UNICEF disponibiliza podcast para crianças

Em tempos de isolamento social, muitas crianças, em especial as mais vulneráveis, tiveram sua aprendizagem prejudicada por conta do fechamento das escolas. Para complementar o trabalho das instituições de ensino brasileiras e pensando nas famílias que não tem fácil acesso à internet, o UNICEF desenvolveu a iniciativa Deixa que Eu Conto, um podcast diário que está disponível gratuitamente.
O podcast é voltado para crianças entre 0 e 8 anos e convocando-os à co-criação e à imaginação, trazendo-os para serem protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagens. O programa não substitui as experiências coletivas vivenciadas no contexto das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mas garante a aproximação das famílias neste momento adverso.
Escutar o Deixa que eu conto com as crianças pode ser uma opção durante este momento de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, motivando-as a realizar atividades que estimulam a criatividade e as aproximam dos pais, irmãos, avós e quem mais estiver convivendo em casa.
Os episódios, que tem 30 minutos em média, são apresentados pelos contadores de história Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Soares. Cada podcast está dividido em quadros (contação de histórias, músicas e brincadeiras, entre outros), que podem ser usados livremente por rádios, sites, escolas, secretarias de Educação e inclusive editados para melhor se encaixar no tempo ou espaço disponível.
Semiárido e Amazônia
Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online 2019 do Cetic.br/NIC.br, 4,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade vivem em domicílios sem acesso à internet no Brasil (17% dessa população).. Com isso, a educação durante a pandemia fica ainda mais inacessível, ainda mais nas comunidades ribeirinhas da região Norte ou no Semiárido Brasileiro. Por isso, os conteúdos em áudio, mais leves e que podem ser veiculados por rádios, buscam romper essa barreira.
Para enaltecer as regiões Norte e Nordeste, e ainda fomentar a cultura local entre as crianças que nelas habitam, o UNICEF trouxe o universo do Semiárido e do Território Amazônico para o Deixa que eu conto com programas dedicados a cultura e os saberes nordestinos, indígenas, quilombolas e ribeirinhos e todo o universo folclórico dessas regiões em forma de histórias, lendas, brincadeiras, músicas, línguas e linguagens.
O Deixa que eu conto está disponível no site do UNICEF e nas plataformas digitais Spotify e YouTube. É possível também fazer o download de todos os episódios no link http://www.unicef.org/brazil/deixa-que-eu-conto. Os programas também podem ser compartilhados via WhatsApp, para que sejam divulgados em grupos de educadores, escolas, pais e famílias.
Todos os podcasts do Deixa que Eu Conto estão alinhados com os direitos de aprendizagem e campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!