Os impactos da pandemia na vida das mães e na educação das crianças é tema de live

Cerca de 50% das mulheres brasileiras passaram a cuidar diariamente de crianças, idosos ou pessoas com deficiência durante a pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Gênero e Número e o Sempre Viva Organização Feminista (SOF). Elas, que já dedicavam o dobro de tempo às tarefas domésticas e cuidados com as crianças, foram ainda mais sobrecarregadas por essas funções, ficando também responsáveis pela educação dos filhos . 

Além disso, as mulheres foram mais afetadas financeiramente, considerando que muitas tiveram de deixar seus empregos . Diante da importância de falar sobre o cuidado com as mães e o ensino dos pequenos durante o isolamento social, o Instituto Alana realiza a live “Expresso 227: Mães durante a pandemia: direitos, cuidado e educação”, no dia 14 de maio (sexta-feira), às 19h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Youtube .

Participam da conversa ao vivo: Mariana Rosa, jornalista, educadora, integrante do Coletivo Feminista, Helen Keller, consultora em educação inclusiva, militante pelos direitos das pessoas com deficiência e mãe da Alice (MG); Nana Lima, publicitária, mãe, cofundadora da Think Eva e diretora de impacto da Think Olga (SP); e Thaís Ferreira, mãe, uma das idealizadoras do Segura a Curva das Mães e vereadora do Rio de Janeiro (RJ). A mediação será feita por Raquel Franzim, coordenadora da área de educação do Instituto Alana (SP).

“Muitos grupos sociais foram impactados negativamente pela pandemia. Especialmente e de maneira muito assimétrica a vida de mulheres, mães e seus filhos. Sabemos da sobrecarga e dos efeitos na saúde integral de quem cuida, mas pouco debatemos sobre o que fazer, as políticas de cuidado que precisam ser construídas e efetivadas, em casa, na comunidade e pelo Estado. Este é o intuito deste bate-papo que tem na voz das próprias mulheres, os desafios e as possibilidades de enfrentamento desta crise sem precedentes”, conta Raquel.

Expresso 227: Mães durante a pandemia: direitos, cuidado e educação

Dia 14 de maio, às 19h (horário de Brasília)

No Youtube do Instituto Alana: http://bit.ly/maesnapandemia

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!