Turnê Online 2021 – BeBeethoven: Concertos Infantis

A Orquestra Petrobras Sinfônica preparou uma programação pra lá de especial voltada para as crianças, dentro da programação da Turnê Online 2021, que será exibida gratuitamente no YouTube da orquestra: o BeBeethoven: Concertos Infantis, sempre às 11h.

Como grande entusiasta do contato com a música desde a primeira infância, a orquestra programou um passeio virtual para apresentar para a criançada todos os naipes e possibilidades de uma orquestra, desde concertos com apenas um naipe de instrumentos, seja de cordas ou metais, a orquestra completa, em toda a sua capacidade, até contação de história através da música. Por conta da pandemia do coronavírus, a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza uma turnê online, dedicando um dia para cada cidade que faria parte de seu roteiro presencial. De 22 de julho a 01 de agosto, com transmissão gratuita em seu canal de YouTube (https://www.youtube.com/c/OPESinfonica), haverá apresentações especiais para as cidades Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Curitiba.

Com repertórios plurais e lúdicos, que vão além do infantil, apresentando alguns clássicos como Heitor Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 2), Tchaikovsky (O quebra nozes, op. 71) e Vivaldi (Concerto em Mi maior, “A primavera”, op. 8, nº 1, RV 269), todos os concertos foram pensados dentro de um tempo de duração que respeitasse a capacidade de atenção de crianças menores, entre 30 e 40 minutos. “Os espetáculos infantis que a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza unem a família em torno de propostas lúdicas e expressivas, populares e eruditas, que falam ao corpo e ao coração. Como os sons são produzidos, de onde vêm, como se unem?”, conta Cristiano Alves, clarinetista e membro da Diretoria Artística da Petrobras Sinfônica.

Durante duas semanas, será possível curtir e aprender muito! Estreando a turnê em homenagem a Curitiba, dia 22 de julho, será apresentado um concerto com a orquestra completa, com todos os instrumentos. O segundo, em Belo Horizonte, será apenas com instrumentos de cordas. Vitória vai receber Música de Cinema, com as trilhas sonoras de filmes como Harry Potter, Homem-Aranha e Star Wars, com instrumentos de sopro e de percussão. Em São Paulo será apresentado um quinteto de metais, com obras deMozart a Luiz Gonzaga; Brasília terá um grupo de câmara tocando canções populares, como parte do projeto Guia Prático Villa-Lobos, como Cai, Cai Balão, Capelinha de Melão e Pai Francisco; Goiânia vai apreciar um repertório com instrumentos solando, já no Rio de Janeiro, a história infantil Pedro e o Lobo, clássico de Serguei Prokofiev, será contada através da música com narração de Tadeu Aguiar e, fechando essa viagem de descobertas, Salvador será contemplada com uma orquestra completa tocando músicas populares e infantis, reunindo do Mundo Bita, Thriller, de Michael Jackson e Guns N’ Roses, entre outros.

PROGRAMAÇÃO – TURNÊ ONLINE

PROGRAMAS INFANTIS

CURITIBA – PR

22/07 – Quinta-feira

11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 1

20h – Série Álbuns: Black Album Sinfônico

BELO HORIZONTE – MG

23/07 – Sexta-feira

11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 2

20h – Skank Sinfônico

VITÓRIA – ES

24/04 – Sábado

11h- BeBeethoven: Concertos Infantis 3

20h – Roberto Carlos Sinfônico

SÃO PAULO – SP

25/07 – Domingo

11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 4

20h – Série Playlist: Coldplay Sinfônico

BRASÍLIA – DF

29/07 – Quinta-feira

11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 5

20h – Rock Brasília Sinfônico

GOIÂNIA – GO

30/07 – Sexta-feira

11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 6

20h – Sertanejo Sinfônico

RIO DE JANEIRO – RJ

31/07 – Sábado

11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 7

20h – Tom e Villa Sinfônico

SALVADOR – BA

01/08 – Domingo

11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 8

20h – Mix Bahia Sinfônico

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. Inovadora e com forte presença digital, tornou-se a orquestra brasileira com mais seguidores da plataforma Youtube.

Modelo de gestão

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Sobre a Petrobras

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!