SEIS dicas para ajudar as crianças com o aprendizado da matemática

Comemorado no dia 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática é um lembrete sobre a importância do estudo das ciências exatas. Com a volta às aulas acontecendo no modelo híbrido, ou seja, formato ao qual os alunos intercalam as aulas presenciais com as remotas, o objetivo é que, aos poucos, os profissionais da educação coloquem os conteúdos perdidos em dia. 

Pensando em cada vez mais auxiliar na aprendizagem das crianças, especialmente neste momento da pandemia, a Smartick, método online de aprendizagem de matemática para crianças entre 4 e 14 anos, conta com exercícios gerados em tempo real, de acordo com uma série de variáveis que são analisadas continuamente.

Auxiliar os pequenos nas atividades matemáticas não é uma tarefa fácil. Por este motivo, o Javier Arroyo, co-fundador da Smartick, separou seis dicas para ajudar as crianças com o aprendizado da matemática:

1- Incentive-os a jogar jogos relacionados à matemática. Qualquer jogo que tenha dados ajudará as crianças a apreciar a matemática e a desenvolver o senso numérico.

2- Sempre apoie seus filhos quando estiverem resolvendo problemas de matemática e não diga que estão errados. Por exemplo, se a criança multiplica 4 × 3 e acha que o resultado é 7, ao invés de dizer a ele que está errado diga: “Eu entendo o que você está pensando. Você está usando o que já sabe sobre adição e, portanto, o resultado dá 7, mas quando nos multiplicamos temos 4 grupos de 3 unidades cada”.

3- Não é essencial associar matemática com velocidade nas primeiras etapas. Essa é a melhor maneira de causar ansiedade na criança. Embora o objetivo de médio e longo prazo seja conseguir agilidade, não fique nervoso se eles forem muito lentos no início.

4- Nunca diga que não foi bom em matemática na escola ou que não gosta, principalmente se você for mãe. Quando as mães compartilham essa ideia com suas crianças, constata-se que suas notas caem.

5- Incentive-os a ter uma noção dos números, a ter uma ideia sobre o tamanho dos números e como combiná-los de maneira flexível. Isso é o que diferencia os alunos que estão indo bem em matemática daqueles que estão indo mal. Por exemplo, para adicionar 29 + 56 é mais fácil mover 1 de 56 para 29 e adicionar 30 + 55. Essa flexibilidade na manipulação de números é chamada de sentido de número, e é muito importante.

6- O mais importante de tudo é ter uma mentalidade construtiva, estar ciente de que tem um potencial ilimitado e que o sucesso na matemática exige esforço e trabalho. Os alunos com uma mentalidade construtiva se saem muito melhor na escola e na vida em geral. 

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!