Arraiá em casa

O mês de junho chegou e a ausência das festas juninas é um dos assuntos mais comentados das mídias sociais. Pra quem adora o clima caipira, mas não vai poder curtir da mesma forma esse ano por causa da quarentena, a pediatra do grupo Prontobaby, Patrícia Rezende, e a nutricionista Paula Tuffy listaram o que não pode faltar na sua casa para fazer um arraiá seguro com os pequenos. Confira a seguir:


Decoração
Para entreter os pequenos e entrar no clima de São João, vamos começar pela fogueira. Podemos fazer os troncos pintando miolos de papel higiênico de marrom. O fogo pode ser feito com papel celofane vermelho ou amarelo.
Espalhe várias bandeirinhas pela casa. Elas podem ser feitas com cartolina, papel, jornal ou revista. O importante é usar a criatividade. Para quem for fazer com cartolina ou papel, a dica é deixar a criança desenhar em cada uma delas ou pintar de tinta guache, fazendo com que a decoração seja super especial.
É importante alertar que em toda a decoração devem ser usadas tesouras sem ponta e tintas atóxicas com as crianças, assim evitamos acidentes domésticos e possíveis reações alérgicas.
Brincadeiras
A diversão também será adaptada para o espaço que você tem em casa. A ideia é criar um momento divertido com o seu filho. O tiro ao alvo pode ser feito com garrafas pet e uma bola de meia.
No jogo de argolas, você pode usar as mesmas garrafas pet da outra brincadeira e encher com arroz e feijão, para ficarem mais estáveis. Se você não tiver argolas em casa, não se desespere. Elas podem ser feitas com jornais, papéis e revistas enrolados com fita adesiva. Você também pode criar uma amarelinha com fita crepe na sua sala ou em outro local que tenha espaço.
A prenda não pode faltar na festa junina. Que tal fazer uma prenda diferente com o seu filho? A dica é usar a criatividade e fazer massinha em casa. Além de divertido, é um momento a dois que vocês podem se divertir bastante.
Receita massinha caseira: em uma tigela, misture dois copos de farinha de trigo e meio copo de sal. Em seguida adicione um copo de água, aos poucos e amasse bem. Adicione meia colher de chá de óleo e misture novamente. Se você tiver corante alimentício em casa, pingue algumas gotas e volte a amassar até que a cor da massinha se torne homogênea. Guarde em um saco ou recipiente bem tampado e divirta-se.

Caracterização
Nas festas juninas, cores chamativas costumam ganhar mais destaque, dando espaço para usar e abusar do vermelho, azul, amarelo, rosa, laranja e muitas outras. Deixe o seu filho escolher o que ele quer usar. É importante que a criança se sinta à vontade e feliz. Afinal é um momento que vocês vão curtir muito juntos.
Quem tiver retalhos em casa, pode costurar nas roupas das crianças e fazer um traje bem característico.
Se for usar maquiagem nas crianças para fazer as famosas pintinhas ou bigode caipira, é importante conferir a validade da maquiagem e prestar atenção se o produto é adequado para crianças. Dê preferência para produtos hipoalergênicos. Se for passar batom, não deixe de higienizar o produto com um lenço umedecido com álcool 70% antes do uso.

Comidinhas
O cardápio pode ser intercalado com pratos típicos e outras sugestões que as crianças adoram. A nutricionista Paula Tuffy deu duas receitas super fáceis para você seguir. Confira:
Pipoca colorida
Ingredientes: 1/2 xícara de chá de milho de pipoca; 1/2 xícara de chá de açúcar; 2 colheres de sopa de óleo; 1 colher de chá de corante alimentício de sua cor preferida.
Modo de preparo: Em uma panela coloque todos os ingredientes e misture bem. Leve ao fogo médio e mexa até que o milho comece a estourar. Tampe a panela e destampe somente quando estiver tudo estourado. Coloque em uma bacia e deixe esfriar. Fica crocante e delicioso.
Curau
Ingredientes: 4 espigas de milho; 1 xícara e ½ de leite; 1 vidro de leite de coco; 1 lata de leite condensado; 1 colher de margarina; canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo: Retire os grãos de milho com o auxílio de uma faca. Bata-os no liquidificador com o leite e o leite de coco. Passe o conteúdo para uma panela e acrescente os demais ingredientes, menos a canela. Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Quando estiver no ponto, coloque o curau em uma travessa ou tacinhas e polvilhe com canela.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!