Peça sobre emoções “BERENICES” online em teatros públicos do munícipio de São Paulo.

Nesse momento pandêmico, de isolamento, mais do que nunca é necessário falar do que se sente. Muitas pessoas, tanto adultos como crianças, têm apresentado alterações de humor, tristeza, ansiedade, depressão e medo. E a arte é uma forma de entrar em contato com esses sentimentos, vivenciá-los e significá-los. Imagine conseguir ver seus sentimentos, pensamentos e sensações tomarem forma?

É justamente isso que a obra audiovisual BERENICES faz. Conta a história da pequena Berenice e seu encontro consigo mesmo e suas emoções. A chegada de um irmãozinho dispara na menina uma explosão de sentimentos. O título em plural sugere quantas versões de si mesma Berenice conhecerá ao longo da história. Uma jornada íntima de descoberta de um mundo interior povoado de sentimentos, por vezes contraditórios, que podem se expandir ou serem controlados de acordo com metáforas visuais construídas pelos artistas em cena, através da linguagem do teatro de bonecos e das máscaras.

Serão 05 teatros que receberão a obra audiovisual “Berenices”: Teatro Cacilda Becker, Arthur de Azevedo, Paulo Eiró, João Caetano e Alfredo Mesquita.  A exibição será transmitida simultaneamente na página do Facebook e no canal do YouTube dos teatros e, também, nas mídias sociais do grupo Morpheus Teatro. Ao final de cada sessão, será aberta uma sala de conversa para que público e artistas possam interagir, abrindo um espaço de troca de saberes, percepções e sentimentos entre criadores e público, onde se possa conhecer desde particularidades como a construção desses bonecos e máscaras até as questões mais subjetivas da obra.

A ARTE É VITAL

O grupo compartilha um pensamento há anos: de que a arte é vital para as pessoas. Ela vai na contramão da visão massificada do ser humano, vai além do aparente. Ela exercita esse poderoso músculo que é o coração, e ao lidar com as emoções fortalece e estimula a empatia. Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. E não há como não ver como esta pandemia está expondo o quanto nos importamos (ou não), o quanto agimos empaticamente (ou não) em relação aos outros, zelando pelo bem estar coletivo.

A arte nos salva da barbárie, nos convida para o universo da sensibilidade e da conexão. E a história da Berenice é um convite para o indivíduo conhecer a si próprio, através da saga da menina. No final da história ela descobre que: “O mundo é um lugar cheio de pessoas e cada pessoa é um mundo”.


Temporada on-line nos teatros do município de São Paulo

Teatro Cacilda Becker

Dia: 08 e 09 de maio, Sábado e Domingo às 16 Horas

Local da transmissão: https://www.facebook.com/TeatroCacildaBeckerSP e https://youtube.com/TeatroCacildaBeckerSP

 

Teatro Arthur de Azevedo

Dia: 15 e 16 de maio, Sábado e Domingo às 16 Horas

Local da transmissão: https://www.facebook.com/teatroarthurazevedosp e https://www.youtube.com/teatroarthurazevedosp

 

Teatro Paulo Eiró

Dia: 22 e 23 de maio, Sábado e Domingo às 16 Horas

Local da transmissão: https://www.facebook.com/teatropauloeiro

 

Teatro João Caetano

Dia: 29 e 30 de maio, Sábado e Domingo às 16 Horas

Local da transmissão: https://www.facebook.com/teatropopularjoaoca e https://www.youtube.com/teatropopularjoaoca

 

Teatro Alfredo Mesquita

Dia: 05 e 06 de junho, Sábado e Domingo às 16 Horas

Local da transmissão: https://www.facebook.com/teatroalfredomesquita e https://www.youtube.com/teatroalfredomesquita

As transmissões também serão realizadas nas mídias do grupo

Facebook do Grupo Morpheus Teatro:

https://www.facebook.com/GrupoMorpheusTeatro

Canal do Youtube:

https://www.youtube.com/c/MorpheusTeatro

Duração do evento:

48 minutos exibição audiovisual e 30 minutos sala de conversa com artistas

Classificação Livre

Teatro de bonecos e máscaras

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!