DANÇA. Programação online da São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, anuncia as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 20 de abril a 1º de maio. A iniciativa, que se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo para contribuir no enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), visa oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares.

A partir do dia 24/04, o público vai poder conferir na íntegra a transmissão de Le Spectre de la Rose, um clássico moderno criado em 1911 por Michel Fokine (1880-1942) e que, em 2014, ganhou uma versão especial para a SPCD assinada por Mario Galizzi. Conduzida pela música de Carl Maria von Weber (1786-1826), executada em cena pelo pianista Cristian Budu, a obra revela a relação entre uma jovem e o espírito de uma rosa recebida por ela por um pretendente em seu primeiro baile.

A estreia é acompanhada por uma novidade: pela primeira vez a campanha #SPCDdigital disponibiliza uma criação na íntegra com opção de audiodescrição, em um projeto de acessibilidade realizado pela Mais Diferenças. Dessa forma, a SPCD oferece às pessoas com deficiência visual um contato mais aprofundado com a experiência da dança também no ambiente virtual. O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz, sempre às sextas-feiras.

O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Márcia Haydeé e Eva Schul, que surgem ainda nas redes sociais da Companhia com mensagens em vídeo de estímulo à campanha #fiqueemcasa.

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, festejado no dia 29 de abril, a diretora artística Inês Bogéa comanda uma live no perfil da SPCD no Instagram. Na ocasião, ela comenta Polígono, primeira coreografia criada para a Companhia, em 2008. Assinada pelo coreógrafo italiano Alessio Silvestrin, a obra exemplifica nos movimentos a estrutura da música, uma releitura do Het Collectief para a Oferenda Musical, de Johann Sebastian Bach. Durante a live, Inês apresenta os meandros dessa produção, além de responder a perguntas do público virtual.

As crianças estão contempladas com a estreia do segundo episódio do podcast Contos do Balé, inspirado no livro homônimo escrito por Inês Bogéa e publicado pela Editora Sesi-SP. Dessa vez, Inês e Rodolfo Dias Paes (DiPa) narram a história de O Corsário, que inspira um grand pas de deux presente no repertório da Companhia. O roteiro é baseado em um trecho do livro Outros Contos do Balé, também de autoria de Inês e publicado pela Editora Sesi-SP. Com novos episódios publicados sempre na primeira sexta-feira de cada mês, o podcast apresenta contações de grandes histórias de clássicos do balé de repertório. Os conteúdos ficam disponíveis no canal da SPCD no YouTube e nos principais tocadores de áudio online.

A campanha acontece em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (Memoria_SPCD).

#SPCDdigital – Cronograma de 20 de abril a 01 de maio

Data: 20/04 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Márcia Haydeé
O que é: Documentário sobre uma das bailarinas e coreógrafas brasileiras mais celebradas no exterior. Disponibilização de vídeo na íntegra.

Data: 24/04 (sexta-feira), às 18h
Conteúdo: Obra completa – Le Spectre de la Rose
O que é: Transmissão da obra coreografada por Mario Galizzi. Disponibilização de vídeo na íntegra pelo período de 15 dias.

Data: 27/04 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Eva Schul
O que é: Documentário sobre a bailarina que marcou a história da dança no Rio Grande do Sul e é referência da dança moderna no Brasil. Disponibilização de vídeo na íntegra.

Data: 28/04 (quarta-feira), às 19h
Conteúdo: Obra comentada – Polígono por Inês Bogéa
O que é: No Dia Internacional da Dança, a diretora da São Paulo Companhia de Dança comanda uma live no perfil da SPCD no Instagram para comentar trechos da primeira obra criada para a Companhia. Na sequência, o público poderá bater um papo com Inês.

Data: 01/05 (sexta-feira)
Conteúdo: Podcast Contos do Balé: Episódio #02 – O Corsário
O que é: No segundo episódio do podcast voltado ao público infantil, a diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, se une a Rodolfo Dias Paes (DiPa) para narrar a história que inspirou o grand pas de deux presente no repertório da SPCD.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!