Dia Mundial do Meio Ambiente: Mudanças básicas no nosso dia a dia que fazem uma grande diferença para a Natureza

Estamos entrando na Semana do Meio Ambiente, e com isso, a reflexão sobre os nossos hábitos e os impactos que estes podem provocar ao Meio Ambiente. Segundo o especialista Rafael Zarvos, é importante desde cedo ensinarmos às crianças a cuidar da nossa natureza e cuidar dos nossos recursos naturais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

“A primeira fase das crianças, que vai do 0 aos 6 anos, é a mais importante na parte cognitiva, é quando começam a repetir os gestos dos pais. Este é o momento de introduzirmos hábitos saudáveis através de simples gestos como por exemplo, incentivar brincadeiras ao ar livre em contato com a natureza, fechar a torneira na hora de escovar os dentes e no banho, apagar as luzes quando não estiver no ambiente, fazer a separação do recicláveis e pedir que ela descarte no cesto certo e ensinar a compostar”, explica ele.

Em tempos de isolamento social, o mundo parece perceber cada vez mais que se não cuidarmos do nosso planeta agora, as gerações futuras terão um grande problema para enfrentar. Em 2021, o Dia Mundial do Meio Ambiente vai ser comemorado, mais uma vez, em meio a pandemia.

A data, instituída pela ONU em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, é celebrado todo dia 5 de junho. O objetivo principal é chamar a atenção da população para os problemas ambientais. E mais do que isso: alertar sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Aproveitar a data para repensar hábitos do nosso dia a dia é uma boa forma de dar o primeiro passo. “As pequenas atitudes cabem única e exclusivamente à nós, em nosso dia a dia, repensando os nossos hábitos e com a vontade de fazer algo pensando na preservação do meio ambiente. Estes pequenos desejos de mudanças muitas vezes acabam tendo um poder catalisador de transformação”, incentiva o especialista em gestão de resíduos domésticos, Rafael Zarvos, fundador da Oceano Gestão de Resíduos.

Segundo Zarvos, a pandemia serviu de alerta para que a população entenda a importância de cuidar do meio ambiente. “O século XX foi um período de mudanças ecológicas sem precedentes, com reduções drásticas nos ecossistemas naturais e na biodiversidade. A destruição afeta diretamente a nossa sobrevivência. A cada 4 meses surge uma doença infecciosa em humano, 75% destas doenças são provenientes de animais. Para evitar novos surtos, o comércio ilegal de animais silvestres e a destruição dos seus habitats devem parar”, sugere.

O especialista aproveita para falar de algumas dicas e boas práticas que podem impactar de forma positiva o meio ambiente. “Fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos mais curtos, optar por produtos eco-friendly, usar copos e canudos que não sejam descartáveis são atitudes que podem parecer pequenas, mas já são um grande passo”, avalia Rafael.

“Devemos lembrar que não temos plano B.. Estamos chegando no esgotamento dos recursos naturais. O nosso grande desafio é equilibrar o crescimento da população e, consequentemente, o aumento por demanda de bens e a sustentabilidade. O caminho passa pela mudança no nosso comportamento e valorização da economia circular”, finaliza.

Sobre a Oceano:
A Oceano é uma empresa de gestão de resíduos e coleta inteligente, responsável pela correta destinação do lixo produzido no nosso dia a dia. Nossa gestão é focada, principalmente nos chamados micropoluentes, substâncias de uso comum em nosso dia a dia que constituem uma ameaça emergente à qualidade de águas, rios, lagos, reservatórios, mares e oceanos, uma vez que inexiste tecnologia para remoção destas substâncias provenientes de esgotos sanitários e hospitais, com coleta domiciliar e planos adequados para cada necessidade.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!