Japan House São Paulo: Confira a programação do projeto #JHSPONLINE

Como parte da programação da Japan House São Paulo apresentada diariamente nas redes sociais oficiais da instituição, o projeto #JHSPONLINE aborda um conteúdo amplo sobre o Japão de hoje e proporciona acesso a informações, atividades e curiosidades sobre o país. Para a quinzena que se inicia em 19 de abril, os assuntos abordados destacam a minissérie sobre como está a cidade a 100 dias dos Jogos Olímpicos, os mangás e a literatura japonesa, além da continuação dos eventos relacionados ao Shodō e o design de embalagens.

Já no dia 24, às 17h, o “Ciclo de Mangá- Japão nos quadrinhos”, abordará as histórias dos mangás sob duas perspectivas: do visual e da representação da cultura nipônica. Na ocasião, será discutido sobre o que é possível conhecer sobre o Japão, como: elementos geográficos, históricos ou culturais, traços cotidianos ou tradicionais, além dos costumes e práticas apresentadas nas histórias.  Entre os títulos abordados estarão: Genshiken, de Kio Shimoku, que conta a história de um grupo de estudantes colegiais unidos por seus hobbies em comum e suas experiências no mundo dos aficionados. Começa com a introdução de Kanji Sasahara, um calouro tímido e inseguro da universidade de Shiou que decide se juntar a um clube que aprecie de verdade o que ele é: um Otaku; e Arakawa Under the Bridge, de Hikaru Nakamura, que conta a jornada do personagem Kou Ichinomiya que possui uma grande dívida com Nino, que salvou sua vida. Nino rejeita todas as ofertas mundanas de dinheiro e pede para Kou ensiná-la sobre o amor. Desta forma, Kou passa a viver debaixo do rio Arakawa, junto com Nino e diversos personagens excêntricos para passar seus conhecimentos.

A iniciativa “JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” reaparece nessa quinzena no dia 27. O convidado desta vez é Fred Gelli, CEO do tátil design, agência que utiliza o “design como ferramenta de articulação multidisciplinar, capaz de compreender as demandas e desejos das pessoas”. Gelli comenta sobre o design das embalagens premiadas pela Japan Package Design Association.

No mesmo dia, às 16h, o evento “Conversas com o Educativo – Ma no Cinema: Pausas e Intervalos”, discute o termo Ma 間, um elemento cultural muito presente no cotidiano nipônico, que pode referir-se ao espaço vazio ou intervalo de tempo. O encontro apresentará exemplos de trechos de obras do cinema, japonês, assim observando como esse elemento está presente na criação artística, revelando outras maneiras de pensar relacionando o tempo e o espaço no cinema.

Encerrando a minissérie, no dia 28 de abril, às 11h, a JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos, traz o terceiro e último episódio, “Metrópole em expansão”, que destaca a Baía de Tóquio, área que concentra a maior parte das instalações esportivas da atual edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que terá a estreia de esportes populares no Brasil, como o skate e surf. O Ariake Urban Sports Park é o lugar onde acontecem os eventos de esportes radicais como Mountain Bike e Skate, que ambos estreiam no programa olímpico nos Jogos de Tóquio. Explorando a ilha de Odaiba, Piti Koshimura passeia pelos principais marcos da região, como a praia artificial e a famosa Rainbow Bridge, uma ponte pênsil que atravessa o norte da Baía de Tóquio, no Japão.

No dia 29, acontece mais uma edição “Clube de Leitura”, agora sobre o livro “Terráqueos, de Sayaka Murata”, em que a narradora se identifica como extraterrestre e narra o seu convívio com os terráqueos, habitantes da Terra. O romance destaca mascotes imaginários, poderes mágicos e jornadas relacionadas à complexidade da sociedade e seus tabus. O convidado desta edição é o escritor Julián Fuks, ganhador do Prêmio Jabuti (2016), na categoria Livro do Ano de Ficção e Melhor Romance, com a obra “A Resistência”. Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, os encontros do clube trazem livros traduzidos diretamente do japonês para o português, ampliando o acesso dos brasileiros a esse universo literário.

Para fechar a programação da segunda quinzena, o encontro online “Conhecendo Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão”, acontece no dia 30 e aborda pontos em torno das embalagens japonesas conhecidas por serem cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade. Serão apresentados alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens. 

