SAÚDE. Médica explica como aumentar a imunidade e evitar doenças nos dias mais gelados do inverno

A mudança repentina de temperatura afeta a saúde da população, movimentando as emergências dos hospitais, cujos atendimentos a pacientes com transtornos respiratórios chegam a 70% do total. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que as doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar entre as maiores causas de morte no mundo, e em tempos de coronavírus os cuidados devem ser redobrados.
O sistema respiratório está em contato direto com o ar que respiramos e, embora disponha de um complexo mecanismo de defesa contra agentes nocivos externos, algumas vezes essas barreiras são vencidas e, então, surgem disfunções orgânicas.
De acordo com a médica otorrinolaringologista Dra. Maura Neves Otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, as mudanças bruscas de temperatura impactam na imunidade e no sistema respiratório: “o nariz é um órgão que tem a função de aquecer, filtrar e umidificar o ar. Já estamos com o ar mais seco e com variações bruscas de temperatura, o nariz acaba sofrendo bastante e pode ter sua função comprometida. A baixa temperatura causa estresse no corpo e impacta as vias respiratórias. O nariz vai ter de trabalhar dobrado para compensar o ar gelado inspirado”, Explica.
Para evitar doenças, a médica deixa algumas dicas:
– Mantenha-se agasalhado e aquecido;
– Aumente a hidratação;
– Evite usar roupas que estavam guardadas há muito tempo — sempre tire antes para lavar e tomar sol, em especial quem tem alergias;
– Lave o nariz com soro para ajudar a remover vírus, bactéria, alérgenos, poluição e poeira, reduzindo irritações;
– Mantenha a boa nutrição;
– Tenha a caderneta de vacinação sempre atualizada;
– Pratique o distanciamento social, evite locais fechados e aglomerados.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!