Espetáculo infanto-juvenil “O Sonho de Dumont-Menino” narra a infância de Santos Dumont e seu sonho de voar

Passarinho voa? Homem também. O desejo incansável do menino Santos Dumont de voar, de provar que o ser humano poderia criar suas próprias asas e ser mais leve que o ar foi o ponto de partida para a CIA – Centro de Investigação do Ademir, do ator e pesquisador Ademir Apparício, que estreia no próximo dia 19 de outubro o espetáculo solo online “O Sonho de Dumont-Menino ou De como o Homem se Tornou Mais Leve que o Ar”, em quatro sessões gratuitas com acessibilidade às 10h e 15h (veja serviço) em seu canal no YouTtube.

Para a criação da peça, Ademir utilizou seus anos de pesquisa como ator e mímico, além da longa experiência como contador de histórias, que culminaram em uma dramaturgia própria, com técnicas e elementos diversos, feita em parceria com a diretora do espetáculo, Juliana Calligaris. “É um espetáculo criado a quatro mãos e dois corações”, explica o ator. O processo foi longo e começou há cerca de quatro anos, quando Ademir e Juliana se juntaram para os primeiros ensaios, que aconteceram em Campinas-SP, quando Ademir estava na cidade para cursos de especialização e cidade-sede onde Juliana realiza seu trabalho de pesquisa e criação. “Desde pequeno eu me identificava com esta figura do menino inventor, então fui atrás de muitos livros e pesquisas e fiquei ainda mais encantado com a história de Santos Dumont, que era muito criativo e nunca desistiu dos seus sonhos”, declara Ademir.


Em cena, o espectador irá se surpreender com os elementos e referências escolhidos para contar esta história. Caixas de papelão que se transformam em balão e hangar, bonecos, objetos diversos, uma escada que vira Torre-Eiffel, mímica, tecidos circenses. E a trilha sonora, composta e gravada especialmente para o espetáculo, é um show à parte. Canções próprias criadas pelo ator e pela diretora, instrumentalizadas por músicos e depois levadas à cena, ajudam a compor a trajetória do personagem, como “O Sonho do Menino” (letra de Juliana Calligaris e melodia de Ademir Apparício), “O Navegante da Imaginação”, “O Inventor Coração” (ambas com letra e melodia de Juliana Calligaris) e até uma versão bem-humorada para “Under Pressure”, clássico gravado pela banda inglesa Queen.

A semana de estreia, de 19 a 22/10, foi escolhida por ser também comemorada a “Semana da Asa” ou Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado no dia 23 de outubro, que é o dia do primeiro voo do 14 Bis. A data marca o momento em que voou no Campo de Bagatelle, em Paris, o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios, criado e construído pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. As exibições do espetáculo acontecem às 10h e às 15h, com sessões acessíveis em libras e audiodescrição. Para a gravação da peça e estreia em formato online foram utilizadas diversas câmeras e recursos de edição, fazendo o espectador ter uma experiência única dentro da cena.

Este espetáculo foi criado e produzido com recursos do ProAC Expresso Lei Emergencial Aldir Blanc, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sinopse


“Nada vai me impedir de provar que o ser humano voa!”

A trajetória de Santos Dumont contada para crianças e jovens, desde a infância do menino-inventor e seu sonho de voar, passando pelos capítulos mais importantes da sua biografia e de suas criações, seus amores, dores, alegrias e afetos. O ator, mímico e contador de histórias Ademir Apparício apresenta um espetáculo inventivo com dramaturgia original, com objetos cênicos diversos, além de canções inéditas e elementos circenses. Um voo pelo mundo da infância, da leitura, da imaginação e da criação de Santos Dumont, grande gênio brasileiro.






“O Sonho de Dumont-Menino ou De como o Homem se Tornou Mais Leve que o Ar” – Espetáculo Online

Dias 19, 20, 21 e 22 de outubro

L – Sessão com Libras

AD – Sessão com Audiodescrição

Sessões às 10h (L), 10h (L e AD), 15h (L) e 15h (L e AD)

Pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/ademirappariciojunior

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!