Programação do CCBB São Paulo em janeiro

O Programa ‘CCBB Educativo –  Arte & Educação’ dá sequência às ações do mês de janeiro com uma programação, destinada a todos os públicos, com visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais, que podem ser presenciais com o número de participantes reduzidos, respeitando os protocolos e as orientações de segurança, e no formato digital, que, por ser à distância, possibilita acesso de públicos do Brasil e do mundo.

Para comemorar o Dia Nacional da História em Quadrinhos haverá no CCBB São Paulo, no dia 30/01, às 13h, uma oficina sobre a prática dessa técnica, que visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas. Além disso, o público também poderá acompanhar, de forma remota, o “Laboratório de Crítica: O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro” que fará uma reflexão sobre o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo.

A programação presencial também conta com visitas mediadas e patrimoniais e, ainda, as propostas do ‘Lugar de Criação’. O público também poderá realizar, no formato digital, os cursos ‘Transversalidades’ e ‘Processos Compartilhados’, assim como os encontros na plataforma ‘Múltiplo Ancestral’. Confira a programação completa abaixo.

Para mais informações sobre a programação e inscrições para as atividades, acesse o site: https://www.ccbbeducativo.com

Programação presencial CCBB São Paulo

16 a 31 de janeiro, às 10h30 e às 16h30 – Visitas Patrimoniais

Nessa atividade, os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas, com ênfase no patrimônio e na história do Banco do Brasil e do CCBB São Paulo.

Visita 1: O Centro Cultural Banco do Brasil e a cidade de São Paulo

Os participantes poderão acompanhar um percurso para conhecer a história do CCBB em São Paulo, explorando aspectos de sua arquitetura e território em diálogo com a cidade, o triângulo histórico e a memória do centro que constituem um importante patrimônio das artes e cultura.

Visita 2: Descobrindo o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Nesse encontro, a visita vai percorrer os espaços do CCBB abordando a história do prédio, suas referências e curiosidades, serão mostrados os processos de restauração e reforma para instalação do Centro Cultural na virada do século, além da visita ao cofre secreto!

Atividade tem 1h de duração | lotação de 6 pessoas | acessível em Libras somente aos sábados | CCBB São Paulo | quartas, sextas, sábados e domingos

Todos os sábados, às 14h30 – Lugar de Criação

Essa atividade propõe realizar o convívio e o diálogo com as artes e temáticas atuais, em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos.

Dia 16/01- Oficina de Saberes

Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz.

Dia 23/01 – Jogos de Arte

Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

Dia 30/01 – Oficina de Artes

Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode estar acompanhado por até 04 pessoas de sua família.

30/01 – às 13h – Dia Nacional da História em Quadrinhos

No dia nacional da história em quadrinhos participe conosco de uma prática dessa linguagem. A oficina visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas.

Atividade tem 1h de duração | Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até 04 pessoas de sua família | Local no mezanino ou auditório | Classificação indicado para pessoas acima de 5 anos.


Programação online

14/01, quinta, às 14h – Laboratório de Crítica (Digital)

“O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro”

O laboratório de crítica propõe uma reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio. Neste encontro, a curadora Mariana Souza irá compartilhar o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo e os processos de revisão das imagens canônicas.

Duração de 4h | Evento gratuito | Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com

16/01, sábado, às 10h – Múltiplo Ancestral (Digital)

O tema do Múltiplo Ancestral do mês de janeiro é música! A canção inédita “Dançar, dançar”, produzida para o CCBB Educativo, é uma homenagem a uma das maiores expressões culturais do Brasil: a dança. Fernando Leme, ator e diretor de teatro, apresenta com toda a sua diversidade e pluralidade, ritmos propriamente brasileiros como o samba, o forró, o maracatu, a dança é uma manifestação democrática independente de raça e presentes em todas as regiões do país.

Classificação indicativa para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo https://www.ccbbeducativo.com

20/01, quarta, às 19h – Transversalidades (Digital)

“Educação e Natureza”

Nesse encontro, os educadores Fred Beherends e Kau Clarke apresentam o curso voltado para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.

Duração de 2h | acessível em Libras | Vagas: 500 | encontro em formato webinar na plataforma Zoom | Livre para todos os públicos | Inscrições: www.ccbbeducativo.com

22/01, sexta, às 10h – Lugar de Criação (Digital)

“A Escala de Cores da Minha Casa”

Visando a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias, o Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. A proposta aqui é descobrir as cores das casas de alguns artistas, a partir da arquitetura, dos objetos e ao redor.

Classificação indicativa para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

26/01, terça, às 10h – Com a Palavra (Digital)

Nesta edição, Giulia Giovani, da LACICOR/CECOR(Laboratório de Ciência da Conservação), vai abordar a produção artística presente na exposição “Ivan Serpa: a expressão do concreto”. O debate se desenvolve desde a produção de Serpa no período concreto da década de 1950, sua metodologia de trabalho, atuação como professor, pesquisador e experimentador, perpassando a temática de técnicas e materiais utilizados pelo artista, até os desafios ligados à conservação e restauração de algumas de suas obras.

Duração de 1h | Classificação indicativa para pessoas acima de 10 anos | acesso e inscrição no www.ccbbeducativo.com

28/01, quinta, às 14h – Processos Compartilhados (Digital)

“A Produção de Trailer no Cinema”

Nesta atividade, Ricardo Mehedff, montador, diretor e produtor, vai investigar as origens dos Trailers desde a década de 1930, e sua evolução nos últimos 80 anos, as técnicas usadas para criação e montagem do Trailer e também do Teaser. Além disso, o diretor apresentará um pouco sobre sua trajetória nesse ramo, trabalhos realizados em Hollywood e na indústria do cinema brasileiro desde os anos 90.

Classificação indicada para pessoas acima de 16 anos | Evento gratuito | 100 vagas | Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!