Os impactos da pandemia na vida das mães e na educação das crianças é tema de live

Cerca de 50% das mulheres brasileiras passaram a cuidar diariamente de crianças, idosos ou pessoas com deficiência durante a pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Gênero e Número e o Sempre Viva Organização Feminista (SOF). Elas, que já dedicavam o dobro de tempo às tarefas domésticas e cuidados com as crianças, foram ainda mais sobrecarregadas por essas funções, ficando também responsáveis pela educação dos filhos . 

Além disso, as mulheres foram mais afetadas financeiramente, considerando que muitas tiveram de deixar seus empregos . Diante da importância de falar sobre o cuidado com as mães e o ensino dos pequenos durante o isolamento social, o Instituto Alana realiza a live “Expresso 227: Mães durante a pandemia: direitos, cuidado e educação”, no dia 14 de maio (sexta-feira), às 19h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Youtube .

Participam da conversa ao vivo: Mariana Rosa, jornalista, educadora, integrante do Coletivo Feminista, Helen Keller, consultora em educação inclusiva, militante pelos direitos das pessoas com deficiência e mãe da Alice (MG); Nana Lima, publicitária, mãe, cofundadora da Think Eva e diretora de impacto da Think Olga (SP); e Thaís Ferreira, mãe, uma das idealizadoras do Segura a Curva das Mães e vereadora do Rio de Janeiro (RJ). A mediação será feita por Raquel Franzim, coordenadora da área de educação do Instituto Alana (SP).

“Muitos grupos sociais foram impactados negativamente pela pandemia. Especialmente e de maneira muito assimétrica a vida de mulheres, mães e seus filhos. Sabemos da sobrecarga e dos efeitos na saúde integral de quem cuida, mas pouco debatemos sobre o que fazer, as políticas de cuidado que precisam ser construídas e efetivadas, em casa, na comunidade e pelo Estado. Este é o intuito deste bate-papo que tem na voz das próprias mulheres, os desafios e as possibilidades de enfrentamento desta crise sem precedentes”, conta Raquel.

Expresso 227: Mães durante a pandemia: direitos, cuidado e educação

Dia 14 de maio, às 19h (horário de Brasília)

No Youtube do Instituto Alana: http://bit.ly/maesnapandemia

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!