Dia das Crianças: Paulista Cultural com atividades presenciais e online

As instituições da Paulista Cultural, iniciativa pioneira que celebra o potencial artístico e turístico da avenida Paulista, vão oferecer uma semana inteira de atividades gratuitas para a família em comemoração ao Dia das Crianças neste 12 de outubro. A Paulista Cultural reúne sete instituições da avenida Paulista: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista.

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, as atrações infantis vão desde uma oficina presencial na Casa das Rosas, que ensinará como confeccionar bonecas Abayomi sem costura, até um almanaque virtual, que será disponibilizado pela Japan House São Paulo e conta sobre o Dia das Crianças no Japão, além de trazer outras histórias, curiosidades e atividades.

Outro destaque da programação para a semana do Dia das Crianças na Paulista Cultural é a estreia do espetáculo inédito Meu Reino Por Um Cavalo, da Cia. Vagalum Tum Tum, que faz uma adaptação do clássico Ricardo III, de Shakespeare, para crianças e jovens. A peça teatral tem a estética inspirada nos grandes shows de rock. As apresentações presenciais serão no Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp.

Já o MASP, além de ter entrada gratuita durante o Dia das Crianças, 12.10, lança uma playlist com comentários de crianças sobre obras do acervo do museu. Os áudios estarão disponíveis no aplicativo “MASP Áudios”, e os pais podem fazer o download do app gratuitamente em: App Store e Google Play.

O IMS Paulista preparou uma oficina on-line muito especial, que mistura vídeo, fotografia e o resultado da brincadeira é uma pequena animação analógica. Para quem está curioso para vivenciar esta experiência com as crianças, basta fazer a inscrição na atividade “Brincando com Flipbooks”, o fotógrafo Roger Sassaki é quem ministrará as oficinas.

Avenida Paulista

Durante o mês de outubro, a criançada, junto com toda a família, terá disponível programações especiais do Itaú Cultural na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, com quatro novas mostras. A partir do dia 8 serão disponibilizados a mostra Gemini 8, série de desenhos em sete episódios com as aventuras de um garoto da Terra que está em um planeta distante, uma nova edição do Cine Curtinhas, mostra de curtas-metragens infantis com curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, e uma seleção com curadoria do Espaço Itaú de Cinema na plataforma, com filmes como Menino maluquinho – o filme e Menino maluquinho 2 – a aventura, baseados na obra do cartunista Ziraldo. Já de 16 a 31 de outubro, acontece a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que celebra 20 anos de história.

Outro destaque da programação virtual do Itaú Cultural para os pequenos é o espetáculo Boquinha… E assim surgiu o mundo, que poderá ser assistido no Youtube da instituição de 12 a 24 de outubro, dentro da programação Palco Virtual. Escrita por Lázaro Ramos e interpretada pelo Coletivo Preto, a obra une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas.

A Casa das Rosas realizará três atividades para os pequenos e seus familiares, sendo duas presenciais. Com o propósito de estimular o hábito de ler e ouvir histórias durante a primeira e a segunda infância, no dia 12 de outubro, das 11h às 17h, acontecerá presencialmente, no jardim do museu, a atividade “Ler também é brincar: Feira de literatura infantil”, realizada pela editora e livraria Giostri com a participação de diversas editoras. Os livros estarão com até 50% de desconto.

Ainda no dia 12, às 15h, haverá a exibição on-line de “Senhor Tati”, uma criação audiovisual da Cia. Artesãos do Corpo, inspirada no personagem do ator e cineasta francês Jacques Tati. A apresentação explora o personagem monsieur Hulot, que tem um modo livre de refletir sobre as coisas simples da vida. A atividade será transmitida no canal do YouTube da Casa das Rosas.

Na quarta-feira, dia 13, às 14h, também no jardim da Casa das Rosas, o Núcleo de Ação Educativa do museu aplicará a oficina presencial “Criação de Abayomi”, na qual os participantes poderão aprender a origem e a construir as bonecas negras que representam a resistência do povo africano, além de conhecer sua história. De origem Yorubá, o termo “Abayomi” dá nome às bonecas que não precisam do processo de costura.

E, disponível no YouTube e IGVT do Sesc Avenida Paulista, a educadora Elisa Gatti ensina, de um jeito fácil e divertido, canções conhecidas e algumas de suas composições originais no projeto “Como Toca”.


Semana da Criança na Paulista Cultural
De 8.10 a 16.10.2021
Gratuito
Evento online e presencial
Veja a programação completa em paulistacultural.com.br

Abaixo, a programação completa:

(ordem alfabética por instituição)

Casa das Rosas

Ler também é brincar: Feira de literatura infantil

Feira de livros presencial

Realizada pela editora e livraria Giostri no jardim do museu, dedicada aos livros infantis para estimular o hábito de ler e ouvir histórias durante a primeira e a segunda infância. Os livros estarão com até 50% de desconto.

