Covid-19: Hospital do GRAACC alerta para a importância da vacinação em jovens

A imunização contra a Covid-19 avança pelo país. Agora, o público-alvo são os jovens entre 12 e 17 anos com alguma comorbidade, como doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e câncer, por exemplo. Para garantir e orientar os pais e pacientes, o Hospital do GRAACC ressalta a vacinação como uma das importantes ferramentas de prevenção disponíveis contra casos graves da doença nos pacientes imunossuprimidos e que, os poucos estudos existentes sobre pacientes oncológicos já demonstraram benefícios da vacina, ainda que com resposta imunológica menor do que na população sem câncer. O registro global de Covid-19 em crianças com câncer reporta uma taxa de 20% de infecções graves entre 1,5 mil pacientes.

vacina covid

“Medidas preventivas e a vacinação nos jovens dessa faixa etária são essenciais para conter ainda mais a disseminação do vírus. As consequências diretas e indiretas da infecção por esse agente impactam o prognóstico dessas crianças, principalmente os pacientes imunossuprimidos em tratamento de câncer. Além do distanciamento social, uso de máscara e constante higienização das mãos, as vacinas constituem a melhor medida para proteger os indivíduos da infecção”, orienta a Dra. Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC.

Embora os estudos não sejam conclusivos, é possível extrapolar dados de segurança e eficácia considerando o mecanismo de ação das vacinas contra Covid-19 que é semelhante a outras já utilizadas neste público, como a de influenza, por exemplo, uma vez que são vacinas inativadas e não oferecem risco de eventos adversos. “A recomendação, no entanto, é o momento de iniciar a vacinação, que deve ser, pelo menos, duas semanas antes do início da quimioterapia ou radioterapia. Já em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco, o ideal é vacinar cerca de 3 a 6 meses após o procedimento”, destaca.

Recomendações
Os dados sobre infecções de SARS-CoV-2 em crianças com câncer ainda são limitados, mas um estudo multicêntrico brasileiro com 179 pacientes dessa população indicou que a mortalidade de Covid-19 em crianças com câncer ultrapassa 12%. Número extremamente mais alto se comparado com a pediatria geral, que é de 0,34%. A vacina chega como uma medida eficiente para a prevenção da doença, principalmente na forma mais grave de manifestação. Porém, algumas recomendações se fazem necessárias para evitar complicações. Confira:

  • Intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas de Covid-19 e as demais previstas no calendário de vacinação;
  • Pacientes com doenças febris agudas, suspeita de Covid-19 ou histórico prévio de infecção devem esperar a recuperação total;
  • Evitar a imunização durante a fase de tratamento quimio ou radioterápico;
  • Em pacientes submetidos a transplante de células-tronco, devem esperar de 3 a 6 meses para serem imunizados.
    Sobre o Hospital do GRAACC
    Criado em 1991 para atender crianças e adolescentes com câncer, o Hospital do GRAACC tornou-se, em pouco tempo, referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.

O Hospital do GRAACC é a primeira instituição do país, especializada em câncer infantojuvenil, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais renomadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde, que reacreditou o hospital em 2020, quando foram realizadas mais de 32 mil consultas, além de cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos e 20,5 mil sessões de quimioterapia.

A instituição completará 30 anos de atividades em 2021. Neste período, o Hospital do GRAACC elevou o patamar do tratamento de alta complexidade do câncer infantojuvenil no Brasil, para 70% de chances de cura, em média. Saiba mais sobre o trabalho do Hospital do GRAACC em https://www.graacc.org.br

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!