 

Confira abaixo a programação completa entre 19/04 a 30/04:  


Artigo: DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa – Usenfūma

Quando:  19 de abril (Segunda-feira)

Onde: Redes sociais da Japan House

A exposição “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”, em cartaz na Japan House São Paulo, traz uma série de mensagens a partir da arte do shodō, desenvolvida pela artista Shoko Kanazawa, conhecida por inspirar e expressar amor e esperança por meio de seus traços expressivos na arte milenar da caligrafia japonesa. No dia 19, a instituição publica artigo sobre os significados e possíveis interpretações da expressão Usenfūma, que traduzido para o português significa “a chuva lava, o vento lapida”.

 

Vídeo: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  20 de abril (Terça-feira)

Onde: Redes sociais da Japan House

 

No dia 20, será exibido o “Vídeo: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” com a participação de Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori, que comenta sobre a exposição ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’, que celebra o design de embalagens premiadas pela Japan Package Design Association.

Artigo: Karate em Tóquio 2020

Quando:  21 de abril (Quarta-feira)

Onde: Redes sociais da Japan House

Em comemoração ao grande evento esportivo que irá ocorrer em Tóquio este ano, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a instituição destaca o artigo, “Karate em Tóquio 2020”, no dia 21. O tópico aborda a estreia desse esporte na competição que será disputado entre homens e mulheres, classificados em três categorias de peso. A disputa acontecerá no Nippon Budokan, ginásio conhecido como o lar das artes marciais japonesas e que preserva sua arquitetura imponente, trazendo lembranças das históricas competições de judô e datas importantes que ali ocorreram. 

Vídeo: #JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos – “Episódio 2 – Entre o antigo e o moderno”

Quando:  21 de abril (Quarta-feira), às 11h

Onde: YouTube da Japan House São Paulo

No mesmo dia, às 11h, a minissérie #JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos destaca o vídeo “Entre o antigo e o moderno”, que exibe um tour feito pela Piti Koshimura, produtora de conteúdo e autora do blog Peach no Japão, junto com a guia turística Meg Yamagute, onde passeiam por locais importantes no contexto dos Jogos. Entre eles, Nippon Budokan, palco da estreia do judô no programa olímpico durante a edição de 1964; o Palácio Imperial que é a residência oficial do imperador do país; a Estação de Tóquio, dos famosos shinkansen, os trens-bala japoneses que fizeram sua estreia pouco antes dos Jogos Olímpicos de 1964; e o Fórum Internacional de Tóquio, local que recebe as provas de levantamento de peso deste ano. Além disso, Piti apresenta a região onde estão localizados a Vila dos Atletas, o Centro de Mídia e traz os aspectos urbanos dos icônicos bairros de Yurakucho e Ginza.

 

Evento: Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa

Quando:  23 de abril (Sexta-feira), às 17h

Onde:  Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/KanazawaOn

No dia 23, às 17h, a área do Educativo da instituição promove a conversa “Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”. A caligrafia japonesa – que representa a prática disciplinar e visa dar vazão às emoções por meio da escrita – ganha ainda mais destaque pelas mãos da artista Shoko Kanazawa, que desde pequena transmite suas mensagens de amor e esperança por meio de suas obras. A participação independe da visita à exposição e o encontro online discute sobre a expressão dos ideogramas japoneses sob o olhar da artista.

Evento: Ciclo de Mangá- Japão nos quadrinhos

Quando:  24 de abril (Sábado), às 17h

Onde:  Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/CicloManga

 

Vídeo: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  27 de abril (Terça-feira)

Onde: Redes sociais Japan House

 

Evento: Conversas com o Educativo – Ma no Cinema: Pausas e Intervalos

Quando:  27 de abril (Terça-feira), às 16h

Onde:  Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/MaNoCinema

 

JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos / Episódio 3 – Metrópole em expansão

Quando:  28 de abril (Quarta-feira), às 11h

Onde:  YouTube da Japan House São Paulo

Evento: Clube de Leitura – Terráqueos, de Sayaka Murata

Quando:  29 de abril (Quinta-feira)

Onde: Zoom

Inscrições obrigatórias: bit.ly/3qgUSYq

Evento: Conhecendo Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  30 de abril (Sexta-feira), às 17h

Onde: Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/EmbalagensOn

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   

Site: https://www.japanhousesp.com.br  

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

  

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.  

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!