No mês das crianças, FAMA Museu oferece programação lúdica

No próximo fim de semana, a Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu, instituição cultural sediada em Itu, oferece uma programação repleta de atividades gratuitas. Estão programadas diversas oficinas presenciais, com experimentações a partir da utilização de materiais da natureza e ferramentas disponibilizadas pela Instituição.

No sábado, 9 de outubro, o Museu promove a Construção de Lugares Imaginários, atividade voltada para crianças a partir de 6 anos e adultos. A proposta é construir uma maquete baseada na descrição dos verbetes do Dicionário de Lugares Imaginários, de Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, utilizando materiais como galhos, pedras e blocos de madeira. Entre os verbetes, estão o Sítio do Pica Pau Amarelo, Hogwarts e algumas das Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino. A ação acontece das 15h às 16h30 e é conduzida pelo mestre em poéticas visuais Guilherme Teixeira.

No domingo, 10 de outubro, a oficina O segredo das sementes é um convite para a invenção, a imaginação, as descobertas e os sonhos. Os participantes são incentivadas a coletar, observar, desenhar e organizar folhas, flores, sementes, pedrinhas, terras e areias, como uma pequena coleção de tesouros. Ao final, serão plantados grãos em caixinhas transparentes para que a brincadeira da descoberta e do cuidado continue em casa. A ação é desenvolvida com o Ateliê Imaginário, das 15h às 16h30, com vagas limitadas para 15 participantes.

Em paralelo, o Museu dá continuidade às oficinas de estêncil, nos dias 9 e 10 de outubro, como parte da programação da exposição “Aquilo que sempre se chamou de arte” de Mônica Nador + JAMAC, ação contemplada no Edital FAMA Museu 01/2021 e com inauguração marcada para novembro de 2021. O projeto propõe um acervo de desenhos, estampas e relatos em torno de diferentes ideias de arte, a partir do próprio acervo do museu e do imaginário do público participante. Serão disponibilizadas 10 vagas para cada uma das duas turmas, que acontecem no sábado (9) e domingo (10), das 10h às 13h e das 15h às 17h. Após a realização das oficinas, os trabalhos desenvolvidos pelos participantes vão se tornar uma colcha de retalhos têxteis e sonoros que vai integrar a mostra “Aquilo que sempre se chamou de arte”.

Confira a programação completa:

9 de outubro, sábado, das 11h às 13h e das 15h às 17h
Oficina de estêncil com JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube
Vagas limitadas: 10 para cada turma
Link para inscrição: https://famamuseu.org.br/oficina-de-estencil-com-jamac-2/

O JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube é uma associação sem fins lucrativos formada por artistas e moradores do bairro Jardim Miriam, zona sul de São Paulo. Fundada em 2004, ela surge a partir do projeto Paredes Pinturas, desenvolvido pela artista plástica Mônica Nador. O projeto vem sendo realizado há mais de 15 anos com o objetivo de promover processos artísticos em bairros de periferia das cidades e com populações e grupos frequentemente afastados dos meios artísticos institucionais.

9 de outubro, sábado, das 15h às 16h30
Construção de Lugares Imaginários
Oficina com Guilherme Teixeira
Duração: 01h30
Público: Crianças a partir de 6 anos acompanhadas por suas (eus) responsáveis, jovens, adultos e grupos familiares
Link para inscrição: https://famamuseu.org.br/construcao-de-lugares-imaginarios-com-guilherme-teixeira/

Guilherme Teixeira é mestre em Poéticas Visuais, ECA – USP e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado -FAAP. Pesquisa aproximações entre arte e pedagogia, entre o brincar/jogar e a ação política. Desafia o público em ações corporais colaborativas, envolvendo equilíbrio, risco, experiência, escolhas, construção ou rearranjo com materiais diversos, por vezes objetos, instalações ou em grandes jogos de armar. Acredita no caráter lúdico da arte como poderoso elemento instaurador de comunidades e indivíduos conscientes.

10 de outubro, domingo, das 11h às 13h e das 15h às 17h
Oficina de estêncil com JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube
Vagas limitadas: 10 para cada turma
Link para inscrição: https://famamuseu.org.br/oficina-de-estencil-com-jamac-2/

10 de outubro, domingo, das 15h às 16h30
O Segredo das Sementes com Ateliê Imaginário
Vagas limitadas: 15 participantes
Link para inscrição: https://famamuseu.org.br/oficina-o-segredo-das-sementes-com-atelie-imaginario/

Ateliê Imaginário é um espaço de invenção e imaginação para encontros investigativos, rodas de conversa, expedições, visitas a exposições e exercícios de criação.

Ana Helena Grimaldi é artista educadora, graduada em Artes Visuais e especialista em Educação em Museus e Centros Culturais (Instituto Singularidades/SP). É professora de Artes Visuais no Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas, desde 2009.Tem atuado em diversos Setores Educativos de exposições, como Frestas Trienal de Artes do SESC e Daquilo que me Habita no CCBB Brasília. Integra o Práticas Compartidas, grupo de pesquisas e produção em arte e educação, coordenado por Fábio Tremonte.

Ana Letícia Penedo é artista visual e educadora, especialista em Arte Educação (ECA/USP), em Educação em Museus e Centros Culturais (Instituto Singularidades/SP) e Arte do Brincante (Instituto Brincante/SP). Atua como professora de arte do ensino fundamental na Escola Nossa Senhora das Graças “Gracinha”, desde 1996. Com ampla experiência na área educacional em instituições particulares e públicas, ministrando oficinas e palestras em cursos de formação de professores.

FAMA Museu

Localizada no centro histórico da cidade de Itu, a 100km da capital paulista. a Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu – é um dos maiores museus de arte da América Latina, ocupando uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, salas expositivas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

A coleção reúne mais de 2 mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Hélio Oiticica, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.

Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.

Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque, também no interior de São Paulo, a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.

Local: FAMA Museu
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadeu, 09 – Vila São Francisco – Itu/SP
Entrada gratuita
https://famamuseu.org.br/

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!