Fukuwarai: divirta-se em família com este jogo japonês

Já ouviu falar de Fukuwarai (福笑い)?
Este é um jogo tradicional que começou a ser jogado durante o final do período Edo, e que durante a era Meiji foi muito popular entre famílias japonesas na época de Ano Novo. Neste jogo, uma pessoa com os olhos vendados possui um desenho com formato de rosto à sua frente e precisa completá-lo colocando nos lugares corretos as partes que faltam, como olhos, sobrancelhas, nariz e boca. Originalmente, o rosto utilizado neste jogo era chamado de Okame, ou Otafuku, e representava uma mulher bochechuda, mas com o tempo novos formatos foram aparecendo.
O nome Fukuwarai (福笑い) vem da junção das palavras fuku 福 (sorte ou felicidade) e warai 笑い (risada), e recebe este nome justamente pelas caras engraçadas que acabam sendo formadas quando o participante troca as partes do rosto de lugar, levando todos a um acesso de riso. Por isso, alguns japoneses associam este jogo ao provérbio “A felicidade vem para as casas onde há muitas risadas” (笑う門には福来る). Há quem acredite que jogar o Fukuwarai no ano ano novo faz com que a boa sorte os acompanhe durante todo o ano.
A preparação do jogo é muito simples. Você vai precisar de:
• Lápis ou canetas de várias cores;
• Papel;
• Tesoura;
• Tecido para cobrir os olhos.
Numa das folhas de papel faça o desenho do formato do rosto, depois, em outra folha desenhe várias formas diferentes de sobrancelhas, olhos, nariz e bocas. Recorte tudo e se prepare para o jogo.
DICA: Você também pode criar vários outros objetos como bigode, óculos, etc. Use a sua criatividade!
Quando estiver pronto, coloque o formato de rosto no chão e cubra seus olhos com a venda (confira se está bem colocada para que não consiga enxergar). Agora é só tentar encaixar as partes recortadas no rosto. Para isso os outros participantes podem te ajudar através de instruções. Quando terminar, retire a venda e dê boas risadas com a sua obra de arte.
Vamos brincar? Aproveite para se divertir com toda a sua família!
Assista o vídeo para saber mais 

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!