Pista de skate de São Caetano reinaugurada

A área própria para a prática de skate foi criada em 2008, atendendo a solicitações de munícipes. O equipamento, que conta com banks/snake, uma pista “padrão”, mini ramp e área para crianças, ganhou nova iluminação com lâmpadas de LED, banheiros, pintura e modernização do piso, que agora tem novos obstáculos.

No último sábado, 24/7, houve a reinauguração da Pista de Skate “Mário Manoel Davi” (Rua Serafim Constantino, s/nº, Centro). O local passou por obras de revitalização, em uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), Cultura (Secult), Serviços Urbanos (Sesurb) e o Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul (Saesa).

As intervenções foram acompanhadas de perto por skatistas e artistas do graffiti. São 65 representantes da arte urbana com o uso do spray participando por meio de criações livres: dos precursores às novas gerações, sob o mesmo propósito: o de tornar o espaço mais colorido, mais atraente, presença marcante do espírito da juventude sancaetanense. Nesse sentido, a aproximação do Poder Público com o artista é a peça-chave para fomentar a cultura na cidade, em suas mais diversas manifestações.

Voz e vez

“Nossa ideia foi dar voz e vez aos artistas. Em vez de apresentar um plano de trabalho pronto, previamente elaborado, perguntamos a eles o que pensavam que poderíamos fazer. Juntos: artistas e Poder Público”, explica Rubens Foina Neto, à frente da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Juventude (Comjuv), vinculada à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Rogério Padial trabalha com graffiti e fotografia. Ficou responsável pela medição e distribuição da área para grafitagem entre os participantes: “Entreguei o mesmo espaço para o artista mais experiente e para o novato, independentemente do resultado do trabalho. A rua tem esse caráter: a democratização do espaço.”

“A experiência foi maravilhosa, de conhecer pessoalmente – e trabalhar junto! – com quem tanto admiro. É um aprendizado muito valioso. Vi pais e filhos pintando, casais. Grafiteiro amador e profissional, artista plástico, tatuador, gente que nunca tinha desenhado no muro, jovens e adultos”, comenta Padial.

Eliaser Castro, um dos responsáveis pela organização dos trabalhos, destaca: “fiquei muito feliz em contribuir com o projeto de revitalização da pista de skate por meio do graffiti. O esporte anda lado a lado com esse estilo de expressão artística e também com o Hip Hop. O diálogo entre a Secretaria de Cultura e esse movimento é muito importante para o crescimento cultural do município. ”

Pioneirismo

Nos anos 1980, São Caetano chegou a ser conhecida como a cidade dos graffitis, graças às ações de vanguarda de um grupo de amigos. Entre os quais, Numa Júnior, Job Leocadio, Eddie e Jorge Tavares, que redimensionaram o cenário urbano.

Numa grafitou no lado ocidental do Muro de Berlim, em uma viagem à Europa em 1989, dias antes da demolição. A queda do Muro de Berlim é um marco na história da humanidade que sela o fim da Guerra Fria.

Acompanhe a programação da Secult pelas redes sociais: @secultscs (Instagram e Youtube) e @agendaculturalscs (Facebook).

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!