Faber-Castell cria websérie na qual especialistas tiram dúvidas e dão dicas para estimular a criatividade de crianças e adolescentes

Um tema recorrente de conversas entre pais é como definir as atividades adequadas para encorajar crianças e adolescentes a desenvolverem um pensamento criativo e, assim, capacitar adultos para serem felizes e bem-sucedidos na vida pessoal e profissional. Para apoiar essas conversas, que ganharam ainda mais força no momento atual, a Faber-Castell lança no YouTube o SAC (Serviço de Atendimento à Criatividade) . Uma websérie com minidocumentários, no qual especialistas respondem questões reais de mães, pais e responsáveis.

O SAC inclui seis episódios, nos quais, de forma leve e descontraída, especialistas respondem a perguntas ligadas à criatividade de crianças e adolescentes. A cada minidocumentário é debatido um tema diferente, incluindo: como entender o que é a criatividade; como é possível estimular o pensamento criativo na quarentena; como o excesso de conteúdo (multi tela) impacta no desenvolvimento de habilidades criativas; como equilibrar as tarefas no dia a dia; qual o papel da escola em relação ao tema; e como a criatividade impacta no desenvolvimento emocional.

Quem abre e encerra o ciclo de conversas é a psicóloga, arte educadora e arte terapeuta, Bianca Solléro. Além dela, outros cinco especialistas, também referências no assunto, conduzem as conversas: Ana Carolina Dorigon, pedagoga e especialista em neurociência; Alessandra Mazotta, psicanalista e educadora; Patrícia Marinho, fundadora do canal Tempo Junto; e Rosa Bertholini, pedagoga, fundadora e diretora da Casa de Aprendizagens.

Vale destacar que, atualmente, a Faber-Castell já oferece uma série de atividades voltadas a estimular o pensamento criativo. Entre elas, a marca oferece em sua plataforma de cursos online um leque de aulas interativas. Para as crianças, alguns dos temas mais procurados são: Qualquer coisa é qualquer forma, ensina como um traço qualquer pode se tornar uma ilustração incrível; Criatura vs Monstro, ensina a criar animais surreais a partir de formas geométricas; e Criatividade nas Redes Sociais, ensina a criar gifs, stories criativos, stickers e muito mais. Já para os adolescentes, o curso de Criatividade é ideal para desmistificar a complexidade dessa habilidade. Entre as temáticas abordadas estão ambientes criativos, bloqueios, exploração de repertório, entre outros. Tudo isso de maneira divertida, lúdica e contextualizada com práticas criativas.

Além disso, a empresa oferece o Hora da Invenção, uma dinâmica de 1h30 ministrada para pequenos grupos de crianças ao vivo, que traz a experiência do Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell para o ambiente virtual. Voltado a crianças de 6 a 12 anos, a atividade desenvolve habilidades socioemocionais importantes para o século 21 como a criatividade, pensamento crítico e comunicação.

Outra iniciativa importante é o Programa de Aprendizagem Criativa presente nas escolas. Com ele a sala de aula se transforma em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. No cenário atual, o plano de atividades também foi ajustado para o ambiente virtual. Assim como no modelo presencial, os Micromundos são usados como “fios condutores” para que cada atividade estimule e favoreça a criação de projetos que sejam pessoalmente significativos para os alunos, dentro de um contexto que incentive a colaboração, a expressão pessoal e a exploração livre dos materiais, técnicas e ideias.

Segue o roteiro de conteúdo do SAC (Serviço de Atendimento à Criatividade):

Tema 1 – Criatividade: que história é essa?

https://youtu.be/y6OQfKseKcM

Especialista: Bianca Solléro

Tema 2 – Quarentena: como as crianças podem estimular a criatividade no isolamento?

https://youtu.be/Zdfd590rtNk

Especialista: Ana Carolina Dorigon

Tema 3 – Geração multitela: o excesso de conteúdo desenvolve ou atrapalha a criatividade?

https://youtu.be/WNMKN017f2Y

Especialista: Alessandra Mazotta

Tema 4 – Rotina: como equilibrar tarefas, liberdade e ócio criativo?

https://youtu.be/E183jHsRIos

Especialista: Patrícia Marinho

Tema 5 – Escola: qual é o papel no desenvolvimento criativo?

https://youtu.be/R2JGBXrxq0k

Especialista: Rosa Bertholini

Tema 6 – Lidando com as emoções: como o desenvolvimento criativo ajuda o desenvolvimento emocional?

https://youtu.be/msZcrI64qj8

Especialista: Bianca Solléro

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!