No Dia da Criança, Teatro Alfa abre temporada online e gratuita do premiado Grupo Furunfunfum

Com 16 espetáculos no repertório, turnê por cinco países e os prêmios Coca-Cola Femsa e APCA, o Furunfunfum faz 30 anos em 2022 e é uma das mais importantes companhias de teatro infantil do País. O Teatro Alfa antecipa as comemorações a partir do dia 12 de outubro, terça, quando será exibida a peça O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções, em suas sessões, às 16h e 18h, respectivamente, pelos canais de Youtube do Grupo Furunfunfum e do Teatro Alfa. Estão programadas também exibições das peças A Terra dos Meninos Pelados, Os Três Porquinhos e Rapunzel. A programação vai até novembro e tem transmissões canais de Youtube do Grupo Furunfunfum – https://www.youtube.com/furunfunfum e do Teatro Alfa
https://www.youtube.com/user/teatroalfa

PROGRAMAÇÃO

Grupo Furunfunfum

O MACACO SIMÃO, OUTRAS HISTÓRIAS E OUTRAS CANÇÕES

Dia 12 de outubro, terça-feira,
16h (Youtube Furunfunfum) | 18h (Youtube Teatro Alfa)

Quintas-feiras, 19h
Dias 14 e 28 de outubro, (Youtube Furunfunfum)
Dias 21 de outubro e 4 de novembro (Youtube Teatro Alfa)

O simpático e malandro macaco Simão vive roubando as bananas da velha Firinfinfelha. Cansada, ela resolve fazer uma armadilha para pegar o macaco. O plano dá certo, mas o macaco promete dar o troco. Os conflitos entre natureza e cultura, o velho e o novo, verdade e mentira, e, finalmente, entre discórdia e conciliação, são apresentados numa linguagem simples e acessível, privilegiando sempre a improvisação e a participação da plateia. O espetáculo tem duas partes: na primeira são apresentadas, com violão e flauta transversal, canções e brincadeiras. Na segunda, o teatro de bonecos.

Em 1999, O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções foi escolhido pelo júri infantil como um dos três melhores espetáculos do Festival Internacional de Títeres de Tolosa (Espanha).

Duração: 50 minutos.
Recomendado para todos os públicos a partir de 2 anos.

Concepção/Direção/Atuação – Marcelo Zurawski e Paula Zurawski. Bonecos –
Sérgio Serrano. Cenografia – Amarílis Arruda e Sérgio Serrano. Músicas – João de Barro (Braguinha). Música Incidental/Play-back- Marcelo Zurawski. Estreou em: Março de 1992, no SESC Pompéia.


A TERRA DOS MENINOS PELADOS

Sextas-feiras, 19h
Dias 15 e 29 de outubro, (Youtube Furunfunfum)
Dias 22 de outubro e 5 de novembro (Youtube Teatro Alfa)

Baseado no conto de Graciliano Ramos, o espetáculo utiliza teatro de bonecos para contar a história de Raimundo, um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto, o outro azul e a cabeça pelada. Cansado de não ter com quem conversar, Raimundo parte para uma viagem a Tatipirun, uma terra onde todos os meninos são como ele. Raimundo realiza essa jornada, que de certa maneira representa seu crescimento e amadurecimento, e retorna a seu lugar de origem compreendendo melhor a importância de valores como a tolerância e a amizade. A peça foi indicada na categoria especial do prêmio Coca-Cola FEMSA, em 2003.

Duração: 45 minutos.
Recomendado para crianças a partir de quatro anos.

Concepção/Direção/Atuação – Marcelo e Paula Zurawski . Trilha Sonora – Marcelo Zurawski . Cenografia e Bonecos – Sérgio Serrano . Estreou em 1992, no Instituto Cultural Itaú – São Paulo/SP


Grupo Furunfunfum,

OS TRÊS PORQUINHOS

Sábados, 16h
Dias 16 e 30 de outubro, (Youtube Furunfunfum)
Dias 23 de outubro e 6 de novembro (Youtube Teatro Alfa)

Uma das histórias infantis mais apreciadas de todos os tempos. Na literatura, talvez a versão mais conhecida seja a de Joseph Jacobs, escrita em rimas em 1890. Em 1933, Walt Disney fez também sua versão em desenho animado, consagrando definitivamente os simpáticos porquinhos e o temido lobo mau.O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo (flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos Três Porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo da história. O grupo segue o clássic o enredo das casinhas de palha, madeira e tijolos, o sopro do lobo, a entrada pela chaminé e tudo mais. A novidade está no ritmo vertiginoso da encenação, que utiliza amplamente o improviso e convida a plateia a interagir com os personagens.

