Férias escolares: 5 atividades para praticar inglês e se divertir em família

As férias de julho chegaram e, com as limitações impostas pela pandemia, são uma ótima oportunidade para aproximar a família e fortalecer os vínculos dentro de casa. Sem as aulas, as crianças podem aproveitar o tempo livre para brincar, explorar atividades diferentes e se divertir.

Todo esse momento de descanso é fundamental para os estudantes, mas para quem está aprendendo uma nova língua, como o inglês, é importante continuar em contato com o idioma mesmo durante as férias. Não é necessário se prender aos livros ou atividades escritas para estudo de gramática, por exemplo. Mas as férias podem ser um momento de praticar a fluência de forma lúdica e divertida com a família.

Cláudia Peruccini, gerente pedagógica da Red Balloon, sugere cinco atividades que podem ser feitas em casa para manter a constância no aprendizado. Confira:

Assista a filmes em inglês
Além do entretenimento, os filmes são uma boa opção para unir a família e aprender inglês ao mesmo tempo. Ter contato com o idioma por meio das telas é uma forma de aperfeiçoar a pronúncia das palavras, expandir o vocabulário e conhecer gírias e expressões usadas no cotidiano. Assistir a filmes em inglês também ajuda o estudante a conhecer diferentes culturas e entender mais sobre os hábitos e vivências dos nativos, o que enriquece e solidifica o aprendizado.

Ouça músicas em inglês ao longo do dia
Aprender com canções é uma ótima forma de acostumar os ouvidos com entonações, pronúncias e sotaques diferentes. A música, além de tornar o aprendizado mais leve e dinâmico, ajuda na memorização de novas palavras e no desenvolvimento da percepção sensorial.

“Escutar músicas e assistir filmes em inglês é uma excelente alternativa para praticar a língua e ainda aproveitar o momento para relaxar. Esse tipo de experiência permite que crianças e jovens explorem novas áreas de conhecimento e aspectos culturais, aprendam expressões e vocabulário e aprimorem seu nível de fluência da língua”, explica Cláudia.

Faça receitas típicas de países onde o inglês é língua nativa
Além de proporcionar momentos de afeto em família, fazer receitas com as crianças pode ser um tempo de muito aprendizado. A comida é uma das maiores marcas culturais de um país, e pode ser usada a favor do ensino da língua inglesa.

Falar o nome dos ingredientes em inglês enquanto prepara a receita também é uma boa forma de memorizar novas palavras. A especialista recomenda que a família pesquise receitas típicas de países onde o inglês é a língua nativa para mergulhar na cultura da região.

Conte histórias em inglês
A imaginação é fundamental para o aprendizado, e deve ser incentivada principalmente na infância. Criar histórias usando o inglês é uma maneira simples e eficaz de praticar o idioma e ainda desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. Por meio da narração de histórias, a criança mobiliza seu repertório, estimula a linguagem, desenvolve o raciocínio e expressa suas emoções.

Cláudia também explica que essa experiência auxilia o estudante a se sentir mais confortável e confiante para interagir com outras pessoas em diferentes contextos.

Caso os pais não dominem o idioma, vale estimular os filhos a ensinarem o que já aprenderam. Assim, além dos pais aprenderem a língua, as crianças vão sentir mais autonomia e isso irá ajudá-las e consolidar melhor o que sabem.

Faça brincadeiras interativas
As férias são o momento de deixar a criatividade fluir e explorar tanto a mente quanto o corpo. A família pode criar suas próprias brincadeiras e incentivar a criança a usar o inglês nomeando os objetos enquanto brincam, por exemplo. Ou então, ao final de uma brincadeira, os pais podem incentivar o filho a guardar os objetos enquanto os nomeia. Assim, além de ensinar os pequenos sobre responsabilidade e autonomia, auxiliam no aprendizado e na fixação do idioma.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!