Data 12.10, terça-feira

Horário: 11h às 17h
Presencial

Local: Avenida Paulista, 37, São Paulo, SP. A feira será realizada no jardim do museu.

Classificação etária: livre
Capacidade de público: a capacidade estará sujeita aos protocolos de segurança. Grupos de até 15 pessoas, por vez, poderão ter acesso às mesas de livros.

Não é necessária inscrição
Gratuito

Senhor Tati com a Cia. Artesãos do Corpo

Dança-teatro on-line

“Senhor Tati”, criação audiovisual da Cia. Artesãos do Corpo, inspirada no personagem do ator e cineasta francês Jacques Tati. A apresentação explora o personagem monsieur Hulot, que tem um modo livre de refletir sobre as coisas simples da vida.

Data 12.10, terça-feira
Horário: 15h
Duração: 30 minutos
Ao vivo no canal do YouTube da Casa das Rosas

Inédito

Classificação etária: livre

Não é necessária inscrição
Gratuito

Criação de Abayomi: desenvolvimento de bonecas abayomi com as crianças e seus responsáveis

Oficina presencial

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Núcleo de Ação Educativa do museu realiza uma oficina presencial de “Criação de Abayomi”. Os participantes poderão aprender a origem e a construir as bonecas negras que representam a resistência do povo africano. De origem Yorubá, o termo “Abayomi” dá nome às bonecas que não precisam do processo de costura. Crianças e seus familiares/responsáveis estão convidados a participar desta atividade.
Data: 13.10, quarta-feira

Horário: 14h

Duração: 50 minutos

Presencial

Local: Avenida Paulista, 37, São Paulo, SP. A oficina será realizada no orquidário (área externa) do museu.

Classificação etária: livre – para crianças e seus responsáveis.

Capacidade de participantes: 10 vagas. A capacidade de público estará sujeita aos protocolos de segurança.

Inscrições até 12.10, pelo e-mail: educativo@casadasrosas.org.br
Gratuito

Centro Cultural Fiesp

Meu Reino Por Um Cavalo

Espetáculo teatral presencial

Teatro e contação de história fazem parte da programação do mês dedicado às crianças no Centro Cultural Fiesp.

“Meu Reino Por Um Cavalo”, espetáculo inédito da Cia. Vagalum Tum Tum, com texto e direção de Angelo Brandini, é uma adaptação do clássico Ricardo III, de William Shakespeare, para crianças e jovens.

A peça teatral mostra a trajetória do personagem Ricardo lll ao trono da Inglaterra, e tem uma estética inspirada nos grandes shows de rock, a história é contada pelo olhar do Palhaço e do Bobo da Corte.

Data: 09.10, sábado

Horário: 15h

Duração: 65 minutos

Presencial no Teatro do Sesi-SP

Local: Avenida Paulista, 1313, São Paulo, SP.

Inédito

Classificação etária: livre

Capacidade de público: 280 pessoas

É necessário reservar os ingressos pelo sistema ‘Meu Sesi’ em: sesisp.org.br/eventos

Gratuito

Sábado Literário: Histórias de Papel com a Cia. Patética

Contação de histórias on-line

“Histórias de Papel” é uma divertida brincadeira inspirada no livro “Ou Isto ou Aquilo” de Cecília Meireles, na qual um cubo colorido muito bem equipado é, na verdade, uma grande caixa de surpresas. É nesse quebra-cabeça de palavras, ideias e imagens, que as histórias escondidas no papel se transformam em personagens e passam a fazer parte da nossa lembrança. A Cia. Patética dá vida às narrativas, que até então existiam apenas no papel, e as transformam em imagens, revelando todo o encanto das palavras e da manipulação de bonecos.

“Sábado Literário” é um projeto de contação de histórias, do Centro Cultural Fiesp, que coloca o público em contato com diversas narrativas de todo o mundo, através do lúdico e do universo da literatura.

Data: 9.10, sábado

Horário: 11h

Duração: aproximadamente 32 minutos

Ao vivo – Transmitido pelo Canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp

Inédito

Classificação etária: livre

Gratuito

IMS Paulista

Brincando com Flipbooks

Oficina on-line

Nesta oficina os participantes vão transformar pequenos vídeos de cinco segundos capturados com o celular em um flipbook impresso.
O objetivo é familiarizar-se com a produção da ilusão de movimento no cinema a partir de fotografias estáticas, com a relação de quadros por segundo, através da adequação da criação de uma filmagem ao formato particular de flipbook.

Datas:

Turma: 9 e 10.10.2021, sábado e domingo.

Turma:16 e 17.10.2021, sábado e domingo.

