No Dia da Terra, Programa Clorofila celebra a natureza com atividades educativas virtuais de preservação socioambiental

A comemoração do Dia da Terra, em 22 de abril, reforça a mensagem global de como é importante proteger o meio ambiente para garantir um mundo melhor para as próximas gerações. Pensando no hoje, em atividades práticas, na coletividade e em como instigar novos hábitos, é que o Programa Clorofila de Educação Ambiental promove a “EcoGincana Clorofila” online para engajar jovens e crianças na adoção dos novos hábitos mais sustentáveis e mais saudáveis, tudo com muita diversão.

“Estamos jogando luz sobre a importância de promover o hábito de pesquisar e inserir as práticas sustentáveis no dia a dia dos pequenos. Aliamo-nos às escolas da região para adaptar a rotina do ano letivo para dentro da casa dos estudantes”, destaca Beatriz Almeida, diretora-adjunta de Marketing da Sobloco, empresa responsável pelo programa. “Depois de ensinar e incentivar os jovens a cultivarem hortas em suas casas, lançamos agora a EcoGincana com uma proposta de torná-los grandes protagonistas em seus ambientes domésticos na adoção de hábitos mais conscientes e sustentáveis. Consumo consciente, desperdício, separação de lixo, alimentação saudável são alguns dos temas dos desafios que foram criados no ambiente digital para unir mentes a favor da natureza”, revela Beatriz.

A história do Clorofila, no entanto, não se retém apenas a essa programação especial. Em Bertioga (SP), o Programa Clorofila de Educação Ambiental completa 29 anos de atividades ininterruptas. A Eco Gincana, por exemplo, é mais um resultado desse esforço e encontra seu público nas escolas da rede pública e particular da cidade, visando promover a educação ambiental dentro dos lares dos alunos.

Todas as atividades da gincana foram pensadas para permitir a prática de atividades dentro de casa, de maneira educativa e, ao mesmo tempo, divertida. São vários tipos de desafios, dentre eles: monitore o consumo de água em casa, separe o lixo, cozinhe e alimente-se saudavelmente, troque ou doe e outras. A programação leva em conta as restrições da pandemia.

Para elaborar a programação, o Clorofila usou da preocupação com a Terra para refletir o papel dos educadores e como engajar os alunos, as escolas parceiras e criar novos influenciadores com consciência sobre preservação ambiental. “Migrar para o ambiente virtual foi a saída encontrada”, explica a educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila, Cristina Peres. “As escolas parceiras continuam vinculadas aos conceitos e às práticas, por meio de atividades online de fácil acesso. Isso fortalece a troca entre alunos e professores”, finaliza.

Como participar

O Programa propõe a cada semana um desfio diferente. Cada professor ou coordenador pedagógico que quiser aderir à Eco Gincana repassa para uma classe de alunos o desafio da semana e recebe deles o material que comprove o cumprimento da tarefa, em forma de fotos, vídeos ou relatos, dependendo do caso. Ao final de um mês, os educadores repassam os materiais dos alunos ao Programa Clorofila. Se é aluno, pergunte da Eco Gincana para o seu professor.

Rosana Parada, coordenadora pedagógica e chefe da divisão de acompanhamento e avaliação da secretaria de educação de Bertioga, adorou a proposta. “A EcoGincana é um excelente material, com temas relevantes, apresentado de maneira lúdica, com desafios a cumprir. O 2º desafio, por exemplo, é superinteressante pois foca no ‘lixo que não é lixo’, incentivando as trocas do que não precisamos mais, a higienização das embalagens e por fim uma produção textual. E por ser um game, onde precisam passar de fase, torna o recurso pedagógico de fácil acesso e compreensão. Estimula a construção do conhecimento e possibilita ao professor um acompanhamento da aprendizagem dos alunos”.

Importante lembrar que a EcoGincana não é uma atividade curricular. “Dependemos da motivação do professor em propor os desafios aos alunos. Nos surpreendemos com a receptividade, atualmente estamos com mais de 200 alunos participando ativamente da gincana”, ressalta Beatriz Almeida.

Sobre o Clorofila

O Clorofila destaca-se pela diversidade das frentes de trabalho, que compreendem a produção e manejo de hortas nas escolas, culinária saudável, cursos para jovens, plantios, oficinas de reciclagem, Prêmio Atitude Ambiental e outras. A aposta é que o professor é o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público que o programa espera formar. Ao longo desses 29 anos, o Programa envolveu diretamente mais de 20 mil alunos, de 25 escolas, dentre estaduais, municipais e privadas, em suas diversas atividades.

Desafio da primeira semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-desafio-1-web/full-view.html

Desafio da segunda semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-2_lixo_b/full-view.html

Desafio da terceira semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-3_lixo_b/full-view.html

Desafio da quarta semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-4_meu-corpo-web/full-view.html

Desafio da quinta semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-5_comer-comer-_1/full-view.html

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!