor para a cultura brasileira. Ensina poesia e literatura de um jeito divertido, sem subestimar os pequenos, valorizando-os plenos e capazes de compreender poesia. Até porque toda criança nasce meio poeta. Pais, mães e educadores sabem bem disso!

REPERTÓRIO

“Bernardo”
“Linhas Tortas”
“O Menino e o Rio”
“Os Rios Começam a Dormir”
“Sombra Boa”
“O Silêncio Branco”
“Se Achante”
“O Idioma das Árvores”
“Sabastião”
“Um Bem-te-vi”

“Crianceiras Manoel de Barros”

De 7 a 28 de março, aos sábados, às 16h
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)*
*Moradores do Itaim Bibi pagam meia com comprovante de residência
Bilheteria: Todos os dias, a partir das 10h (bilheteria@teatrod.com.br) ou pelo site Sympla
Telefone: 11-3079-0451

Duração: 50 minutos (não é permitido entrar após o início do espetáculo)
Gênero: musical
Classificação: livre

Teatro-D
Rua João Cachoeira, 899, Piso G2 (hipermercado Extra) – Itaim Bibi

Estacionamento Grátis: melhor entrada pela Rua Leopoldo Couto de Magalhães, 366 (cancela do hipermercado Extra)

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!