Horário: das 15h às 17h30

Duração: 2h30 minutos

Ao vivo – Via plataforma Zoom

Inédito

Classificação etária: livre

Necessária inscrição prévia em: ims.com.br/eventos/brincando-com-flipbooks

Capacidade de participantes: 8 vagas por turma (cada vaga corresponde a uma dupla – responsável e criança).
Gratuita

Requisitos para participação: A oficina é voltada para pessoas interessadas em fotografia e vídeo e que disponham de um smartphone capaz de gravar pequenos vídeos de 5 segundos em baixa resolução, e que possua conexão com a internet para enviar arquivos para uma impressora conectada ao celular ou para um computador.

É necessário ter os seguintes materiais:

1 smartphone com a câmera em funcionamento,

1 computador para assistir a aula e operar a impressora

1 impressora,

40 folhas sulfite A4,

2 prendedores de roupa,

1 cola branca,

1 fita crepe (ou similar),

1 tesoura sem ponta,

1 régua,

1 estilete (necessário supervisão ou a manipulação precisa ser realizada por um adulto),

1 base de corte,

10 folhas de papel com picote para cartão de visitas, tipo Pimaco (único item opcional).

Itaú Cultural
Quatro mostras com seleção de filmes infantis na Itaú Cultural Play – streaming

A partir de 8 de outubro, são disponibilizadas:
Curadoria do Espaço Itaú de Cinema na plataforma, com filmes como “Menino Maluquinho – o filme” e “Menino Maluquinho 2 – a aventura”, baseados na obra do cartunista Ziraldo. Completam a lista os longas “Cavalinho Azul”, “Garoto Cósmico”, “Pequenas Histórias”, “Segredo dos Diamantes” e “Tito e os Pássaros”.
Mostra Gemini 8, série de desenhos em sete episódios com as aventuras de um garoto da Terra que está em um planeta distante.
Cine Curtinhas, mostra de curtas-metragens infantis com curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.

De 16 a 31 de outubro:
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que celebra 20 anos de história.
Os filmes podem ser assistidos gratuitamente na Itaú Cultural Play! Para acessar, é necessário apenas criar o cadastro gratuito na plataforma.
Streaming
Classificação etária: livre
Para assistir é necessário criar um cadastro em: itauculturalplay.com.br
Onde assistir: www.itauculturalplay.com.br e nos Apps IOS e Android

Gratuito

Cantos de Aiyê – Canto das Águas 
Espetáculo Boquinha… E assim surgiu o mundo
Teatro on-line

Dois espetáculos para crianças podem ser assistidos na programação Palco Virtual do Itaú Cultural no Youtube. Até o dia 11.10 fica em cartaz “Cantos de Aiyê”, do Coletivo Quizumba. E do dia 12 ao 24 do mesmo mês, fica em cartaz o “Espetáculo Boquinha… E assim surgiu o mundo”, escrito por Lázaro Ramos e interpretado pelo Coletivo Preto.

“Cantos de Aiyê”, do Coletivo Quizumba, é um grande encontro para celebrar e cantar Aiyê, a Terra. O espetáculo é estruturado em quatro contos, sobre os quatro elementos, tendo como base as narrativas da tradição oral africana a respeito da ligação destes povos com a natureza, uma relação cíclica cheia de respeito e reverência. Em cena, os filhos de Ewá contam a história do dia em que se perderam na mata com a mãe e quase foram derrotados pela sede. Enquanto isso, Iemanjá, a rainha do mar, precisa proteger suas águas da poluição causada pelos homens e ganha dos céus um presente muito especial para ajudá-la. 
Data: disponível até 11.10, segunda-feira
Duração: 40 minutos
Disponível para assistir no site do Itaú Cultural ou
no canal do YouTube em: youtube.com/watch?v=9Gel6LwYhJU – com Libras
youtube.com/watch?v=nXQ9F3IkEIQ – com Libras e Audiodescrição
Classificação etária: livre
Não é necessário inscrição
Gratuito

Espetáculo “Boquinha… E assim surgiu o mundo” é uma peça teatral infantil interpretada pelo Coletivo Preto e escrita por Lázaro Ramos. A obra une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas. A história se passa no sótão da casa do menino João Vicente – interpretado pelo ator Orlando Caldeira – que encontra uma caixa com pesquisas feitas pelo seu avô, que era escritor. Por meio delas, o garoto e Boquinha (um pequeno ser feito de dobraduras de papel) viajam por diversas culturas como: a africana, a chinesa e a cultura indígena brasileira; passando também pela ciência, para entender como o mundo começou.

Com interpretação em Libras e audiodescrição.