Duração: 50 minutos
Recomendado para crianças a partir de dois anos.

AS MÚSICAS
BAIÃO – Folclore Brasileiro. SÃO JOÃO DARARÃO – Folclore Brasileiro. GATINHA PARDA – Folclore Brasileiro. TANGOLOMANGO – Folclore Brasileiro. HISTÓRIA DA COCA – Folclore Brasileiro. SAMBALELÊ – Folclore Brasileiro.

Concepção / Direção / Atuação
Marcelo e Paula Zurawski.


RAPUNZEL

Domingos, 16h
Dias 17 e 31 de outubro (Youtube Furunfunfum)
Dias 24 de outubro e 7 de novembro (Youtube Teatro Alfa)

Uma dupla de músicos-atores conta, com irreverência e bom humor, a clássica história da donzela de longos cabelos que vive aprisionada em sua torre. O espetáculo utiliza atores, bonecos e música ao vivo, privilegiando a improvisação e a participação ativa da plateia. O texto segue, em linhas gerais, a conhecida versão dos Irmãos Grimm, do século XIX, mas aprofunda as características psicológicas dos personagens — estes são complexos e, muitas vezes, contraditórios. Em 2004, Marcelo e Paula Zurawski ganharam o Prêmio APCA, na categoria & lt; i>melhor autor, por Rapunzel. Paula Zurawski foi indicada para o Prêmio Coca-Cola Femsa de melhor atriz, por sua atuação em Rapunzel. Em 2006, Rapunzel, foi adaptada para a televisão pela TV Rá-Tim-Bum e exibida diversas vezes na própria TV Rá-Tim Bum e na TV Cultura, com grande sucesso de público.

Duração: 50 minutos.
Recomendado para crianças a partir de quatro anos.
Concepção/Direção/Atuação – Marcelo Zurawski e Paula Zurawski. Bonecos e adereços – Naná Lavander. Cenografia – Amarílis Arruda e Marcelo Zurawski. Figurinos – Amarílis Arruda. Iluminação – Alexandre Kavanji. Trilha Sonora Original
Marcelo Zurawski e Paula Zurawski. Fotos- Ana Mesquita. Estreou em: 03/04/2004, no Teatro Alfa – SP.

Sobre o grupo
Furunfunfum é a onomatopéia de um toque de sanfona, podendo significar também festa, bagunça, farra, folia… Nosso teatro é um pouco como um baile de forró ou um show de rock’n roll, onde o calor e a participação do público fazem parte do espetáculo. O Furunfunfum foi criado em 1992 e utiliza em suas montagens as mais variadas técnicas e estilos teatrais – circo, música ao vivo, bonecos… Seguindo a tradição dos atores ambulantes da Idade Média, o grupo apresenta-se em teatros, escolas, feiras, praças, festas e onde quer que haja um público disposto a compartilhar as emoções de um encontro teatral.

É difícil dizer se o grupo faz teatro infantil também para adultos ou teatro adulto também para crianças. Melhor é dizer teatro para todos os públicos. Nesses 29 anos o Furunfunfum produziu 16 espetáculos. Já se apresentou em cinco países diferentes, além do Brasil. O Furunfunfum ganhou prêmios, menções e indicações no Brasil e no exterior; entre os mais importantes destacam-se: Festival Internacional de Títeres de Tolosa (Espanha), Prêmio Coca-Cola Femsa e Prêmio APCA. Os espetáculos Rapunzel e O Circo do Seu Lé foram adaptados para o programa Teatro Rá Tim Bum, da TV Cultura. Em 2006 o grupo lan& amp; ccedil;ou seu primeiro registro fonográfico: o CD Furunfunfum no Carnaval. Entre 2006 e 2010 o Furunfunfum realizou três projetos contemplados pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!