Doe sangue. Salve uma mãe.

A campanha “Doe Sangue. Salve uma mãe”., lançada neste Dia das Mães, A H. Hemo, maior rede de hemoterapia do Brasil, O grupo procura trazer conscientização a respeito de um problema sério e pouco conhecido, que ocorre em cerca de 2% dos partos e leva à morte aproximadamente 140 mil mulheres por ano, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. O objetivo é convidar a população a doar sangue, ato que pode salvar vidas de muitas parturientes.

Segundo estudo de 2018 da Organização Panamericana de Saúde, a hemorragia pós-parto (HPP) é definida quando a paciente apresenta um grande sangramento em um curto espaço de tempo, geralmente em razão da falta de contração do útero logo depois do nascimento do bebê. A entidade atesta que a HPP é a principal causa de morte materna em países em desenvolvimento.

As transfusões de sangue estão entre os tratamentos recomendados, já que em grande parte dos casos é necessário restaurar a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Nesses casos, a rapidez no atendimento é primordial. “Somos uma empresa com atuação nacional com robusta rede de postos de doação de sangue, possibilitando o atendimento do paciente com o sangue certo, em quantidade correta e no momento que ele se faz necessário”, diz Gustavo Duarte, diretor médico da H. Hemo. “Contamos com uma estrutura de bancos de sangue interligados que conseguem manter os estoques de sangue suficientes para suporte a estas emergências, mas para tal precisamos da colaboração fundamental dos doadores de sangue.”

Após um episódio de hemorragia pós-parto não é incomum que a mulher fique com anemia por semanas, razão pela qual muitos médicos prescrevem medicamentos contendo ferro. O tempo médio de tratamento, até que a mulher que apresentou quadro de anemia venha a ter restaurados seus estoques de ferro é de cerca de quatro a seis meses.

O aprimoramento dos cuidados de saúde para mulheres, com acompanhamento pré-natal adequado, e assistência durante o trabalho de parto para prevenir e tratar a HPP, é uma etapa essencial para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Organização das Nações Unidas, com os quais o Grupo H. Hemo segue alinhado.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!