Data: de 12 a 24 de outubro de 2021

Duração: 30 minutos

Disponível para assistir no site do Itaú Cultural e no canal do YouTube

Classificação etária: livre

Não é necessário inscrição

Gratuito

IC para Crianças

Playlist / On-line

Em outubro, o Itaú Cultural lança uma playlist audiovisual que abrange produções do IC para Crianças, desde dança, música, até pintura. A seleção traz dez vídeos conduzidos pela equipe do núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, com convidados, como o bailarino e educador Felipe Cirilo; o professor, também bailarino, Orun Santana; a ilustradora e aquarelista Marcia Misawa e a cantora, percussionista e educadora musical, Mairah Rocha.
Também estarão disponíveis na playlist materiais e histórias, que resgatam momentos do projeto “Expedição Brasiliana”. Em um deles, as educadoras Mônica Abreu e Elissa Silva ensinam a confeccionar objetos de aventura, como binóculos – nesse caso, construídos reaproveitando rolos de papel higiênico.
Todo o material pode ser acessado no canal do Youtube do Itaú Cultural.
Data: 8.10
Classificação etária: livre
Requisitos: Algum adulto para manusear a playlist
Gratuito

Japan House São Paulo

Almanaque Kokoro: Especial Dia das Crianças – on-line

Distribuição de kits* presencial

O Kokoro, almanaque para crianças da Japan House São Paulo, ganha duas páginas comemorativas em outubro. Nelas, a personagem Kokoro conta a história e cultura do Koinobori, as tradicionais bandeiras em formato de carpa hasteadas no Dia das Crianças no Japão, comemorado no mês de maio. A nova história será disponibilizada para download no site da instituição nipônica.

Aliado ao almanaque Kokoro e ainda em comemoração a data, em 12.10, a Japan House São Paulo em parceria com a Pilot Pen, realizará a distribuição de kits para que as crianças montem seu próprio koinobori de tecido em casa. Quantidade limitada.

Nova história Almanaque Kokoro

Data: 12.10, terça-feira

Onde: on-line no site da Japan House São Paulo

Distribuição de Kit Koinobori*

Data: 12.10, terça-feira

Horário: a partir das 9hs

Classificação etária: Crianças de até 12 anos (1 kit por criança)

Presencial

Local: Avenida Paulista, 52, São Paulo, SP

Gratuito

  • Quantidade limitada

Ciclo de Mangá

Bate-papo on-line

Em celebração ao Dia das Crianças, a Japan House São Paulo traz para debate em seu tradicional “Ciclo de Mangá”, a HQ “Naruto”, fenômeno mundial que une crianças e adultos para acompanhar a jornada deste jovem ninja que luta para alcançar seus sonhos. Neste encontro, a equipe do Educativo da instituição propõe a leitura de algumas páginas do mangá, seguida por uma conversa sobre o que é possível conhecer da cultura japonesa a partir das histórias em quadrinhos.

Data: 16.10, sábado

Horário: 17h

Duração: 90 minutos

Ao vivo – Plataforma Zoom

Inédito

Classificação etária: livre

Link para participação: bit.ly/CicloManga

Não é necessária inscrição ou conhecimento prévio da obra

Gratuito

MASP

Dia das crianças no MASP Áudios

Playlist / On-line

O MASP lança, no Dia das Crianças, uma playlist com comentários de crianças sobre obras do acervo do museu. A ação ocorrerá no aplicativo “MASP Áudios”, lançado em 2019, e poderá ser acessada pesquisando por “Dia das crianças” no buscador do aplicativo.
Nesta playlist, algumas crianças fazem suas próprias leituras de obras de artistas como Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Pierre-Auguste Renoir, Vincent Van Gogh e Vicente do Rego Monteiro.
O aplicativo é gratuito e está disponível para download em: App Store e Google Play.

Data: já está disponível

Aplicativo: MASP Áudios

Duração: 13 minutos

Classificação etária: livre

Requisitos: É preciso baixar o aplicativo e, caso necessário, algum adulto para manusear a playlist.

Gratuito

Às terças, o MASP é gratuito (um oferecimento Qualicorp) das 10h às 20h, entrada até 19h. O agendamento online é obrigatório por este link.

Sesc Avenida Paulista
Como Toca – Com Elisa Gatti

Oficina livre de música para crianças

Elisa Gatti ensina mães, pais, tutores e crianças a tocar no violão músicas compostas por ela para as mais diferentes situações que envolvem o dia-a-dia das crianças e também canções infantis tradicionais. Além disso, comenta aspectos interessantes do funcionamento de instrumentos musicais e das músicas trabalhadas.

Data: lançamento aos sábados e dia 12.10, terça-feira

Duração: 7 minutos

Transmissão no canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube (youtube.com/sescavenidapaulista) e no Instagram (instagram.com/sescavpaulista/channel)

Classificação etária: livre

Não é necessária inscrição

Gratuito

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!