Entenda o aumento dos casos de miopia

Estima-se que 28% da população mundial, hoje, tenha algum grau de miopia. No entanto, o problema de visão tem crescido tanto que estima-se que até 2050 ao menos metade da população será míope. Mas, por que isso acontece?

Segundo o Dr. Hallim Féres Neto, Oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o uso de telas artificiais – a alteração na produção de dopamina devido à luz artificial no lugar da luz natural favorece a miopia. “O que realmente se sabe é que o sol influencia na estabilização do grau. O aumento de tempo em telas é a consequência do menor tempo ao ar livre que já vinha diminuindo nos últimos anos, mas foi nesse último ano que chegou a praticamente zero”, conta.

Um estudo chinês foi publicado no JAMA no começo deste ano, trouxe dados interessantes:

Após acompanhar cerca de 120 mil crianças e adolescentes chineses entre 6-13 anos desde 2015, descobriram que nas crianças entre 6 a 8 anos havia 5% de míopes em 2019. No final de 2020 miopia na mesma faixa etária chegou a 20% e o aumento aconteceu também em todas as outras faixas etárias do estudo.

Dr. Hallim conta que a miopia é caracterizada pela dificuldade de enxergar o que está longe da gente e quando muito alta, aumenta o risco de outras doenças oculares. “Um grau acima de 6 de miopia traz 21,5 mais chances de descolamento de retina e 40 vezes mais chance de maculopatia miópica, doenças que podem causar cegueira. Em comparação, uma pessoa com 1,5 grau de miopia tem o dobro de chances de alguém que não tem miopia de sofrer desses males”, exemplifica.

A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza que a exposição às telas varie de acordo com a idade da criança:

  • Até 2 anos não devem ter contato com telas
  • 2 e 5 anos até 1 hora por dia, fracionada e supervisionada
  • 6-10 anos, até 2 horas fracionadas e supervisionadas
  • 11-18 anos até 3 horas
  • Sem telas durante refeições e desligar pelo menos 1 hora antes de dormir.

“Eu tenho dois filhos pequenos e sei que nesse último ano isso foi inviável. Só de horário de escola eles têm mais tempo de tela do que isso. E no horário livre eles não estão tão livres assim para poder brincar onde e com quem quiserem”, lembra o oftalmologista, que recomenda, então, seguir a “regra dos 20”: “a cada 20 minutos na tela, olhar por 20 segundos pela janela. Isso faz com que a musculatura dos olhos relaxe para focar o que está longe, reduzindo a tensão interna dos olhos”.

Também é fundamental receber luz natural e educar as crianças para prevenir o excesso de telas – o que começa no exemplo dos pais.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!