PinaFamília digital propõe atividade com colagem a partir de obra de Beatriz Milhazes

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga mais uma atividade lúdica do PinaFamília em formato digital. No mês de setembro, a proposta do vídeo-oficina é a criação de uma colagem a partir da obra Moon, 2007, da artista Beatriz Milhazes. Confira aqui o vídeo disponível no canal do YouTube e site da Pina.

Moon_Beatriz-Milhazes

A obra “Moon”, da Beatriz Milhazes, tem grandes dimensões (160x190cm), o curioso é que o trabalho foi constituído de materiais simples, como embalagens de chocolate, sacolas, papeis de presente, que são sobrepostos um sobre o outro. O que parece então dar unidade a essa obra variante são os princípios e os processos da colagem – a distribuição lado a lado de uma diversidade irrestrita de elementos; de motivos florais, linhas, círculos, quadrados e retângulos.

Inspirado no colorido e nas formas geométricas do trabalho, a equipe do Núcleo de Ação Educativa do museu (NAE) incentiva o uso da percepção, da memória e da capacidade de associações ao questionar o público: quais materiais a artista usou para fazer a obra? quais formas se repetem? o que a palavra Moon te remete?

Após essa leitura inicial, o NAE incentiva a produção de uma colagem com materiais de fácil acesso, como cola bastão, tesoura, fita adesiva, embalagens diversas, papeis coloridos e papeis sulfites. O resultado pode ser compartilhado nas redes sociais com #pinafazarte.

A obra Moon, da Beatriz Milhazes, pode ser apreciada na mostra Pinacoteca Acervo. Os ingressos podem ser reservados pelo site www.pinacoteca.org.br. Aos sábados, a entrada no museu é gratuita.

Milhazes é muito conhecida no circuito internacional de arte contemporânea, sobretudo, por suas pinturas – por telas de grandes dimensões, multicoloridas. A artista brasileira trabalha com materiais e linguagens variadas, desde colagens, painéis, vitrais, instalações e, recentemente, tapeçarias, até a cenografia de espetáculos de dança, o que ela realiza com frequência desde 2000.

O Pinafamília digital começou em abril deste ano e os vídeos abordam sempre obras da coleção do museu. Os novos conteúdos são divulgados no segundo domingo de cada mês.

PinaFamília

O PinaFamília é um projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), destinado a grupos familiares de todas as idades. A iniciativa marcava o segundo domingo de cada mês e, antes da pandemia, estava em operação desde 2014. A programação deve retornar presencial, quando for possível, com as adaptações necessárias para receber seus visitantes.

Em 2021, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de BB Seguros, Verde Asset Management, BNY Mellon e Bloomberg Philanthropies.

PinaFamília digital

Todo segundo domingo do mês
Vídeos oficinas em www.pinacoteca.org.br/
youtube/pinacotecadesãopaulo

Confira o novo vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=0gAMPmwsf8Y

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!