PinaFamília digital incentiva a produção de desenho inspirada em obra de Arnaldo Ferrari

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga o segundo vídeo-oficina do PinaFamília que agora está em formato digital. A mais recente produção do Núcleo de Ação Educativa (NAE) do museu propõe uma atividade lúdica e didática inspirada na obra Composição (1974), de Arnaldo Ferrari, e já está disponível nas redes sociais e site da Pina. O objetivo é que todos, em casa, possam brincar e aprender sobre artes visuais.

Na obra Composição, o artista Arnaldo Ferrari usa formas geométricas, linhas retas e algumas curvas para criar uma paisagem. Com apenas lápis, papel, lápis de cor ou ainda tintas coloridas, a equipe do NAE nos provoca de forma divertida a observar a paisagem ao nosso redor e realizar um desenho substituindo os contornos por formas geométricas simples. O resultado da dinâmica pode ser compartilhado nas redes sociais com a #pinafazarte. Veja o vídeo aqui.

O primeiro vídeo-oficina, disponibilizado em 11 de abril, detalha a obra Legalizamos o amor, do artista mineiro Randolpho Lamonier, produzida com retalhos de tecido e bordado. (veja aqui ). No vídeo, o NAE convida a todos a expressarem seus sonhos/perspectivas por meio de uma criação com retalhos de tecidos, barbante, caneta hidrocor, entre outros materiais bem fáceis de encontrar.

PinaCanção

Além do vídeo-oficina do PinaFamília, está disponível, no site do museu (www.pinacoteca.org.br) e no canal do YouTube/PinacotecadeSãoPaulo, o espetáculo PinaCanção – uma história cantada entre pinturas. A produção faz parte da programação regular do PinaFamília em formato digital. Desde o ano passado, o espetáculo apenas está disponível na versão online.

Criado por Hélio Ziskind, diretor musical do Cocoricó, exibido na TV Cultura, PinaCanção – uma história cantada entre pinturas mostra a história de dois personagens que se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. O espetáculo, que reúne música, teatro e artes visuais tem 40 minutos.

PinaFamília

O PinaFamília é um projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), destinado a grupos familiares de todas as idades. A iniciativa marcava o segundo domingo de cada mês e, antes da pandemia, estava em operação desde 2014. A programação deve retornar presencial, quando for possível, com as adaptações necessárias para receber seus visitantes.

Em 2021, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de BB Seguros, Verde Asset Management, BNY Mellon e Bloomberg Philanthropies.

PinaFamília digital

Todo segundo domingo do mês

Vídeos oficinas em www.pinacoteca.org.br

https://www.youtube.com/pinacotecadesaopaulo

Confira o segundo vídeo aqui

PinaCanção- uma história cantada entre pinturas.

Vídeos oficinas em www.pinacoteca.org.br

https://www.youtube.com/pinacotecadesaopaulo

Criação: Hélio Ziskind e Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca

Duração: 40 minutos

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!