#CulturaemCasa: Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança plataforma com conteúdo online gratuito para a quarentena

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado criou a campanha #CulturaemCasa no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência do Coronavírus, com o objetivo de estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado.

Na plataforma #CulturaemCasa são disponibilizados materiais completos, entre shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, filmes, espetáculos e palestras. Há opções para todas as idades e interesses e o conteúdo é atualizado diariamente.

“As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade. Por isso, estamos lançando a plataforma #CulturaemCasa, um hotsite em que vamos disponibilizar todos os conteúdos que a Secretaria dispõe, por meio digital, para que as pessoas que estão em quarentena possam ter acesso a arte de qualidade nas suas casas”, diz o Secretário Sérgio Sá Leitão.

Entre os conteúdos já disponibilizados há concertos completos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim; visitas virtuais a museus como Pinacoteca, Museu do Futebol, Museu da Imigração e Museu Felícia Leirner; óperas do Theatro São Pedro; palestras com atores na SP Escola de Teatro; bate-papos com escritores nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos; e espetáculos da São Paulo Companhia de Dança.

Acesse a plataforma #CulturaemCasa

Números da Campanha

A ação #CulturaemCasa teve início no dia 18 de março, com conteúdo disponibilizado, inicialmente no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Em cinco dias, mais de 6 mil pessoas acessaram os materiais divulgados. A campanha ganhou um hotsite que já conta com mais de 160 opções de conteúdo, entre vídeos, podcasts, artigos, livros, aulas e outros.

Com o sucesso da campanha, o Secretário Sérgio Sá Leitão adianta ainda que a Secretaria lançará em breve uma plataforma digital de streaming de conteúdos culturais com a marca #CulturaEmCasa. “Será um programa de difusão permanente, para ampliar o acesso da população à arte e criar novas oportunidades para os artistas.”

Instituições criam novos conteúdos

Além dos conteúdos já produzidos e disponibilizados, as instituições, corpos artísticos e programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa se mantém ativas virtualmente por meio da criação de novos conteúdos educativos, culturais e criativos durante a quarentena.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp fará, todos os sábados às 16h30, a transmissão ao vivo de apresentações de grupos de câmara no palco da Sala São Paulo, sem público. Os conteúdos serão gravados e disponibilizados no Youtube da Sala São Paulo.

O Museu Catavento iniciou séries semanais de tours pelos principais espaços do museu e vídeos de experiências científicas.

O Museu da Imagem e do Som – MIS disponibiliza vídeos e conteúdos inéditos de bastidores de eventos, cursos e bate-papos.

O Museu da Imigração vai publicar, todas as quartas-feiras, no blog da instituição, artigos da série “Hospedaria em Quarentena”, sobre a Hospedaria de Imigrantes do Brás em tempos de surtos epidêmicos.

A São Paulo Companhia de Dança transmite, quinzenalmente, às sexta-feiras, espetáculos completos que marcaram a história da companhia; cada vídeo fica disponível por 15 dias.

Em abril, o Museu do Café inaugura a exposição virtual “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, em cartaz no edifício da antiga Bolsa Oficial desde 2019. O Conservatório de Tatuí mobilizou os professores a produzirem vídeos com dicas de estudo e prática em casa; o conteúdo é publicado diariamente no Facebook da instituição.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!