Pista de skate de São Caetano reinaugurada

A área própria para a prática de skate foi criada em 2008, atendendo a solicitações de munícipes. O equipamento, que conta com banks/snake, uma pista “padrão”, mini ramp e área para crianças, ganhou nova iluminação com lâmpadas de LED, banheiros, pintura e modernização do piso, que agora tem novos obstáculos.

No último sábado, 24/7, houve a reinauguração da Pista de Skate “Mário Manoel Davi” (Rua Serafim Constantino, s/nº, Centro). O local passou por obras de revitalização, em uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), Cultura (Secult), Serviços Urbanos (Sesurb) e o Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul (Saesa).

As intervenções foram acompanhadas de perto por skatistas e artistas do graffiti. São 65 representantes da arte urbana com o uso do spray participando por meio de criações livres: dos precursores às novas gerações, sob o mesmo propósito: o de tornar o espaço mais colorido, mais atraente, presença marcante do espírito da juventude sancaetanense. Nesse sentido, a aproximação do Poder Público com o artista é a peça-chave para fomentar a cultura na cidade, em suas mais diversas manifestações.

Voz e vez

“Nossa ideia foi dar voz e vez aos artistas. Em vez de apresentar um plano de trabalho pronto, previamente elaborado, perguntamos a eles o que pensavam que poderíamos fazer. Juntos: artistas e Poder Público”, explica Rubens Foina Neto, à frente da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Juventude (Comjuv), vinculada à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Rogério Padial trabalha com graffiti e fotografia. Ficou responsável pela medição e distribuição da área para grafitagem entre os participantes: “Entreguei o mesmo espaço para o artista mais experiente e para o novato, independentemente do resultado do trabalho. A rua tem esse caráter: a democratização do espaço.”

“A experiência foi maravilhosa, de conhecer pessoalmente – e trabalhar junto! – com quem tanto admiro. É um aprendizado muito valioso. Vi pais e filhos pintando, casais. Grafiteiro amador e profissional, artista plástico, tatuador, gente que nunca tinha desenhado no muro, jovens e adultos”, comenta Padial.

Eliaser Castro, um dos responsáveis pela organização dos trabalhos, destaca: “fiquei muito feliz em contribuir com o projeto de revitalização da pista de skate por meio do graffiti. O esporte anda lado a lado com esse estilo de expressão artística e também com o Hip Hop. O diálogo entre a Secretaria de Cultura e esse movimento é muito importante para o crescimento cultural do município. ”

Pioneirismo

Nos anos 1980, São Caetano chegou a ser conhecida como a cidade dos graffitis, graças às ações de vanguarda de um grupo de amigos. Entre os quais, Numa Júnior, Job Leocadio, Eddie e Jorge Tavares, que redimensionaram o cenário urbano.

Numa grafitou no lado ocidental do Muro de Berlim, em uma viagem à Europa em 1989, dias antes da demolição. A queda do Muro de Berlim é um marco na história da humanidade que sela o fim da Guerra Fria.

Acompanhe a programação da Secult pelas redes sociais: @secultscs (Instagram e Youtube) e @agendaculturalscs (Facebook).

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!