Manifestações culturais dos povos originários são tema da programação on-line das Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, disponibilizam em abril atividades que promovem a reflexão dos povos originários no mês em que o Dia do Índio é celebrado. A programação acontece pelo Facebook e YouTube das Fábricas de Cultura.

O livro Pequenas Guerreiras do autor indígena Yaguarê Yamã será tratado neste vídeo disponibilizado no YouTube das Fábricas de Cultura no dia 14 de abril às 11h. Será abordada a história das guerreiras Amazonas do livro de Yamã, celebrando os povos originários com um ótimo livro infantil.

Na atividade Márcia Kambeba e a narrativa das artes autorais indígenas, Márcia apresentará uma junção de artes que carrega e utiliza para cumprir a missão de levar saberes e dialogar com todos. Em formato de vídeo, apresentará a música intitulada Cuara Açú (grande caminho), poesias “índio eu não sou”, “pintura sagrada”, “árvore da vida” e “Amazônia”. Exibirá também um foto varal, com fotografias feitas nas vivências de povos nas aldeias, entre elas, a aldeia Tururucari Uka, do povo Kambeba no AM, mostrando a relação dos povos com a natureza e o bem viver. Por fim, conversará sobre a importância do direito autoral para a salvaguarda do patrimônio material e imaterial dos povos originários. O vídeo estará disponível no Facebook no dia 15 de abril às 17h.

Em seu livro Crônicas de São Paulo: um olhar indígena, o escritor Daniel Munduruku, revela a origem de diversos nomes de bairros paulistanos. A atividade será realizada de forma on-line, por meio de vídeo disponível no Youtube no dia 16 de abril às 11h.

A líder indígena, artista, poeta e feminista, Tamikuã Txihi, apresentará um lago dentro da comunidade Tekoa Itakupe, Terra Indígena Jaraguá, habitada pelo povo Guarani Mbyana, região noroeste da cidade de São Paulo e convida o público a refletir sobre a importância da água, não só para os povos indígenas, mas para a humanidade. A atividade será realizada pelo Facebook no dia 17 de abril às 16h.

O documentário A tríade de Gaia e Cummaji, o sabor tempera o costume mostra toda a sabedoria dos povos indígenas na comunidade de São Marcos (Roraima), de como a população extrai suas fontes de energias da terra.Dirigido por Irmânio Sarmiento, o documentário é estrelado pelo arqueiro Macuxi Denivaldo Trajano Raposo, e conta com músicas de Riocardo Nogueira e Victoria Soto Mast. O filme estará disponível no dia 18 de abril às 17h pelo YouTube.

A contação da história Apuka vai mostrar como a imaginação pode nos levar a lugares incríveis e distantes, mesmo sem sair de casa. Apuka é uma menina indígena Tembé- Tenerehar (grupo indígena residente nas terras às margens dos rios Gurupi e Guamá), muito brincalhona e que tem como brincadeira favorita imaginar sobre o desconhecido, sobre como outras crianças vivem. A história será contada por meio de vídeo disponibilizado no Youtube a partir de 19 de abril às 15h.

Fábrica de Cultura Jaçanã

PEQUENAS GUERREIRAS -YAGUARÊ YAMÃ

14/04 – quarta-feira – 11h às 12h

Faixa Etária: maiores de 10 anos

Youtube das Fábricas de Cultura

MEDIAÇÃO DE LEITURA: ” CRÔNICAS DE SÃO PAULO: UM OLHAR INDÍGENA” DE DANIEL MUNDURUKU

Cultura Geral

16/04 – sexta-feira – 11h às 12h

Faixa Etária: Atividade Livre

Youtube das Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Brasilândia

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – APUKA

Cultura Geral

Coordenação: Biblioteca Fábricas.

19/04 – segunda-feira – 15h às 16h

Faixa Etária: Atividade Livre

Youtube das Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Capão Redondo

MÁRCIA KAMBEBA E A NARRATIVA DAS ARTES AUTORAIS INDÍGENAS

Cultura Tradicional

Contação de histórias, Cultura Indígena, Fotografia, História/Filosofia, Literatura, Música, Performance

15/04 – quinta-feira – 17h

Faixa Etária: Atividade Livre

Facebook das Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

A ÁGUA – COM TAMIKUÃ TXIHI

Cultura Tradicional

Cultura Indígena

17/04 – sábado – 16h

Faixa Etária: Atividade Livre

Facebook das Fábricas de Cultura

A TRÍADE DE GAIA E CUMMAJI, O SABOR TEMPERA O COSTUME | DIREÇÃO: IRMÂNIO SARMIENTO

Cinema

Cultura Indígena

18/04 – domingo – 17h

Faixa Etária: a partir de 12 anos

Participação: Aberta ao Público

YouTube das Fábricas de Cultura

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!