MÚSICA. Carnaval de Holambra tem carros alegóricos com flores e distribuição de rosas e sorvetes

Antiga colônia holandesa, localizada a 40 quilômetros de Campinas e a 140 da capital paulista, promove na terça, dia 25, um desfile bem diferente que chega a atrair cerca de 10 mil turistas por ano para a pequena cidade de apenas 15 mil habitantes.

Tem holandeses no samba. Para encontrá-los, basta seguir os carros alegóricos decorados com flores, cujo desfile acontece na terça-feira de Carnaval (25), às 14h, na Alameda Maurício de Nassau, em Holambra, antiga colônia localizada a 140 km da capital paulista e que reponde, hoje, pela metade do comércio floricultor do país. A cidade de 15 mil habitantes deve receber 10 mil turistas no Carnaval.

Doze mil hastes e 20 mil vasos de flores e plantas ornamentais serão doados pela Cooperativa Veiling Holambra e pela Cooperflora para decorar cinco carros alegóricos. Obviamente, pelo fato de a cidade ser agrícola, eles serão puxados por tratores. Os moradores e comerciantes organizam-se em blocos – cerca de 30 – que trazem temas e fantasias divertidas, somente reveladas no momento das inscrições que são feitas uma hora antes do início do desfile. Os jurados são escolhidos aleatoriamente entre o público para que não haja nenhum tipo de favorecimento.

Haverá distribuição de flores, picolés e bolachinhas tradicionais holandesas para o público

A Parada de Flores e Cores ainda tem como atrações banda ao vivo, tocando marchinhas de Carnaval, artistas com pernas-de-pau, cospe-fogo e distribuição de flores, picolés e bolachinhas tradicionais holandesas para o público. O cortejo concentra-se às 13 horas na Praça dos Pioneiros e segue pela Alameda Maurício de Nassau até a sede administrativa da Expoflora, quando ingressa na área do Clube Fazenda Ribeirão para a dispersão no campo de futebol.
 
Organização voluntária

O Carnaval das Flores é organizado, em Holambra, por voluntários do Raad van Elf (Grupo dos Onze), que deixam seus afazeres profissionais para organizar o desfile. Tem produtor de flores (Geraldo Barendse), agricultores (Richard Van Den Broek, Junior Granchelli e Mariella  Schut),  agrônomo (Carlo de Block), empresários (Joanes Eltink e Paco van der Louw), paisagista (Yuri Graat), dentista (Celso Quiles),  educadora física (Daniela Fonseca) e consultor (Aryan Schut). O ambiente é bem familiar.

A decoração dos carros alegóricos é também feita por dezenas de voluntários, cidadãos de Holambra, sob a coordenação do artista floral Jan Willen, responsável pela Exposição de Arranjos Florais da Expoflora. As carretas já estão sendo montadas no Parque da Expoflora, mas as flores – por serem perecíveis – somente serão colocadas na segunda-feira.

Segundo Geraldo Barendse, do “Grupo dos Onze”, o divertido é não saber o que esperar dos blocos, que sempre trazem temas atuais ou de protesto. “Como não há inscrição antecipada, todo ano é uma surpresa”, comenta.

Carnaval na Holanda

Na Holanda tem Carnaval, mas com suas peculiaridades. Como o Norte do país é mais protestante, apenas o Sul – de maioria católica – comemora a data. As cidades nas quais o Carnaval é mais animado são Tilburg, Den Bosch, Breda, Eindhoven e Maastricht. O pré-carnaval começa em meados de novembro – com a escolha do Príncipe e do Conselho dos Onze (Raad van Elf), e, em alguns lugares, das Damas de Companhia (hofdames) – e só termina em fevereiro, mesma época em que o brasileiro.

Neste período, o Príncipe do Carnaval ganha a chave da cidade e a governa no lugar do prefeito. O nome da cidade e a sua bandeira são alteradas. Tilburg vira Kruikenstad, Den Bosch torna-se Oeteldonk e Eindhoven é Lampegat, por exemplo. O Príncipe do Carnaval é acompanhado pelo Conselho dos Onze (Raad van Elf) e, em alguns lugares, pelas Damas de companhia (hofdames). Não há feriado, mas as instituições de ensino chegam a suspender as atividades para que todos possam curtir o Carnaval.

As bandas (brass bands) também acompanham o Príncipe, sua corte e cortejo, tocando marchinhas e outras músicas alegres, mas de outros estilos pelas ruas, entrando nos bares para atrair foliões. As fantasias são fundamentais. No entanto, como é inverno, com temperaturas em torno de 3 graus centígrados, elas são muito bem elaboradas ou divertidas e complementadas com gorros, meias e luvas. A maquiagem bem carregada faz parte dos figurinos.

Carnaval em Holambra – Desfile de carros alegóricos
Dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 14h
Concentração às 13h na Praça dos Pioneiros, horário em que haverá a inscrição dos blocos.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!