São Paulo Companhia de Dança (SPCD) anuncia programação online

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, anuncia as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 01 a 12 de junho.
A partir do dia 05/06, às 18h, o público vai poder conferir a íntegra de Entreato, a segunda obra criada especialmente para a Companhia, em 2008. Assinada por Paulo Caldas, a coreografia nasceu como um desafio, proposto pelo próprio artista, de conceber uma peça a ser apresentada entre duas obras consagradas do repertório da dança – ou seja, um entreato.
Com trilha sonora original de Sacha Amback, o trabalho tem seu nome inspirado no filme Entr’acte (1924), de René Clair (1898-1981), diretamente citado na forma de uma projeção de vídeo realizado por Jurandir Muller. Nela, uma bailarina de tutu e sapatilhas de ponta cria uma interferência, em lentíssima rotação, capaz de deslocar o olhar sobre a tradição clássica e o tempo na obra, que tem por objeto o próprio movimento, com suas velocidades, lentidões, detenções e deformações.
O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz sempre às sextas-feiras.
A estreia de Entreato será antecedida por minidocumentários que apresentam bastidores e curiosidades sobre essa criação. Eles vão ao ar nas redes sociais da Companhia a partir do dia 03/06.
As crianças poderão conferir o lançamento do terceiro episódio do podcast Contos do Balé, inspirado no livro homônimo escrito por Inês Bogéa e publicado pela Editora Sesi-SP. Dessa vez, Inês e Luca Baldovino narram a história de La Sylphide, um verdadeiro conto de fadas que inspira um grande clássico presente no repertório da Companhia.
O roteiro é baseado em um capítulo do livro Outros Contos do Balé, também de autoria de Inês e publicado pela Editora Sesi-SP. Com novos episódios lançados sempre na primeira sexta-feira de cada mês, o podcast apresenta contações de grandes histórias de clássicos do balé de repertório. Os conteúdos ficam disponíveis no canal da SPCD no YouTube e nos principais tocadores de áudio online.
Esta quinzena contempla ainda uma live com Michelle Molina, bailarina da SPCD. No dia 10/06, às 19h, ela comenta trechos de Sechs Tänze (1986), obra assinada pelo coreógrafo tcheco Jirí Kylián e que estreou na pele dos bailarinos da SPCD em 2010, com remontagem assinada por Patrick Delcroix. O trabalho une dança e humor a partir de seis peças que dialogam entre si para fazer uma crítica aos valores vigentes à época em que a obra musical Sechs Deustsche Tänze KV 571, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), foi composta. Michelle dividirá a live com Bruno Veloso, que também participou do processo de remontagem. Durante o bate papo ao vivo, que ocorre no perfil da Companhia no Instagram, os dois interagem com o público virtual e respondem a perguntas.
No período, também acontecem mais duas edições das Aulas Abertas, que visam compartilhar o cotidiano de condicionamento dos bailarinos da Companhia. Transmitidas quinzenalmente ao vivo no perfil da Companhia no Instagram, as aulas acontecem em dois momentos: na terça, dia 09/06, às 10h, a professora-ensaiadora Duda Braz ministra uma aula de balé clássico com acompanhamento musical ao vivo da pianista Rose Pavanelli; na quinta, dia 11/06, às 14h, é a vez do gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, conduzir uma aula de dança contemporânea.
Para os educadores, profissionais ligados à dança e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre a história desta arte e como ela pode ser utilizada como elemento educativo e sensibilizador, haverá o lançamento do segundo webinar da Companhia, com conteúdos preparados sob a supervisão da diretora artística da Companhia, Inês Bogéa. Sob o tema Uma Roupa que Dança, o webinar promove reflexões sobre a relação do figurino com a cena e sua importância e evolução através do tempo. Com o objetivo de permitir o acesso aos conteúdos de forma sistematizada e favorecer o debate, o webinar será conduzido dentro de um grupo fechado no Facebook, com discussões e compartilhamento de materiais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir do dia 01/06 em www.spcd.com.br/inscricoes.php.
O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Ismael Ivo e Jair Moraes.
A campanha acontece em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares dialogando com a arte.
#SPCDdigital – Cronograma de 01 a 12 de junho
Data: 01/06 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Ismael Ivo
O que é: Documentário sobre o bailarino e coreógrafo de trajetória internacional, atual diretor do Balé da Cidade de São Paulo. Direção: Inês Bogéa.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook
Data: 03/06 (quarta-feira)
Conteúdo: Canteiro de Obras- Entreato
O que é: Vídeo com entrevista do coreógrafo Paulo Caldas e demais profissionais envolvidos na criação da obra. Direção: Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco (Pipoca).
Disponibilização: Vídeo na íntegra no IGTV do perfil oficial da São Paulo Companhia de Dança no Instagram
Data: 05/06 (sexta-feira), às 18h
Conteúdo: Obra à la Carte – Entreato
O que é: Transmissão da segunda obra criada especialmente para a SPCD, assinada por Paulo Caldas
Disponibilização: Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube
Data: 05/06 (sexta-feira)
Conteúdo: Podcast Contos do Balé: Episódio #03 – La Sylphide
O que é: No terceiro episódio do podcast voltado ao público infantil inspirado no livro Contos do Balé, da Editora Sesi-SP, a diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, se une a Luca Baldovino para narrar a história deste verdadeiro conto de fadas que inspirou um grande clássico presente no repertório da SPCD.
Disponibilização: Áudio na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook, também nos principais tocadores de música online (Spotify, Dreezer, iClound, entre outros).
Data: 08/06 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Jair Moraes
O que é: Documentário sobre um dos principais bailarinos da história do Balé Teatro Guaíra, importante corpo artístico de dança do Paraná. Direção: Inês Bogéa.
Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook
Data: 09/06 (terça-feira), às 10h
Conteúdo: Aula Aberta – Balé Clássico
O que é: A professora-ensaiadora da SPCD, Duda Braz, ministra uma aula pública de balé clássico, com acompanhamento ao vivo da pianista Rose Pavanelli, para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da SPCD
Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram
Data: 10/06 (quarta-feira), às 19h
Conteúdo: Obra comentada – Sechs Tänze, por Michelle Molina e Bruno Veloso
O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram na qual os bailarinos comentam um trecho da obra de Jirí Kylián e contam curiosidades e bastidores dessa criação. Na sequência, o público poderá bater um papo com eles.
Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram
Data: 11/06 (quinta-feira), às 14h
Conteúdo: Aula Aberta – Dança Contemporânea
O que é: O professor e gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, ministra uma aula pública de dança contemporânea para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da Companhia.
Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram
Data: 12/06 (sexta-feira)
Conteúdo: Webinar SPCD – Uma Roupa que Dança
O que é: Na segunda edição do webinar voltado aos profissionais ligados à dança, a diretora artística da Companhia, Inês Bogéa, aborda a relação do figurino com a cena e sua importância e evolução através do tempo.
Disponibilização: Em grupo fechado aos inscrito no Facebook, inscrições a partir do dia 01/06 em www.spcd.com.br/inscricoes.php.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!