Tempo seco: 5 maneiras naturais de se cuidar frente a baixa umidade do ar

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar varia entre 40% e 70%. Nos últimos e nos próximos dias, o país todo enfrenta estado de atenção – já que a umidade do ar tem se mantido baixa. E com o tempo seco, muito seco seguido ainda de oscilações de temperatura, é hora de tomar alguns cuidados para a saúde não sair prejudicada.

tempo seco

A principal função do nariz é umidificar, filtrar e aquecer o ar que inalamos e, quanto mais seco está o ar, maior é a demanda da mucosa nasal para conseguir exercer sua função. Outro problema do tempo seco é que ele afeta as defesas da mucosa respiratória, nos deixando mais suscetíveis a doenças como gripes, resfriados, rinites, sinusites e outras enfermidades típicas da estação.

A otorrinolaringologista Dra. Maura Neves, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – ABORL-CCF, explica que a principal função do nariz é umidificar, filtrar e aquecer o ar que inalamos e, quanto mais seco está o ar, maior é a demanda da mucosa nasal para conseguir exercer sua função. “É por isso que, nos períodos de estiagem, a mucosa nasal fica ressecada, levando a microfissuras que podem sangrar”, explica.

Esse sangramento pode ser rápido e se resolve sozinho. A atenção especial é no caso de pacientes que perdem sangue de forma mais profusa, necessitando de auxílio médico, como aqueles que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou anti-hipertensivos ou que têm algum problema de saúde. “Mas pessoas saudáveis também podem ter sangramentos intensos”, alerta.

O farmacêutico naturopata Jamar Tejada, da capital paulista, deixa algumas dicas.

Hidrate-se

Para aumentar o consumo de água – que é essencial para manter o nível de hidratação corporal adequado nesses dias – os chás podem ser uma boa solução para variar nos sabores e consumir ainda mais líquidos.

Tenha plantas por perto

As plantas fazem o papel de umidificador caseiro já que liberam vapor no ar. Alguns exemplos são a aloe vera, palmeira de jardim e ficus e diversas outras espécies de philodendron e dracena que através das folhas, flores e caules deixam o ambiente mais úmido.

Umidificador caseiro

Para fazer um umidificador caseiro basta ferver duas xícaras de água em uma panela e colocar no ambiente ainda quente. Repetir a ação sempre que a água esfriar.

Homeopatia

A homeopatia ajuda a manter suas mucosas nasais saudáveis A hydrastis ou paris quadrifólia são algumas utilizadas no trato respiratório e assim ajudam a reestabelecer o equilíbrio. Ainda dentro da homeopatia podem ser utilizados os próprios tecidos da mucosa nasal, pulmão, laringe e faringe, chamados nosódios que quando indicados restabelecem a energia e integridade vital desses órgãos. Outro exemplo são as tinturas de algumas plantas como o eucalipto, que ajuda a expectorar e evita quadros de infecção que são tão comuns em clima seco.

Solução simples e natural

Para fazer uma solução nasal salina natural basta uma simples mistura de água com sal para ajudar a irrigar as mucosas. Para preparar o soro adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sal marinho em 250 ml de água fervida por cinco minutos ou água mineral. Utilize um conta-gotas, uma seringa ou uma caneca para lavar narinas de 2 a 3 vezes ao dia . Isso ajuda a dispensar o uso de fluidificantes, vasoconstritores e descongestionantes nasais medicamentosos.

Na presença de outros sintomas como nariz entupido, espirros, coriza, tosse seca, falta de ar e rouquidão procure seu médico!

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!